sexta-feira, 30 de agosto de 2013

10 anos, 10 concertos

São 10 anos de muitos concertos, estes últimos. Entre perto de dois milhares de espetáculos, eis dez favoritos:

10. AMADOU & MARIAM @ Grande Auditório da Gulbenkian
18 de novembro de 2012
"Se podes ouvir, escuta. Se podes escutar, repara. A citação de Saramago ao "Livro dos Conselhos" não é bem esta, mas assim ajusta-se bem a "Eclipse", o espetáculo que o casal Amadou & Mariam trouxe ontem ao Grande Auditório da Gulbenkian. Um espetáculo que prometia uma experiência multissensorial única, vedado que estava o sentido da visão de se distrair (a sala foi mergulhada durante quase todo o concerto na completa escuridão), deixando livres a audição para a música e os sons ambientes da história subjacente, o olfato para os odores de África e a perceção da temperatura que foi oscilando ao longo do concerto. (...) sentimo-nos felizes por nos terem deixado experimentar o bom que é reparar no que escutamos."


9. SWANS @ Aula Magna
9 de abril de 2011
"Quantas bandas viram vocês que, regressadas ao ativo, gravam um disco tremendo como "My Father Will Guide Me Up a Rope to the Sky", dão concertos tão intensos como o de ontem, onde tocam versões demolidoras de temas antigos, com a segurança perfeita de um relógio suíço, e ainda... surpreendem com dois temas inéditos?"




8. CORDEL DO FOGO ENCANTADO @ Teatro Viriato
15 de junho de 2007
"(...) Se os Mão Morta não tivessem nascido em Braga, mas sim em Pernambuco, na pequena cidade de Arco Verde, talvez tivessem sido como o Cordel. E se Adolfo Lúxuria Canibal não crescesse a ler Lautréamont ou outros autores malditos e tivesse os poemas de cordel do interior brasileiro na mesinha de cabeceira, talvez tivesse sido Lirinha, figura epicêntrica deste abalo de terras que dá pelo nome de Cordel do Fogo Encantado. Foi melhor que em Sines? Foi sim, embora não consiga sequer explicar como é que isso ainda pôde ser possível."


7. DIRTY THREE @ Lux
2 de junho de 2007
"(...) é sobre o violino de Warren Ellis que acaba por recair, na maior parte das vezes, a atenção. Ele não fez um pacto com o diabo. Ele é mesmo o diabo. Não que seja o mais virtuoso dos violinistas. (...) Ellis é o 'fiddler' que anima uma tasca barulhenta algures no meio do deserto australiano, acompanhado de bouzukis num numa aldeia grega, musicando lendas de lobos algures na Europa de Leste. E ainda tem a lata de tirar feedbacks do instrumento. O concerto desta noite conseguiu ser, por diversos momentos, e não se tenha pejo em usar a palavra quando ela deve ser efectivamente usada, epifânico. Foi a celebração plena daquilo que a música consegue por vezes produzir ao vivo: um rapto violento da consciência do ouvinte (e tão bem que sabe fechar os olhos e facilitar essa captura) para uma terra de ninguém, onde se experimentam sensações que só algumas drogas poderão produzir."




6. CONGOTRONICS VS. ROCKERS @ FMM Sines (Castelo)
23 de julho de 2011
"Intenso, esgotante. Talvez o melhor concerto que alguma vez o FMM acolheu."




5. KONONO n.º 1 @ Museu de História Natural
4 de julho de 2009
"Totalmente poderosos. A 'orquestra folclórica toda poderosa Konono nº1 de Mingiedi' voltou a mostrar por cá por que é cada vez mais famosa, por que é que o Congo está de volta ao mapa da música reconhecida pelo Ocidente, depois do soukous e kwassa kwassa dos anos 80. (...) Dança-se -- mesmo o pé de chumbo mais empedernido -- como se não houvesse amanhã."




4. DAMO SUZUKI NETWORK @ ZDB
19 de julho de 2004
"(...) A 'comunicação' tinha acontecido e, ao fim da noite, entendia-se melhor o que Damo antes explicava acerca da sua forma de ver a música. Afinal, não se tratava de meros símbolos, de meras teorias de 'proggie'. Era mesmo a música a assumir o seu mais ancestral desígnio, amplamente disseminado pelas civilizações desde a idade da pedra. Magnífica comunhão de espaço e tempo."


3. TOM ZÉ @ FMM Sines (Castelo)
30 de julho de 2004
"(...) Por vezes rimos, por vezes chorámos, por vezes dançámos, por vezes saltámos e a toda a hora fomos levados por um moleque safado de 67 anos. Não há palavras suficientemente justas para Tom Zé, para as suas palavras, para as suas músicas, para a sua banda."


2. AKRON/FAMILY @ MusicBox
22 de abril de 2007
"(...) como não haveremos nós de reagir perante tipos simples e humildes que tocam bem e suam em palco (conseguido com que a plateia os acompanhe nessa missão), enquanto esticam os limites da imaginação melómana ao jogarem os Can e os Faust com a free folk marada norte-americana, as polifonias do gospel com as polifonias das guitarras?"


1. NEIL YOUNG @ Alive
12 de julho de 2008
"(...) Não é uma banda nova que promete vir a revolucionar a música e que provavelmente estará esquecida daqui a poucos anos. E também não é (só) uma lenda que está ali em palco. É, genuinamente, um músico vivo e transbordante de energia que, à frente da sua banda, mostra, quase como se fosse a primeira vez que o fizesse, uma pequena parte de um reportório tão rico que devia ser património mundial da UNESCO."

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cancelados: David Byrne e St. Vincent

"[David Byrne e St. Vincent] gostariam muito de tocar em Portugal e lamentam que as dificuldades económicas locais tenham tornado insustentável para os promotores a realização dos espetáculos." É assim que a Pic Nic, a promotora que ficámos a conhecer na organização do Primavera Sound do Porto, cita os autores do espetáculo que iria subir aos palcos do Coliseu dos Recreios e do Porto, a 3 e 4 de setembro, respetivamente. Iria e já não vai.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Body/Head de Kim Gordon também em Lisboa

aqui se havia falado da vinda do novo projeto que reúne Kim Gordon e Bill Nace ao Amplifest. Sabe-se agora que vai também haver concerto na ZDB, a 22 de outubro, dois dias depois do Porto.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Duas notas sobre fado

Primeiro, uma nota pessoal sobre a Gisela João. Desde há uns dois ou três anos que o camarada António Pires vem tecendo os mais rasgados elogios à revelação da Bela de Alfama. Lamentavel e vergonhosamente, faltei à oportunidade de o testemunhar na altura e ao longo de todo este tempo. Veio entretanto a febre Gisela João nas redes sociais, muito até por culpa de pessoas que não ouvem regularmente a canção de Lisboa. Por estas bandas, agora se tenta justificar a falta com um mais vale tarde do que nunca. Passado um dia a ouvir o álbum homónimo de estreia, a conclusão não podia ser outra: esta voz é enorme. É do fado mais extraordinário que ouvi nos últimos anos.



Segundo, o Povo prepara-se para editar o 12º registo da coleção "Discos do Povo". Fala-se aqui de uma coleção de discos que resulta das residências artísticas promovidas pelo bar do Cais do Sodré, com a duração de seis semanas, onde novas vozes do fado desenvolvem reportório original para apresentar ao vivo naquele espaço, enquanto contactam com artistas de variadas áreas. Desde 2011, passaram por ali e saíram em "Disco do Povo": Inês Pereira, Cláudia Duarte, Sérgio da Silva, Elisabete da Veiga, Bruno da Fonseca, Sara Coito, Jorge Baptista da Silva, Fernanda Paulo, Ana Roque e Gustavo. Sai então agora o 12º, com a voz de Nádia Leirião. Escuta-se abaixo:

180 traz realizadores de telediscos a Guimarães

Em setembro, na semana de 16 a 22, o canal 180 vai juntar realizadores de telediscos em Guimarães para uma oficina sobre este processo criativo. Na primeira edição do Creative Camp, realizadores como o japonês Hiro Murai (Frank Ocean, Earl Sweatshirt, St. Vincent, The Shins, David Guetta), a dupla inglesa Becky&Joe (Tame Impala, Unknown Mortal Orchestra) ou o chileno Joaquín Mora, entre outros, vão encontrar-se com estudantes e profissionais ligados à comunicação e com o público em geral, para juntos explorarem e experimentarem as novas linguagens do teledisco.

As bandas e artistas portugueses podem também sair a ganhar daqui, pois o 180 promove um concurso que resultará na realização de dois telediscos. As bandas que estejam interessadas em participar terão de enviar a canção a ser trabalhada em vídeo via canal180.wetransfer.com ou para o endereço canal180@ostv.pt até às 24h de dia 2 de setembro. A equipa do 180 escolherá depois os dois temas que resultarão em telediscos.

"Feels Like We Only Go Backwards", dos Tame Impala, realizado pela dupla Becky&Joe:

10 anos, algumas mudanças de visual

Em 10 anos, esta casa amarela conheceu algumas remodelações visuais. Eis alguns dos diversos aspetos que tomou, via wayback machine:

Abril de 2004



Novembro de 2004



Julho de 2006



Junho de 2007

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O contrato dos Nirvana com a Sub Pop

Na semana passada, a Sub Pop publicou no seu tumblr uma cópia da primeira página do contrato assinado com os Nirvana, no final dos anos 80. A 15 de junho de 1989, era posto à venda "Bleach", o primeiro álbum. Para o seguinte, a banda daria o salto para a Geffen, por onde sairia "Nevermind".
Ressalta à vista neste contrato o adiamento à banda relativo ao primeiro ano, na ordem dos... 600 dólares. Não foi esse precisamente o custo de gravação de "Bleach", conforme aparece na contracapa (ou no interior)?

Reviver o passado em Arcos de Valdevez

Um tipo tenta esquecer-se do festival de Arcos de Valdevez de há 13 anos. Não por ter ido, mas precisamente porque não foi e não testemunhou aquele que terá sido, a avaliar pelos relatos de então, o mais selvagem de todos os festivais de rock realizados neste retângulozito à beira mar. Um tipo passa por estas coisas com inveja mesquinha dos outros, os que foram. Um tipo já não ouvia falar disto há algum tempo e estava quase, quase, quase a esquecer.

Mas eis que alguém relembra a história. A Blitz, a revista, faz um especial com as melhores histórias de festivais (edição de agosto). O Blitz, o site, publica um excerto do mesmo, precisamente sobre o tal dos Arcos de Valdevez. É ler aqui, para conhecer ou para voltar a lembrar.

domingo, 25 de agosto de 2013

10 anos

10 anos passaram desde que esta casa amarela abriu. Foi a 25 de agosto de 2003 que surgiu a primeira postagem, fruto da motivação forte em continuar a partilhar o gosto pela música, de "encher este espaço de assuntos, ideias, questões, desabafos, etc.". Em 10 anos, as motivações foram também mudando ao sabor do tempo disponível para ir arejando e renovando a casa, ao sabor das descobertas que norteiam os interesses deste que aqui escreve desde então. Até uma pessoa muda muito ao longo de 10 anos (e, ao contrário do que era prometido ao início, este caixote de sabonetes acabou por ser apenas pisado por uma única pessoa). O motivo principal continua, porém, por isso, e como vos ensinaram desde muito cedo, a seguir ao 10 virá o 11, o 12 e por aí adiante. Eu juro.

(Esperem postagens alusivas a estes 10 anos ao longo dos próximos tempos. Ah, e não se faz 10 anos do que quer que seja sem que haja festa, pelo que anotem: dia 21 de setembro, festa de 10º aniversário no Lounge, numa noite de discaria escolhida a meias com o Mário Valente.)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Uma corrente de versões

Há um projeto na web dedicado às versões de canções, as covers: www.coversproject.com. Até aqui, nada de novo. Há seguramente um número incontável de sítios assim. Mas as gentes que estão por trás deste projeto deram um passo à frente nesta brincadeira enciclopédica e começaram a fazer correntes de covers. A ideia é simples: o artista X é autor de um tema do qual o artista Y fez uma cover e o artista Z, por sua vez, fez uma cover de outro tema do artista Y, e por aí adiante. É o caso desta corrente, que o projeto anuncia como tendo sido a mais longa até agora conseguida. Começa no Roy Orbison, passa para os Creedence Clearwater Revival, depois para os Social Distortion, para os Green Day, Weezer, Ash, Coldplay, Willie Nelson, Pet Shop Boys, Robbie Williams... enfim, isto continua e continua e continua. Parece um jogo como os que se fazia no velhinho Forum Sons.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bombino em Porreiras. SIM, EM PORREIRAS.

Bombino esteve em Paredes de Coura para participar no festival. Num evento paralelo, participou ainda numa sessão semi-acústica em Porreiras, freguesia do concelho de Paredes de Coura. Esta é uma amostra:

Da Dolly a Lennon

Nunca esqueçamos que estamos em plena silly season. Um dentista do Canadá, que em 2011 obteve um molar de John Lennon através de um leilão, está a sequenciar o DNA do músico para... o clonar. "To say I had a small part in bringing back one of rock's greatest stars would be mind-blowing."
(A notícia no Guardian.)

Festivais e números

O Blitz publica hoje alguns números a respeito das entradas nos seis festivais de rock mais mediáticos, citando as respetivas organizações como fontes. Filtrando o que interessa, dá mais ou menos isto:



Como se vê, Alive e Sudoeste (produtora contra produtora, operadora contra operadora) disputam o topo das afluências. O Alive manteve-se, o Sudoeste subiu e ultrapassou o primeiro. Mas uma outra maneira, talvez mais justa, de comparar afluências, é encontrar as médias diárias para cada um dos festivais (nota: sem contar com os dias de receção ou os últimos dias de descompressão como o domingo do Primavera Sound):



Posições à parte, o que mais salta à vista são mesmo os grandes números. Quem diria, há 10 ou 20 anos atrás, que havia possibilidade de se ter estes públicos em festivais realizados em Portugal, tanto mais aos preços que são geralmente praticados (ainda que estes números incluam os convidados)?

Uma espreitadela ao que poderá vir a ser o espetáculo de David Byrne e St. Vincent

Faltam poucos dias para os concertos que vão juntar David Byrne e St. Vincent no Coliseu dos Recreios (3 de setembro) e no Coliseu do Porto (dia seguinte). Por via da NPR, podemos entretanto ver e ouvir parte do que poderão vir a ser estes espetáculos. É a gravação de um concerto em North Bethesda, no Maryland, a 9 de janeiro deste ano. Há temas de "Love this Giant", que os dois editaram no ano passado, mas também são visitados os reportórios de cada um.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Até parece uma espécie de "ERP Remember Alternativo" (mas nada contra, ok?)

O próximo outono vai trazer imensos concertos, para todos os gostos e feitios. É assim todos os anos e ainda bem que assim é. Mas não deixa de ser curiosa e até um pouco fora de comum a frequência de nomes com alguma idade, que estiveram no topo especialmente nos anos 80 e 90, naquilo que se chamava a cena independente, e que pouco mais fizeram desde então (antes que venha daí o ódio, há aqui exceções claras à generalização desta constatação, a começar pelos Fall, claro):

7 de setembro: DIVINE COMEDY @ Guimarães, CCVF
10 de outubro: MARK KOZELEK @ Torres Novas, Teatro Virgínia
11 de outubro: MARK KOZELEK (e JP Simões) @ Aveiro, Teatro Aveirense
12 de outubro: MARK KOZELEK (e JP Simões) @ Torres Vedras, Teatro Cine
12 de outubro: THE FALL @ Barreiro, Ferroviários (por ocasião do Out.Fest)
31 de outubro: ATARI TEENAGE RIOT @ Porto, Hard Club
2 de novembro: TINDERSTICKS @ Lisboa, Coliseu dos Recreios
7 de novembro: LLOYD COLE @ Lisboa, São Jorge (por ocasião do Misty Fest)
7 de novembro: SUEDE @ Lisboa, Coliseu dos Recreios
8 de novembro: SUEDE @ Porto, Coliseu
9 de novembro: PIXIES @ Lisboa, Coliseu dos Recreios
14 de novembro: IAN McCULLOCH @ Porto, Casa da Música (por ocasião do Misty Fest)
15 de novembro: IAN McCULLOCH @ Lisboa, CCB (idem)
17 de novembro: SPAIN @ Lisboa, São Jorge (idem)
17 de novembro: SPAIN @ Porto, Casa da Música (idem)
27 de novembro: JARBOE @ Lisboa, ZDB
6 de dezembro: YOUNG GODS @ Lisboa, Sala T** ao Vivo
7 de dezembro: YOUNG GODS @ Porto, Hard Club

(Mas, como se apregoa logo ao nível do título, nada contra isto, ok? Como sempre, o que faz falta é animar a malta!)

Novo da M.I.A.

"Matangi", o quarto álbum de M.I.A., sai no início de novembro. Já eram conhecidos alguns dos temas -- "Only 1 U." (ouvir aqui), "Bad Girls" (aqui) e "Bring the Noize" (aqui), e chega entretanto mais um, "UNBREAK my Mixtape", que gentilmente surripia os Blur em "Tender":

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Já se pode escutar Body/Head, a nova aventura da Kim Gordon

Body/Head, o novo projeto de Kim Gordon, a meias com Bill Nace, vai em breve estrear álbum, "Coming Apart". Vai também estar ao vivo no Amplifest, no Porto, em outubro, como se deu conta aqui. Enquanto não acontece uma ou outra coisa, podemos desde já escutar um primeiro avanço do desse álbum, intitulado "Actress":

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Petrus Castrus ao vivo?

Sempre que se fala em rock sinfónico português, o nome dos Petrus Castrus vem à baila. Fundados em 1971 pelos irmãos Pedro Castro (ex-Chinchilas) e José Castro, editaram dois álbuns, o seminal "Mestre", de 1973, com poemas de Bocage, Alexandre O'Neill, Ary dos Santos, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Anderson, e "Ascenção e Queda", em 1978. Por lá passou também Júlio Pereira, na primeira formação, Very Nice (Fernando Girão) e Lena d'Água, estes últimos como colaboradores na gravação do segundo álbum.

Que se saiba, não houve grande atividade para os Petrus Castrus enquanto banda desde a década de 70. A surpresa vem agora por via de um evento colocado recentemente no facebook: os Petrus Castrus vão dar um concerto na próxima quinta-feira, dia 22, no Café Império. Quem quiser participar deve consultar a página do evento, aqui.

O magnífico Stop

A reportagem é da SIC-Notícias já tem algum tempo, mas passou há poucos dias em repetição e vale a pena ser vista a qualquer altura. É isto o Centro Comercial Stop, no Porto, cujas lojas servem desde há alguns anos de salas de ensaio (e até de concertos) para dezenas de bandas.

No Age, Batida e o patrão da Soundway no Musicbox

Vai acontecer mais uma edição, a sétima, do J. Urban Routes do Musicbox. Entre 16 e 26 de outubro, a sala do Cais do Sodré vai receber, entre outros, os No Age, os Batida, James Ferraro e Miles Cleret, o dono da editora Soundway, para uma sessão de DJing. Cartaz:

Dia 18
DARKSTAR
JAMES FERRARO

Dia 19
ROMARE

Dia 25
NO AGE
IF LUCY FELL

Dia 26
CHANCHA VIA CIRCUITO
BATIDA
MILES CLERET (DJ)

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Que idade têm os teus ouvidos?

Como tantas outras partes do corpo humano, também os ouvidos envelhecem com o passar dos anos. É também do senso comum que, para a malta que não perde o gosto pela música, o problema se torne ainda mais grave. É uma injustiça quando pensamos que aqueles que mantém ativos no desporto, por exemplo, conseguem que órgãos como o coração ou os pulmões permaneçam jovens. Nós, que somos constantemente bombardeados pelos PAs dos concertos ou pelos auscultadores dos leitores portáteis, não temos tal sorte. Os nossos ouvidos envelhecem. E é na amplitude de frequências audíveis que mais notando a perda, tanto nas frequências graves, como nas agudas.

O teste presente neste youtube ajuda a perceber o quão os nossos ouvidos envelheceram, pelo menos no que diz respeito às frequências agudas. Este que vos escreve, por exemplo, já não consegue sequer distinguir a uma onda de 15 Khz (embora, na verdade, esteja na altura de fazer a rotineira lavagem de ouvidos, para que as frequências mais altas possam aqui chegar).

Precauções a ter na realização do teste:

1. Usem auscultadores e comecem com volume baixo.
2. Se não ouvirem uma das frequências propostas, voltem atrás e aumentem ligeiramente o volume.
3. Repitam o passo 2 até conseguirem ouvir. Se não o conseguirem de todo, escusam de prosseguir. O teste terminou.



Para levarem este teste um pouco mais longe -- e lembrem-se que estes são testes simples que não substituem aqueles para os quais vos poderá encaminhar um otorrinolaringologista (ena, em quase 10 anos deste tasco amarelo, é a primeira vez que esta tão bela palavra aqui surge) -- podem tentar um sintetizador online, para perceberem qual é a frequência derradeira que os vossos ouvidos podem captar. Experimentem este, por exemplo, que ainda ajuda a perceber a frequência a que toca o vosso tinnitus (aquele zumbido que volta e meia vos passa pelos ouvidos).

Os utilizadores de android ainda encontram uma aplicação gratuita e interessante aqui, que testa também o limite inferior da tal amplitude de frequências, ou seja, a frequência grave a partir da qual o vosso ouvido capta algum som.

A nova da Kim Deal

A senhora dona Deal deixou os Pixies, andou a fazer concertos de regresso das Breeders e ainda tem tido tempo para fazer coisas novas, em nome próprio. "Are You Mine?" é a última delas. Até os bonecos de porcelana se apaixonam:

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Chegaram a Portugal os limites das 10 horas/mês para a versão livre do Spotify

Quem está habituado a usar a versão livre do Spotify estará por estes momentos a chegar à constatação de que existe um limite de 10 horas de música por mês.
Em bom rigor, trata-se de limites parciais de duas horas e meia por semana (o tempo que não é gasto numa semana passa para a seguinte) e não é propriamente um limite que tenha sido implementado agora. O que acontece é que começa a vigorar a partir do momento em que decorrem seis meses desde a inscrição no serviço. Como a maior parte de nós, portugueses, só tem o Spotify há seis meses (inaugurou por cá a 12 de fevereiro), só agora aparece este obstáculo. A maneira oficial de transpor o obstáculo é, claro, a assinatura nas modalidades pagas. A velha técnica dos dealers.
Os únicos países em que não se verifica esta limitação na modalidade gratuita são os EUA, Hong Kong, Singapura e Malásia.

Entretanto, na concorrência, o serviço de música do Google Play disponibilizado para Portugal teve uma evolução recente relevante, aproximando-se da experiência possível de obter no Spotify (em rigor, está mais próximo de um Grooveshark). Não há, contudo, uma modalidade gratuita, ainda que possa ser experimentado livremente por um período de 30 dias.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O futuro próximo de Lisboa, nos concertos e em tudo o resto

Hoje, uma espécie de conversa de rede social, a propósito das lojas de discos (ainda a respeito do roteiro das lojas de discos para turistas que nos visitam) fez-me lembrar uma outra conversa, esta ao vivo, com um gerente de um bar bem conhecido de Lisboa, tida numa noite em que éramos os únicos portugueses no bar que, àquela hora, se encontrava cheio de ingleses. Ele acredita que está a acontecer a Lisboa, ou melhor, ao centro de Lisboa, o mesmo que encontramos noutras cidades estrangeiras com grande afluxo turístico. Lembrou-se da experiência que tinha tido no centro de Roma. Pensando que iria encontrar in loco a loucura noturna dos italianos, ficou surpreendido por encontrar todos os bares cheios exclusivamente (ou quase) de... turistas estrangeiros. Roma, a cidade aberta, faz-se pelos que a visitam, não pelos que nela vivem. Pelo menos, no centro.

Talvez seja esse o próximo destino para o centro de Lisboa. Já se começa a ver hoje. Bares, salas de concertos, discotecas, lojas de discos, seja o que for, andam cada vez mais cheias de... turistas. O público de festivais urbanos, como o Alive, é cada vez mais composto por... turistas. Os restaurantes do centro estão todos os dias esgotados pelos... turistas. Os donos das lojas de discos vão comentando que aquilo que os safa é o que vendem a... turistas. Chega quase a ser difícil ouvir português nas ruas do Bairro Alto. Cada vez mais se vê reclames das lojas e outras iniciativas comerciais em inglês.

É mau? Não necessariamente. Não há, nestas palavras, uma ponta de xenofobia que seja. Lisboa abre-se e recebe os que vêm de fora, fazendo-os sentir em casa. Só por mesquinhez poderíamos colocar esta ideia em causa. Mas... quando nós, os que aqui vivemos com os nossos rendimentos mais baixos, não formos capazes de acompanhar a subida dos custos, que poderemos vir a fazer? Buscar alternativas. Por enquanto, aproveitemos este boom de bares, de salas de concerto, de festivais. Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

É uma pergunta como qualquer outra

Por que razão insistem alguns orgãos de comunicação em designar os festivais com recurso à respetiva marca patrocinadora?

O filme do CBGB (com trailer)

Vem aí filme sobre o CBGB, o mítico clube nova-iorquino. "CBGB" estreia a 9 de outubro, na cidade norte-americana, e vai contar com a participação de Alan Rickman (o Snape do Harry Potter) a fazer de Hilly Kristal (o dono do CBGB), Malin Akerman de Debbie Harry, Taylor Hawkins (dos Foo Fighters) de Iggy Pop, Mickey Sumner de Patti Smith, Kyle Gallner de Lou Reed, Justin Bartha de Stiv Bators, Joel David Moore de Joey Ramone e Rupert Grint (também do Harry Potter) de Cheetah Chrome (guitarrista dos Rocket From the Tombs e Dead Boys), entre vários outros (ver ficha no IMDB).

Há trailer, claro:

Misty completo

Há dias, tínhamos apenas um avanço no cartaz, mas entretanto já se sabe o elenco completo do Misty Fest, que decorre entre os dias 1 e 18 de novembro, em várias salas do país:

1 nov. @ Lisboa, Sala T** ao Vivo - DEALEMA [novo]
1 nov. @ Espinho, Academia de Música - OS POETAS [novo]
2 nov. @ Vila do Conde, Teatro Municipal - OS POETAS [novo]
4 nov. @ Lisboa, São Jorge - CINDY KAT & SAMUEL ÚRIA [novo]
5 nov. @ Lisboa, São Jorge - JP SIMÕES [novo]
6 nov. @ Lisboa, São Jorge - GAITEIROS DE LISBOA & DEOLINDA [novo]
7 nov. @ Lisboa, São Jorge - LLOYD COLE
7 nov. @ Coimbra, Conservatório de Música - OS POETAS [novo]
12 nov. @ Lisboa, CCB - ANAMAR & MANUEL FÚRIA [novo]
12 nov. @ Porto, Casa da Música - BLASTED MECHANISM [novo]
13 nov. @ Lisboa, CCB - BLASTED MECHANISM [novo]
13 nov. @ Lisboa, CCB - DANÇAS OCULTAS E DOM LA NENA
14 nov. @ Lisboa, CCB - "JOINING MITCHELL" (c/ Amélie Muge, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Cati Freitas, Fábia Rebordão, Luísa Sobral, Mafalda Veiga, Manuela Azevedo, Márcia, Sara Tavares)
14 nov. @ Porto, Casa da Música - IAN MCCULLOCH
14 nov. @ Lisboa, CCB - SCOTT MATTHEW, VALTER LOBO
14 nov. @ Coimbra, Conservatório de Música - SOPHIE HUNGER, FLAK [novo]
15 nov. @ Lisboa, CCB - IAN MCCULLOCH
15 nov. @ Coimbra, Conservatório de Música - SCOTT MATTHEW, VALTER LOBO [novo]
15 nov. @ Lisboa, CCB - SOPHIE HUNGER, FLAK [novo]
16 nov. @ Porto, Casa da Música - SCOTT MATTHEW, VALTER LOBO
16 nov. @ Lisboa, CCB - WALDEMAR BASTOS & ORQUESTRA GULBENKIAN, ALINE FRAZÃO
17 nov. @ Porto, Casa da Música - ANAMAR & MANUEL FÚRIA [novo]
17 nov. @ Lisboa, São Jorge - SPAIN [novo]
18 nov. @ Porto, Casa da Música - SPAIN [novo]
18 nov. @ Lisboa, São Jorge - CATI FREITAS [novo]

Mais informações em www.misty-fest.com

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Roteiro de lojas de Lisboa para os camones (e para nós, ó diabo!)

O roteiro de lojas de discos de Lisboa que em tempos fui publicando por aqui já se encontra olimpicamente desatualizado, mas o João Pedro Almeida, que anda sempre em cima do assunto, arregaçou as mangas e montou um site para os garimpeiros de discaria que nos visitem e, já agora, para nós mesmos, que muitas das vezes somos os últimos a saber, quando sabemos, do que importa conhecer. Apontai, por isso, os vossos browsers para:

www.lisbonrecordshops.com

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Takara e Granado: 2/3 de São Paulo Underground na Casa Independente, na ressaca do Pharoah Sanders

Já sabemos que esta edição incrível do Jazz em Agosto vai terminar no próximo domingo com uma atuação que se prevê igualmente incrível por parte do saxofonista histórico Pharoah Sanders e do grupo que o acompanha que, como também sabemos, será composto por uma espécie de fusão entre o Chicago Underground Duo (o cornetista Rob Mazurek e o baterista Chad Taylor) e o trio São Paulo Underground (outro projeto do Rob Mazurek, com o teclista Guilherme Granado e o baterista Maurício Takara) e ainda o baixista Matthew Lux.

Aproveitando a vinda de Takara e Granado a Lisboa, vamos poder vê-los em duo num segundo espetáculo, mais recatado, na Casa Independente. Será na próxima terça-feira, 13 de agosto, e começa por volta das 21h30. Os bilhetes custam três euros. Não é a primeira vez que Maurício Takara toca por cá. Ainda há cerca de três meses, veio com o trio Baoba Stereo Club para um concerto no Lounge. (E nas boas memórias deste que escreve estas palavras está ainda um certo concerto na ZDB, em 2005, do grupo brasileiro Hurtmold -- bom, bom, mesmo bom! -- onde também participam Takara e Granado.)

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Começa-se a saber coisas do Misty Fest deste ano

Já se conhece uma boa parte do cartaz do próximo Misty Fest, que este ano acontece em novembro, entre os dias 1 e 18, nas cidades de Lisboa e Porto. Vai haver Waldemar Bastos, Ian McCulloch, Scott Matthew, Lloyd Cole e um tributo muito especial por vozes da língua portuguesa às canções de Joni Mitchel:

7 nov. @ Lisboa, São Jorge - LLOYD COLE
13 nov. @ Lisboa, CCB - DANÇAS OCULTAS E DOM LA NENA
14 nov. @ Lisboa, CCB - "JOINING MITCHELL" (c/ Amélie Muge, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Cati Freitas, Fábia Rebordão, Luísa Sobral, Mafalda Veiga, Manuela Azevedo, Márcia, Sara Tavares)
14 nov. @ Porto, Casa da Música - IAN MCCULLOCH
14 nov. @ Lisboa, CCB - SCOTT MATTHEW
15 nov. @ Lisboa, CCB - IAN MCCULLOCH
16 nov. @ Porto, Casa da Música - SCOTT MATTHEW
16 nov. @ Lisboa, CCB - WALDEMAR BASTOS & ORQUESTRA GULBENKIAN, ALINE FRAZÃO

Red Hot + Fela

Vem aí novo capítulo da série Red Hot, a coleção de tributos e edições especiais que desde 1990 vem angariando fundos para o combate à SIDA, desta vez dedicado ao legado musical de Fela Kuti. Chama-se "Red Hot + Fela" e reúne gente boa como o Baloji (esteve em Sines há poucas semanas), a tUnE-yArDs (que se junta, num single já disponível desde o ano passado, a ?uestlove, Angelique Kidjo e Akua Naru), o Spoek Mathambo (falei dele aqui), Tony Allen, Kyp Malone e Kronos Quartet, entre vários outros. Sai a 8 de outubro, pela Knitting Factory Records.
Já não é a primeira vez que o rei do Afro Beat é invocado nesta série - em 2002, "Red Hot + Riot" juntou músicos de todo o mundo numa celebração da música e do espírito de intervenção de Kuti.

Alinhamento completo de "Red Hot + Fela":

01 Baloji & L’Orchestre de la Katuba [ft. Kuku]: “Buy Africa”
02 tUnE-yArDs, ?uestlove, Angelique Kidjo, & Akua Naru: “Lady”
03 Spoek Mathambo & Zaki Ibrahim: “Yellow Fever”
04 Nneka, Sinkane, Amayo & Superhuman Happiness: “No Buredi”
05 Just a Band & Childish Gambino: “Who No Know Go No”
06 My Morning Jacket, Merrill Garbus, Brittany Howard: “Trouble Sleep Yanga Wake Am”
07 Kyp Malone, Tunde Adebimpe, Kronos Quartet, Stuart Bogie: “Sorrow Tears and Blood”
08 Superhuman Happiness, Sahr Ngaujah, Abena Koomson, Rubblebucket: “ITT”
09 Tony Allen, M1, Baloji: “Afrodisco Beat 2013″
10 Just A Band, Bajah, Chance the Rapper: “Gentleman”
11 GendEr Infinity: “Hi Life Time”
12 Spoek Mathambo, Cerebral Cortex, Frown: “Zombie”
13 King: “Go Slow”


Novo tema da Polly Jean

PJ Harvey tem novo tema a circular por aí. É uma canção de protesto pela situação do cidadão britânico de origem saudita Shaker Aamer (assim se chama também a canção), que desde 2002 se encontra detido em Guantanamo sem que qualquer acusação lhe tenha sido apresentada.



No water for three days.
I cannot sleep, or stay awake.

Four months hunger strike.
Am I dead, or am I alive?

We metal tubes we are force fed.
I honestly wish I was dead.

Strapped in the restraining chair.
Shaker Aamer, your friend.

        In camp 5, eleven years.
        Never charged. Six years cleared.

They took away my one not pad,
and then refused to give it back.

I can't think straight, I write, then stop.
Your friend, Shaker Aamer. Lost.

The guards just do what they're told,
the doctors just do what they're told.

Like an old car I'm rusting away.
Your friend, Shaker. Guantanamo Bay.

        Don't forget.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Kim Gordon no próximo Amplifest

O próximo Amplifest, o festival que a Amplificasom realiza todos os anos no Porto, vai contar com o novo projeto de Kim Gordon, Body/Head (a propósito, para saberem mais do que anda a artista a fazer atualmente, leiam esta entrevista à Stereogum). O Amplifest, que se realiza no fim-de-semana de 19 e 20 de outubro, já tem outros nomes confirmardos: Chelsea Wolfe, Uncle Acid & The Deadbeats (diz a Amplificasom que foram convidados pelos Black Sabbath a abrir-lhes os espetáculos), Russian Circles, etc. Os passes custam 45 euros, por enquanto. Mais informações em amplificasom.com.