sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

"A música, mesmo em condições de mercado relativamente adversas, continua a ter um papel central na vida das pessoas e na escala dos seus gostos e interesses"

Vale a pena ler a nota do José Jorge Letria, lutador de sempre e atual presidente da SPA, a respeito do estudo "Creating Growth-Measuring Cultural and Creative Markets in the EU", que o Grupo Europeu de Sociedades de Autores (GESAC) entregou recentemente à Comissão Europeia.
Depois, com mais tempo e mais calma, sempre se pode ir à procura do próprio estudo (por exemplo, aqui.)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Os dez mais dos poucos concertos deste meu ano

Foram poucos perante a oferta colossal que houve no ano. Pelas mais diversas razões -- umas boas, outras não tão boas, uma delas absolutamente indesejável -- falhei a maior parte do FMM, falhei o Valada, falhei o Primavera, falhei um rol imenso de datas individuais. Ainda assim, dá para fazer um topezito com dez momentos que me encheram os ânimos. Um topezito de concertaços:

1. TEHO TEARDO & BLIXA BARGELD @ Maria Matos, 12 de março
2. TRILOK GURTU BAND @ Castelo de São Jorge, 19 de junho
3. SUN RA ASKESTRA @ B.Leza, 2 de junho
4. GISELA JOÃO @ Castelo de Sines (FMM), 25 de julho
5. NICK GARRIE @ Musicbox, 11 de dezembro
6. THURSTON MOORE @ ZDB, 30 de março
7. THE EX @ Clube dos Ferroviários (OUT.FEST), 4 de outubro
8. PERE UBU @ ZDB, 4 de dezembro
9. KIMMO POHJONEN @ Tivoli, 11 de novembro
10. BOMBINO @ Largo do Intendente, 26 de junho

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A cidade vai arder esta noite

Tanta coisa boa (e obrigatória) a que ir:

Os PERE UBU regressam a Lisboa, 14 anos depois. Vai ser na ZDB e a lotação, a menos que haja desistência de reservas, está esgotada.

Os DEAD COMBO dão um daqueles concertos que promete ser inesquecível, no Coliseu de Recreios. O palco vai estar montado na plateia, o público vai dispor-se ao redor. (Curiosamente, já os vi neste formato, mas num espaço várias centenas de vezes mais pequeno.)

O MUSICBOX celebra os sete anos e a festa vai ser de partir os quadris. Destaque total para a presença de Brian Shimkovitz -- o autor do blogue mais notável de sempre, o AWESOME TAPES FROM AFRICA --, mas também para os FUMAÇA PRETA. A festa do Musicbox continua ainda pelo fim de semana (ver mais aqui).