quarta-feira, 30 de julho de 2014

A Gisela (ou barulho, que se vai cantar o fado)

Circunstâncias pessoais pelas quais ninguém deseja passar impediram-me de desfrutar por inteiro de mais uma edição do FMM Sines. Tive, contudo, eu e mais alguns milhares de pessoas, o privilégio de assistir ao concerto da Gisela João. E não é todos os dias que vamos a um concerto de fado.

Não há quem duvide que o fado voltou à ribalta grande, aqui e lá fora. Por cá, deixou de ser apenas o pequeno orgulho sociocultural do betinho do CDS ou do marialva do Ribatejo para explodir em novas vozes, em novas casas e novos antros de fado vadio ou erudito para locais e turistas, em salas de espetáculo esgotadas, em espaço de fartura nos canais mediáticos para novos e velhos, pobres e ricos. Mas coloquemos um travão neste entusiasmo, porque a canção continua essencialmente a viver num museu, tanto mais depois de atingir o estatuto UNESCO de Património Imaterial da Humanidade. É um museu reconstruído, é certo, agora com janelas abertas para a rua, mas continua a ser museu.

Não tem faltado quem tente tirar o fado da redoma conservadora que o encerra em memórias, tempos e contextos sociais que a maioria dos portugueses deseja ver pelas costas, mas com que métodos e resultados? Confesso que, ainda que gostando, nunca me entusiasmei desmesuradamente com a Mísia; cheguei a insultar o Paulo Bragança num concerto em que os Calexico o convidaram ao palco; tenho pouco ou nada a dizer sobre quem maltrata a guitarra portuguesa, tratando-a como um adorno na música ligeira; quase vomito com algumas das experimentações eletrónicas no fado; gosto de Zambujo, mas já foge mais para a bossa nova do que para o fado. E, claro, tenho a maior das admirações por gente como o Carlos do Carmo, o Camané e seus irmãos, a Cristina Branco, a Ana Moura, etc., mas esses trabalham em maior ou menor medida, e muito bem, no fado do museu, e são outra cantiga.

É neste contexto que surge a Gisela João. O camarada António Pires andou durante tempos a chamar a malta para a ouvirmos cantar na Bela de Alfama. Não fui e arrependo-me de só agora a conhecer ao vivo, numa altura em que já conheço o seu álbum de estreia de trás para a frente. A Gisela é dona de uma voz incrível, uma das melhores desta nova geração, talvez mesmo a mais apaixonante. Mas há muito mais. O que a Gisela está a fazer pelo fado merece o agradecimento de todos nós que gostamos de música, de todos nós que temos esta relação tímida com a canção portuguesa. As biografias que o futuro lhe escreverá debruçar-se-ão, espero, sobre o meio em que cresceu – Barcelos, uma das três capitais nacionais do rock – enquanto mola determinante para a sua atitude em palco e fora dele. Talvez daí venha a Gisela iconoclasta, que entrou em cena de pernas ao léu, com um vestido branco, uma cor proibida por cartilha, para depois o trocar por um conjunto blusa-calção num chocante colorido de verão (estava demasiado vento para o vestido). Talvez daí venha a Gisela festiva e extrovertida, que contagiou toda a plateia do castelo na dança dos fados corridos e dos malhões. Talvez daí venha a Gisela com tudo de miúda e nada de diva, que improvisa momentos em palco, que não se deixa abalar e até disso tira partido quando um dos músicos se vê obrigado a abandonar por instantes o seu posto de trabalho.

Se quisermos, e ainda que através de métodos muito diferentes, a forma como a Gisela trabalha o fado é análoga à irreverência crítica e cheia de vida e de graça com que os Gaiteiros de Lisboa tratam as tradições rurais e o cante de trabalho, por exemplo. É dar vida à música no momento atual, não é ficar apenas a recriar o passado. É tratar a música por tu com o mesmo respeito que as gerações mais jovens tratam por tu os pais. Isto multiplica o entusiasmo gerado na relação entre músicos e público. Na passada sexta-feira, no Castelo de Sines, ouviu-se, dançou-se, cantou-se o fado, com toda a naturalidade, um fado que já não é apenas aquele que cabe ao museu, mas um que esteve bem vivo entre os que tiveram a sorte de partilhar este momento.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ai e tal e se te dissessem que só podes ver 10 dos não-sei-quantos concertos do FMM

Eu escolhia estes que se seguem, mas sabendo de antemão que, como sempre, as inúmeras surpresas (e uma ou outra desilusão) vão alterar quaisquer expectativas de partida:

Quem: SELMA UAMUSSE (Moçambique)
Quando: 20 (domingo), 21h30
Onde: Largo Marquês de Pombal (Porto Covo)
Quê: Já toda a gente conhece a Selma, quanto mais não seja das backing (ou até lead) vocals dos Wraygunn ou dos tributos a Nina Simone. Mas são poucos os que conhecem a Selma que está para vir, com um novo espetáculo em que abraça ainda mais África, que coloca ainda em maior evidência a sua grande referência vocal, Miriam Makeba (é favor não fazer confusão com o vídeo abaixo, de outro espetáculo diferente).




Quem: COLIN STETSON (EUA/Canadá)
Quando: 21 (segunda-feira), 22h00
Onde: Auditório do Centro de Artes de Sines
Quê: É o saxofonista que acompanha os Arcade Fire e o Bon Iver nas digressões. É um artista regular da Constellation (sim, a Constellation dos godspeed). Rabo na poltrona do auditório e mente a divagar pelas estrelas desenhadas por Stetson.




Quem: ÁFRICA NEGRA (São Tomé e Príncipe)
Quando: 23 (quarta-feira), 19h00
Onde: Castelo
Quê: Banda mítica de São Tomé, desde os anos 70. Estiveram parados ou intermitentes durante cerca de duas décadas e voltam agora com a sua rumba de influência congolesa, com jeitos de soukous que vai de certeza pôr toda a malta a levantar os pés do chão desde cedo.




Quem: IBRAHIM MAALOUF "ILLUSIONS" (Líbano/França)
Quando: 23 (quarta-feira), 21h45
Onde: Castelo
Quê: Jazz das arábias, por um dos jovens trompetistas mais reconhecidos no meio. Funciona sempre bem no castelo.




Quem: MULATU ASTATKE (Etiópia)
Quando: 24 (quinta-feira), 21h45
Onde: Castelo
Quê: Está dispensado de grandes apresentações, sendo talvez o nome mais sonante do FMM 2014, a par de Angélique Kidjo.




Quem: GISELA JOÃO (Portugal)
Quando: 25 (sexta-feira), 21h45
Onde: Castelo
Quê: Teremos fado no castelo, coisa quase rara. Mas é a Gisela João, a princesa da nossa música.




Quem: TIGRAN (Arménia/EUA)
Quando: 25 (sexta-feira), 23h15
Onde: Castelo
Quê: O pianista arménio Tigran Hamasyan foi uma das grandes revelações da edição do ano passado, quando se viu obrigado, em cima do momento, a apresentar-se a solo, depois de se saber que o seu parceiro de palco para aquela noite, o gigantesco Trilok Gurtu, tinha perdido a viagem para Portugal.




Quem: FATOUMATA DIAWARA & ROBERTO FONSECA (Mali/Cuba)
Quando: 26 (sábado), 21h45
Onde: Castelo
Quê: Há dois anos, em frente àquele mesmo palco, deixámos que os nossos corações, que já eram preenchidos por Rokia Traoré, tivessem também lugar para outra nova voz do Mali. Foi um dos melhores momentos daquela edição e pode bem voltar a ser, agora que traz consigo o pianista cubano Roberto Fonseca.




Quem: ANGÉLIQUE KIDJO (Benim)
Quando: 26 (sábado), 23h15
Onde: Castelo
Quê: Das maiores divas de África, fazia falta há algum tempo na galeria de visitantes do FMM. Vasco da Gama, trata-me desse charme de anfitrião, que vem aí uma senhora de respeito.




Quem: BALKAN BEAT BOX (Israel/EUA)
Quando: 26 (sábado), 00h45
Onde: Castelo
Quê: Talvez já não seja o momento ideal no tempo para vermos os Balkan Beat Box. Mas a festa é certa. Para mais, vão ter direito a uma das maiores instituições do FMM, o fogo de artifício.




A não perder ainda:

O pós-rock chinês dos JAMBINAI.
As cumbias, salsas e chichas retrabalhadas na mesa da eletrónica lúdica pelos MERIDIAN BROTHERS.
As percussões do iraniano MOHAMMAD REZA MORTAZAVI.
O rock mexicano dos ARREOLA+CARBALLO.
A esplendorosa Istambul dos ISTIKLAL TRIO.
E tanto mais...

quinta-feira, 3 de julho de 2014

O apocalipse como nunca o vimos até hoje

A notícia mais estranha e, ao mesmo tempo, mais excitante dos últimos tempos: Scott Walker está a gravar com os Sunn O))). Repita-se: Scott Walker, o bom velho tio Walker que despontou na música popular dos Walker Brothers para se tornar um dos maiores ícones da pop vanguardista das últimas décadas, está a gravar com os ritualistas do drone metal, os Sunn O))), sob os auspícios da 4AD. O álbum que daqui resultar sairá lá mais para o fim do ano. E, por enquanto, há isto: scott-o.com

E hoje é dia do quê? Do regresso dos Lemur!

Diz assim o press release: "rock furiosamente instrumental". E é também mais ou menos isso que está gravado na memória daquilo que foi o surgimento dos Lemur, na Lisboa de há cerca de dez anos, e da sua participação no panteão das bandas que prometiam rebentar com tudo e que, quando vamos a espreitar outra vez, já acabaram. Mas hoje é diferente. Os Lemur estão de volta para um concerto especial no Lounge, que ajudará a celebrar a edição da discografia completa em formato CD (edição a três, entre banda, a Associação Terapêutica do Ruído e a Miranada, dos Familea Miranda). A primeira parte vai ser dos Aye Aye e o resto da animação pela noite fora vai estar na discaria do Mário Valente e da Syma.



quarta-feira, 2 de julho de 2014

Tudo a postos para Sines: programa completo




------ ESPETÁCULOS ------

PORTO COVO

18 DE JULHO (SEXTA)
17h30: JAIPUR MAHARAJA BRASS BAND (Rajastão – Índia) @ Ruas de Porto Covo
19h00: CUSTÓDIO CASTELO & SHINA (Portugal / França) @ Largo Mq. de Pombal
21h45: KRISMENN / ALEM (Bretanha – França) @ Largo Mq. de Pombal
23h15: BACHU KHAN (Rajastão – Índia) @ Largo Mq. de Pombal

19 DE JULHO (SÁBADO)
18h00: JAIPUR MAHARAJA BRASS BAND (Rajastão – Índia) @ Ruas de Porto Covo
19h00: ISTIKLAL TRIO (Israel) @ Largo Mq. de Pombal
21h45: KAYHAN KALHOR & ERDAL ERZINCAN (Irão / Turquia) @ Largo Mq. de Pombal
23h15: TETA (Madagáscar) @ Largo Mq. de Pombal

20 DE JULHO (DOMINGO)
20h00: KAROLINA CICHA & BART PALYGA (Polónia – Podláquia) @ Largo Mq. de Pombal
21h30: SELMA UAMUSSE (Moçambique) @ Largo Mq. de Pombal
23h00: CIMARRÓN (Colômbia) @ Largo Mq. de Pombal

SINES

21 DE JULHO (SEGUNDA)
19h00: AI! (Portugal) @ Pátio das Artes
20h00: ASTRAKAN PROJECT (Bretanha – França) @ Pátio das Artes
22h00: COLIN STETSON (EUA / Canadá) @ Centro de Artes – Auditório *
23h30: MUDIYETT (Índia) @ Av. Praia

22 DE JULHO (TERÇA)
19h00: ZÉ PERDIGÃO "SONS IBÉRICOS" (Portugal) @ Castelo
22h00: OLIVER MTUKUDZI & THE BLACK SPIRITS (Zimbabué) @ Castelo *
23h30: LA YEGROS (Argentina) @ Castelo *
01h00: DEBADEMBA (Burkina Faso / Mali) @ Castelo *

23 DE JULHO (QUARTA)
19h00: ÁFRICA NEGRA (S. Tomé e Príncipe) @ Castelo
20h15: AJINAI (China) @ Av. Praia
21h45: IBRAHIM MAALOUF "ILLUSIONS" (Líbano / França) @ Castelo *
23h15: JAMBINAI (Coreia do Sul) @ Castelo *
00h45: MÉLISSA LAVEAUX (Canadá / Haiti) @ Castelo *
02h30: JUNGLE BY NIGHT (Holanda) @ Av. Praia

24 DE JULHO (QUINTA)
19h00: GALANDUM GALUNDAINA (Portugal) @ Castelo
20h15: ARREOLA+CARBALLO (México) @ Av. Praia
21h45: MULATU ASTATKE (Etiópia) @ Castelo *
23h15: NÁSTIO MOSQUITO (Angola) @ Castelo *
00h45: MAMAR KASSEY (Níger) @ Castelo *
02h30: MERIDIAN BROTHERS (Colômbia) @ Av. Praia
04h00: NILADRI KUMAR (Índia) @ Av. Praia

25 DE JULHO (SEXTA)
19h00: JÚLIO PEREIRA (Portugal) @ Castelo
20h15: MOHAMMAD REZA MORTAZAVI (Irão) @ Av. Praia
21h45: GISELA JOÃO (Portugal) @ Castelo *
23h15: TIGRAN (Arménia / EUA) @ Castelo *
00h45: ANTHONY JOSEPH (Trinidad) @ Castelo *
02h30: MÓ KALAMITY & THE WIZARDS (Cabo Verde / França) @ Av. Praia
04h15: SHAZALAKAZOO (Sérvia) @ Av. Praia

26 DE JULHO (SÁBADO)
19h00: THE SOAKED LAMB (Portugal) @ Castelo
20h15: SMADJ "FUCK THE DJ" (Tunísia / França / Marrocos / África do Sul) @ Av. Praia
21h45: FATOUMATA DIAWARA & ROBERTO FONSECA (Mali / Cuba) @ Castelo *
23h15: ANGÉLIQUE KIDJO (Benim) @ Castelo *
00h45: BALKAN BEAT BOX (Israel / EUA) @ Castelo *
02h45: JAGWA MUSIC (Tanzânia) @ Av. Praia
04h15: ACID ARAB (França / Mundo Árabe) @ Av. Praia

(*) Concertos com bilhete


------ ANIMAÇÃO DE RUA ------

CORO DA ACHADA - 19 de julho, 17h00 @ Largo do Marquês de Pombal (Porto Covo)
YEMADAS - 24 e 25 de julho, 18h00 @ Av. Praia


------ ESCOLA DAS ARTES DO ALENTEJO LITORAL @ FMM SINES ------

ORQUESTRA LOCOMOTIVA - 18 de julho, 20h15 @ Largo do Marquês de Pombal (Porto Covo)
PREC e THE NEXT UNEMPLOYED GENERATION - 18 de julho, 1h30 @ Bar Alma Luza (Sines)
ORQUESTRA DE CORDAS e MARIMBUS - 19 de julho, 20h15 @ Largo do Marquês de Pombal (Porto Covo)
ENSEMBLE ALLJAZZ - 19 de julho, 1h30 @ Bar Alma Luza (Sines)
TRIBUTO A PINK FLOYD - 19 de julho, 1h30 @ Bar Alma Luza (Sines)
ENSEMBLE DAS DESCOBERTAS e ENSEMBLE DAMIÃO DE ODEMIRA - 22 de julho, 17h00 @ Pátio das Artes
ORQUESTRA DE GUITARRAS (COMBOIO ASCENDENTE) e ORQUESTRA DE VIOLONCELOS - 23 de julho, 17h00 @ Pátio das Artes
ORQUESTRA DE SOPROS & SKALABÁ TUKA - 24 de julho @ Av. Praia


------ EXPOSIÇÃO ------

"DE PROPÓSITO - MARIA KEIL, OBRA ARTÍSTICA" - 11 de julho a 26 de outubro, 14h00 às 20h00 @ Centro de Artes & CCEN


------ CONVERSA UNIPOP ------

ROMA FORESTIERA / ALESSANDRO PORTELLI - 18 de julho, 15h00 @ Junta de Freguesia de Porto Covo


------ CRIANÇAS ------

ATELIÊS INFANTIS COM MÚSICOS DO FMM - 21 a 26 de julho, 11h00 @ Centro de Artes de Sines
21: CIMARRÓN
22: ASTRAKAN PROJECT
23: AJINAI
24: ARREOLA+CARBALLO
25: GALANDUM GALUNDAINA
26: SMADJ

CANTO DE COLO - 21 de julho, 10h00 @ Centro de Artes - Auditório

ESPETÁCULO "HISTÓRIAS MAGNÉTICAS" - 21 de julho, 15h40 @ Centro de Artes - Auditório


------ CONVERSAS COM OS MÚSICOS ------

23, 25 e 26 de julho @ Escola das Artes
23: MULATU ASTATKE (17h30)
25: TIGRAN (16h30)
26: MOHAMMAD REZA MORTAZAVI (16h30)


------ CINEMA DOC ------

23 a 26 de julho, 15h30 @ Centro de Artes - Auditório
23: TIMNADINE SONGS (Caitlin M. Roger) + KORA (José Correia Carvalho)
24: HEREROS ANGOLA (Sérgio Guerra)
25: DONA TUTUTA (João Alves da Veiga)
26: SOUNDBREAKER (Kimmo Koskela)


------ CONVERSAS COM ESCRITORES ------

AFONSO CRUZ - 24 de julho, 17h00 @ Centro de Artes - Foyer
ALEXANDRA LUCAS COELHO - 26 de julho, 17h00 @ Centro de Artes - Foyer


------ CONTOS DE TANTOS MUNDOS ------

ANA SOFIA PAIVA - 20 de julho, 17h30 @ Largo do Marquês de Pombal - Porto Covo
ANTONELLA GILARDI - 22 de julho, 18h00 @ Centro de Artes
BRU JUNÇA - 23 de julho, 18h00 @ Centro de Artes
ANTÓNIO FONTINHA - 24 de julho, 18h00 @ Capela da Misericórdia
PATRÍCIA AMARAL (TIXA) - 25 de julho, 18h00 @ Capela da Misericórdia


------ OUTRAS ATIVIDADES ------

FEIRA DO LIVRO E DO DISCO - 21 a 26 de julho, 17h00-02h00 @ Capela da Misericórdia
HOMEM DO SACO (ATELIÊ DE IMPRESSÃO) - 23 a 26 de julho, 16h00-20h00 @ Centro de Artes - Casa Preta
AULA DE BIODANZA - 26 de julho, 17h00 @ Praia Vasco da Gama



Preços dos bilhetes:
Castelo/noite (bilhete diário) - 10 euros
Castelo/noite (passe 5 dias) - 40 euros
Centro de Artes - 5 euros

Mais informações: fmm.com.pt