terça-feira, 30 de março de 2010

Tentando buscar o tempo perdido

Entre muito trabalho e muitas direcções para onde disparar ao mesmo tempo, escasseia cada vez mais o tempo para vir arejar a casa amarela. Algumas das novidades dos últimos dias, numa salada de produtos e temperos assim alinhavada:

1. Sai dia 17 de Maio o segundo álbum de Konono nº1, finalmente. Tem o título "Assume Crash Position", uma capa magnífica e edição, uma vez mais, da Crammed. Vai ter convidados como o guitarrista Manuaku Pepe Felly, dessa grande instituição do soukous congolês que se chamou Zaïko Langa Langa, e elementos dos Kasaï Allstars. Pouco antes da edição, a dia 8, os Konono tocam no All Tomorrow's Parties de Minehead curado por... Matt Groening.

2. Novidades ZDB: dia 21 de Abril, um dia antes dos concertos de Sonic Youth em Portugal, Lee Ranaldo vai à ZDB com Rafael Toral, encabeçando assim a noite dos Times New Viking, já agendada; dia 5 de Junho, Bonnie 'Prince' Billy vai voltar, agora com Cairo Gang (Emmett Kelly), num concerto organizado pela galeria na Sociedade Portuguesa de Geografia (ao lado do Coliseu dos Recreios) -- Will Oldham vai também ao Teatro Aveirense no dia seguinte; e, finalmente, como se não bastasse os Shellac tocarem sozinhos, também trazem consigo, antes de viajarem juntos para o Primavera Sound, os renascidos Mission of Burma!

3. O novo dos LCD Soundsystem chama-se "This Is Happening", sai na data do 30º aniversário da morte de Ian Curtis (18 de Maio), nos EUA, e um dia mais cedo, no Reino Unido. O primeiro single chama-se "Drunk Girls" e já pode ser escutado aqui, por exemplo.

4. Quatro novidades para o FMM Sines e todas do género feminino: a chinesa Sa Dingding (dia 30 de Julho, no castelo), a galega Guadi Galego (dia 26, no Centro de Artes), a aclamada israelita Yasmin Levy (dia 29, no castelo) e a espanhola Lole Montoya (dia 31, no castelo).

5. Os Leftfield também aproveitaram a vaga das reaparições, ou pelo menos um dos elementos que compôs o duo seminal da cena de dança inglesa, neste caso Neil Barnes. E ele vem cá sob aquela designação, ao Super Rock, que este ano se mudou para o Meco.

6. Lisa Germano e Philip Selway mudam-se da Aula Magna para o Pequeno Auditório do CCB. A data mantém-se (dia 6 de Abril), assim como tudo permanece na mesma em relação à data da Casa da Música, no Porto (dia 7).

7. Mete-se o Beck, os Liars e os Mutantes dentro de um estúdio e o que acontece? Põem-se a gravar INXS (ver aqui).

8. "Songs About Fucking Steve Albini". Belo título, bela capa (ver aqui). Só falta ouvir a música (pelo menos por aqui) neste regresso do terrorista Kid606.

9. A propósito do abate a tiro do MC Snake por elementos da Polícia de Segurança Pública, um tal de Alberto Gonçalves escreveu esta coisa no Diário de Notícias (aparentemente não satisfeito, ainda veio escrever isto na semana seguinte), a que meio mundo, naturalmente, teve de reagir. Mas a verdadeira resposta de chapelada veio do Rui Miguel Abreu (aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.