quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A nova frente do Discogs

A boa gente do Discogs não para e abriu entretanto um novo portal, exclusivamente dedicado à missão de documentar todas as lojas de discos do planeta. "It's like Discogs, for Record Shops."

Aqui:

www.vinylhub.com

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

E como não duas sem três, aí vem também o regresso às aulas da ZDB

Calma, porém. É ainda apenas uma pequena parte do regresso que acaba agora de ser divulgada. Hipsters-roqueiros-alfacinhas, alegrai-vos, que vem aí o Ty Segall para o aniversário da ZDB -- o 20.º! --, que não vai acontecer na ZDB, mas sim noutro sítio conhecido igualmente por apenas três letrinhas, o Lux. Vai ser no dia 25 de outubro. As entradas custam 15 euros e já estão à venda. Antes do aniversário, a ZDB conta ainda apresentar, além outros nomes que não foram anunciados:
18 de setembro: Rashad Becker (ALE) + Ondness (PT)
20 de setembro: Lust for Youth (SUE) + Bispo (PT)


ATUALIZAÇÃO:
Avisa o Sérgio, e bem, que o aniversário da ZDB não se ficará pelo Ty Segall, nem se ficará por uma única noite. A festa será longa, portanto. Ainda bem.

Novidades para os lados do Maria Matos, também

Para quem não se distrai nos banhos ou outras coisas de verão, o mês de agosto traz sempre novidades interessantes a respeito do que há de aí vir quando as temperaturas já não forem assim tão altas, quando já toda a gente estiver regressada às suas vidas diárias. Há pouco era o Out.Fest, mas também há novidades do Maria Matos para a próxima temporada de concertos:

20 de setembro - peixe:avião + Filho da Mãe & Jibóia (serão filmes-concerto, com os peixe:avião a musicarem "Ménilmontant", filme de 1926, de Dimitri Kirsanoff, e a dupla de guitarras FdM & J com "In the Land of the Head Hunters", filme de 1914, de Edward S. Curtis, ambos os filmes da colheita deste ano do Festival de Curtas de Vila do Conde)

27 de setembro - Steve Gunn & Mike Cooper (reedição em palco da dupla criada no Out.Fest do ano passado, que gravou por cá "Cantos de Lisboa")

18 de outubro - 100 Ra (programa cósmico-especial de celebração do 45.º aniversário do Maria Matos, em tributo a Sun Ra, no ano do centenário do seu nascimento, em quatro frentes musicais diferentes: Bruno Pernadas e seu emsemble, Gala Drop e convidados, Mo Junkie e Nuno Rebelo em colaboração com o Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga)

1 de novembro - Simon James Phillips "Perto do Ar" (regresso do australiano ao Panteão Nacional, para a apresentação de obra inédita para instrumentos de sopro no aniversário do grande terramoto de 1755, dia de Todos os Santos)

Peter Evans e Fennesz juntam-se ao cartaz de luxo do Out.Fest

Já se sabia da presença da dupla Peter Brötzmann & Steve Noble, dos Magik Markers e dos The Ex. Sabe-se entretanto que também o Peter Evans Quintet e Christian Fennesz vão participar no Out.Fest, o festival de vanguarda do Barreiro, que este ano acontece entre 2 e 5 de outubro próximos. Também os bilhetes já se encontram à venda em bilheteiraonline.pt e locais associados. Mais informações em www.outfest.pt e www.facebook.com/outfestbarreiro.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

E Tim voltou para casa viajandão, dirigindo seu jipe e certo de que tinha salvado a alma da "Flips"


in "Noites Tropicais - solos, improvisos e memórias musicais", de Nelson Motta (Ed. Objetiva, 2000)

10 dias no jazz

Começa hoje a 31ª -- sim, a trigésima-primeira! -- edição do Jazz em Agosto, na Gulbenkian. Ao longo de 10 dias vai passar pelo anfiteatro ao ar livre uma autêntica caderneta de cromos indispensáveis ao jazz atual:


Sexta, 1 de Agosto, 21:30
James Blood Ulmer Memphis Blood Blues Band feat. Vernon Reid (EUA)
James Blood Ulmer (voz e guitarra elétrica), Vernon Reid (guitarra elétrica), Charles Burnham (violino), Leon Gruenbaum (teclados), David Barnes (harmónica), Mark Peterson (baixo elétrico), Aubrey Dayle (bateria)

Sábado, 2 de Agosto, 21:30
Evan Parker & Matthew Shipp (Reino Unido, EUA)
Evan Parker (saxofone tenor), Matthew Shipp (piano)

Domingo, 3 de Agosto, 21:30
Marc Ribot Ceramic Dog (EUA)
Marc Ribot (guitarra elétrica), Shahzad Ismaily (baixo elétrico, eletrónica), Ches Smith (bateria)

Segunda, 4 de Agosto, 21:30
Marc Ducret Real Thing #3 (França)
Fidel Fourneyron (trombone), Matthias Mahler (trombone), Alexis Persigan (trombone) Antonin Rayon (piano), Sylvain Lemêtre (vibrafone, marimba, percussões), Marc Ducret (guitarra elétrica)

Terça, 5 de Agosto, 21:30
Luís Lopes Lisbon Berlin Trio (Portugal, Alemanha)
Luís Lopes (guitarra eléctrica), Robert Landfermann (contrabaixo), Christian Lillinger (bateria)

Quarta, 6 de Agosto, 21:30
Franz Hautzinger Big Rain (Áustria, Japão, EUA)
Franz Hautzinger (trompete quartertone), Keiji Haino (guitarra elétrica, voz), Jamaaladeen Tacuma (baixo elétrico), Hamid Drake (bateria)

Quinta, 7 de Agosto, 21:30
Fred Frith / Joëlle Léandre / Hamid Drake (Reino Unido, França, EUA)
Fred Frith (guitarra elétrica), Joëlle Léandre (contrabaixo), Hamid Drake (bateria)

Sexta, 8 de Agosto, 21:30
MMM Quartet (França, Reino Unido, Suiça, EUA)
Joëlle Léandre (contrabaixo e voz), Fred Frith (guitarra elétrica), Urs Leimgruber (saxofone tenor e saxofone soprano), Alvin Curran (piano e eletrónica)

Sábado, 9 de Agosto 2014, 21:30
Massacre (Reino Unido, EUA)
Fred Frith (guitarra elétrica), Bill Laswell (baixo elétrico), Charles Hayward (bateria), Oz Fritz (processamento de som)

Domingo, 10 de Agosto, 21:30
L.U.M.E. – Lisbon Undreground Music Ensemble (Portugal)
Marco Barroso (composição, direção e piano), Manuel Luís Cochofel (flauta), Paulo Gaspar (clarinete), Jorge Reis (sax soprano), João Pedro Silva (sax alto), José Menezes (sax tenor), Elmano Coelho (sax barítono), Sérgio Charrinho/ Gonçalo Marques/ Pedro Monteiro (trompete), Luís Cunha/ Eduardo Lála/ Mário Vicente (trombone), Miguel Amado (contrabaixo e baixo elétrico), André Sousa Machado (bateria)


E, como é já habitual, vamos também ter filmes para ver (sempre no auditório 3 e com entrada livre):

Sábado, 2 de Agosto, 18:00
The Soul of a Man (2003)
Realização: Wim Wenders

Domingo, 3 de Agosto, 18:00
The Soul of a Man (2003)
Realização: Wim Wenders

Quarta, 6 de Agosto, 18:00
The Breath Courses Through Us (2014)
Realização: Alan Roth

Quinta, 7 de Agosto, 18:00
Dancing to a Different Drummer (1993-1994)
Realização: Julian Benedikt

Sexta, 8 de Agosto, 18:00
BasseContinue (2008)
Realização: Christine Baudillon

Sábado, 9 de Agosto, 18:00
Step Across the Border (1990)
Realização: Nicolas Humbert e Werner Penzel

Domingo, 10 de Agosto, 18:00
Terje Rypdal & The Chasers no Jazz em Agosto 1985
Realização: Oliveira Costa


Os bilhetes para os concertos do anfiteatro variam entre os 15 e os 20 euros, havendo ainda descontos para juniores e seniores. Há mais informações em www.musica.gulbenkian.pt/jazz. Entretanto, hoje temos já, então, os blues do James "Blood" Ulmer: