quarta-feira, 29 de junho de 2005

A nova compilação do Som da Frente

Image hosted by Photobucket.com

As memórias não se devem deixar trair pelos tempos que vivemos. É ou não é verdade que muitos de nós nos sentimo privilegiados por termos crescido com o "Som da Frente" a tocar nas nossas rádios? O António Sérgio e a Ana Cristina voltaram a compilar alguns dos temas que fizeram mossa a uma geração de ouvintes do "Som da Frente", para edição já na próxima segunda-feira, dia 4 de Julho, com selo EMI.
Quando no ano de 2001 comecei a coligir dados para a primeira compilação "Som da Frente" senti de imediato que os 11 anos em que o programa se manteve "No Ar", através na R.D.P. - Rádio Comercial entre 1982 e 1993, iriam obrigar-me a muita ginástica para lidar com essa enorme carga de actividade ininterrupta do meio musical.

Estava consciente de que o programa divulgara milhares de bandas, artistas e projectos musicais, uns mais marcantes que outros, o que naturalmente levantava constrangimentos à concepção de um acoplamento coerente e, ao mesmo tempo, aliciante para quem se sentisse motivado para tal reencontro.

Antevi, mas nunca na totalidade do pesadelo que se tornou, que o processo de licenciamento viria a sofrer incríveis dificuldades (muitas das quais redundaram em impossibilidade) na obtenção de determinados temas de certos artistas.

Resolvi planear uma compilação de material sonoro da emissão radiofónica que viajasse desde o seu início até ao aparecimento do 'compact-disc' em 1986, ganhando assim, uma data 'redonda' e um limite cómodo.

Confiei que, mediante resultados, tudo se viesse a completar com um resumo menos parcial de todo o tempo de vida do programa, pondo em saliência os muitos cambiantes, as novidades e os empurrões com que a música popular (e não só o rock) nos presenteou nesse período brilhante de invenção e performance.

Ao partir para este segundo e final passo na reposição da memória do "Som da Frente", pensei no reencontro com os que descobriram na Rádio portuguesa, um espaço que apenas tinha como objectivo ser um estandarte da "arte de ouvir".

Sabia que o concretizá-lo se tornou a companhia duma geração a quem se pedia avidez pelo conhecimento, uma atitude de diferença, uma agilidade igual ou superior à do próprio programa, para que a montra de sons se tornasse a "enriquecedora experiência sensorial" que povoa ainda o imaginário de muitos seus contemporâneos.

«O 'Som da Frente' propunha-se como projecto de divulgação e como espaço de inovação na medida em que procurava encontrar o ponto de viragem nas formas de abordar a música, tentando deslocá-las para fora do âmbito restrito do 'rodar de discos' descontextualizado. De onde quer que o mundo o observasse , o 'Som da Frente' observava o mundo.» (escreveu Ana Cristina Ferrão na nota de capa da edição anterior, e estas palavras espelham o projecto rádio subjacente a esses 11 anos de emissão)

Graças aos ouvintes, às músicas e aos músicos a quem sempre brindei com o protagonismo na inovação, na mudança e na alternativa, constato hoje que o sonho de muitas noites desses longos 11 anos de vida "no éter" se tornou realidade.

Uma realidade que é também memória e que dedico a quem fez mais do que todos nós pela música: "John Peel - Music Lover".

Como repeti noite após noite, pelo direito à diferença!

We love you!

António Sérgio, Janeiro 2005

CD1:

The The - Uncertain Smile
M/A/R/R/S - Pump Up the Volume
Mantronix - Who Is It?
Jesus Jones - Move Mountains
Stump - Charlton Heston
The dB's - Dynamite
Stan Ridgway - Peg and Pete and Me
Youssou N'Dour - Macoy
Les Négresses Vertes - C'est Pas La Mer à Boire
New Model Army - 51st State
American Music Club - Johnny Mathis's Feet
Cocteau Twins - Wax and Wane
Morrissey - My Love Life

CD2:

The Alarm - Where Were You Hiding When the Storm Broke?
Red Hot Chili Peppers - Jungle Man
Talking Heads - Burning Down the House
Romeo Void - Never say never
Devo - The Day My Baby Gave Me a Surprise
The Specials - Ghost Town
Fun Boy Three - Murder She Said
Boomtown Rats - A Hold of Me
Anne Clark - World Without Warning
Scritti Politti - The Sweetest Girl
Mazzy Star - Fade Into You
The Passions - I'm in Love With a German Film Star
The Sundays - Here's Where The Story Ends

PELO DIREITO À DIFERENÇA!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.