"Ontem, estávamos nós a caminho do cinema, e ouvi um tipo qualquer na rádio a despejar o seu coração numa canção. Disse ao Ben Bourdon, o assistente e amigo do Ben Young [filho de Neil Young]: 'Isto parece o Jimmy Fallon a fazer de mim. O que raio significa isto?' Foi giro. Soava mesmo como eu. Fartámo-nos de rir. O Ben Young achou histérico. O Fallon soava como uma versão de mim aos vinte anos. Talvez não tão bom. Talvez melhor.
"O que dizer deste Jimmy Fallon? É um clássico. Faz de mim tão bem que não preciso de me preocupar mais. Tem um ótimo ar e eu sou um tipo velho que não quer estar na televisão. O Jimmy fez todas as minhas atuações na televisão para o ano que passou ou mais. Obrigado, Jimmy!"
Neil Young, in "Waging Heavy Peace: A Hippie Dream" (Viking, 2012)
A propósito, uma das muitas imitações pelo Jimmy Fallon:
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Concertos Confortáveis, n.º 10
Bon Iver. Esteve cá no ano passado, em julho, para dois concertos extremamente concorridos (voltou depois em outubro). Nos servidores do youtube pode encontrar-se a gravação da atuação no Coliseu do Porto, a 25 de julho. A histeria do público de cá da terra também foi captada.
Alinhamento:
Perth
Minnesota, WI
Towers
Michicant
Beach Baby
Hinnom, TX
Wash (não aparece no vídeo)
Holocene
Blood Bank
Skinny Love
re: Stacks
Creature Fear
Calgary
Beth/Rest
Encore:
Who Is It (Björk cover)
The Wolves (Act I and II)
Alinhamento:
Perth
Minnesota, WI
Towers
Michicant
Beach Baby
Hinnom, TX
Wash (não aparece no vídeo)
Holocene
Blood Bank
Skinny Love
re: Stacks
Creature Fear
Calgary
Beth/Rest
Encore:
Who Is It (Björk cover)
The Wolves (Act I and II)
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Coliseu em grande, com David Byrne e Amadou & Mariam
Sabe-se hoje: Amadou & Mariam no Coliseu dos Recreios, dia 25 de abril! Bilhete com preço único: 16 euros. Produção da nova cooperativa Ao Sul do Mundo.
Soube-se ontem: David Byrne e St. Vincent trazem o seu espetáculo a dois ao Coliseu dos Recreios no dia 3 de setembro. Bilhetes entre 30 e 55 euros. Vão também ao Coliseu do Porto, no dia seguinte (bilhetes entre 30 e 45). Produção da Pic-Nic.
Soube-se ontem: David Byrne e St. Vincent trazem o seu espetáculo a dois ao Coliseu dos Recreios no dia 3 de setembro. Bilhetes entre 30 e 55 euros. Vão também ao Coliseu do Porto, no dia seguinte (bilhetes entre 30 e 45). Produção da Pic-Nic.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
O tio Neil enganou-se?
A páginas tantas da sua autobiografia, Neil Young refere-se às nacionalidades dos Crazy Horse, seus habituais companheiros de estrada e de estúdio. A respeito do baterista Ralph Molina, apresenta-o como... português. Por seu turno, as boas gentes do wikipedia dizem que Molina nasceu em Porto Rico. Claro está, muito pode estar a acontecer aqui:
1) Local de nascimento é diferente de nacionalidade;
2) As boas gentes do wikipedia frequentemente se enganam;
3) O tio Neil, como muita outra gente daquele lado do Atlântico (ou do Pacífico, para sermos mais rigorosos), pode estar apenas a falar de descendência, mais do que nacionalidade;
4) O tio Neil trocou-se todo, coitado.
Mas, entre as mil e uma coisas pouco importantes (e até mesmo idiotas) a que uma pessoa se possa dedicar, urge confirmar se, de facto, temos um português na bateria dos Crazy Horse, não?
Concertos Confortáveis, n.º 9
Ficou a saber-se esta semana que o casal Amadou & Mariam vai regressar ao nosso país e ao evento onde tocaram pela primeira vez, o FMM Sines. E não são os únicos músicos do Mali que ali vão regressar, nesta altura em que o seu país se vê mergulhado numa profunda crise humanitária, política, cultural, you name it. Bassekou Kouyaté e Rokia Traoré são os outros dois nomes que vão estar na 15ª edição do FMM, que decorre entre 18 e 27 de julho próximos. O Concerto Confortável desta semana conta com Amadou & Mariam, num espetáculo gravado em Kinshasa, na RD Congo.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Quando os filhos da mãe se juntam
Há quem tenha por gosto desafiar as leis, as conhecidas e as desconhecidas, sobre as quais a realidade se sustenta. Se o fim do mundo bater à porta, lembrem-se que o produtor Hal Willner, o ator-músico Johnny Depp e o realizador Gore Verbinski estão entre os mais prováveis dos responsáveis. Há seis anos, na rodagem do segundo "Pirata das Caraíbas", lembraram-se de juntar num único disco (ou dois, se quisermos ser preciosistas) gente como Bono, Bryan Ferry, os Akron/Family, Jarvis Cocker, Martin Carthy ou Lou Reed. Todos eles cantaram canções de piratas e o disco chamou-se "Rogue's Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs and Chanteys".
Ainda estamos vivos hoje, mas Willner e Depp quiseram voltar a baralhar as cartas e arriscar de novo. Agora, juntam, preparem-se, TOM WAITS com KEITH RICHARDS (!!!), SHANE MACGOWAN com os próprios DEPP e VERBINSKI, IGGY POP com A HAWK AND A HACKSAW, NICK CAVE, WARREN ELLIS, PATTI SMITH, MICHAEL STIPE com COURTNEY LOVE, MARIANNE FAITHFULL, BROKEN SOCIAL SCENE, SEAN LENNON, GAVIN FRIDAY, e tantos, tantos outros. Este segundo volume recebeu o nome "Son of Rogue’s Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs & Chanteys" e sai na próxima semana, dia 19. Por enquanto, podemos escutá-lo na sempre atenta NPR (aqui).
Ainda estamos vivos hoje, mas Willner e Depp quiseram voltar a baralhar as cartas e arriscar de novo. Agora, juntam, preparem-se, TOM WAITS com KEITH RICHARDS (!!!), SHANE MACGOWAN com os próprios DEPP e VERBINSKI, IGGY POP com A HAWK AND A HACKSAW, NICK CAVE, WARREN ELLIS, PATTI SMITH, MICHAEL STIPE com COURTNEY LOVE, MARIANNE FAITHFULL, BROKEN SOCIAL SCENE, SEAN LENNON, GAVIN FRIDAY, e tantos, tantos outros. Este segundo volume recebeu o nome "Son of Rogue’s Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs & Chanteys" e sai na próxima semana, dia 19. Por enquanto, podemos escutá-lo na sempre atenta NPR (aqui).
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Um sonho hippie, n.º 6
"(...) Estava anunciado como "Rust Never Sleeps: A Concert Fantasy" e era ainda mais estranho para o público porque o meu novo álbum, Comes a Time, tinha justamente acabado de sair.
"O Comes a Time tinha sido um tipo completamente diferente de música, gravada em Nashville com uma banda diferente! Nessa altura, eu tinha o hábito de tocar primeiro todas as minhas canções novas ao vivo, gravando-as assim e depois tirando o público das misturas. E depois lançava-as como álbuns de estúdio. Os Crazy Horse eram fantásticos ao vivo e esta era a maneira mais divertida de o fazer.
"Claro, isto foi antes da Internet e já não é mais possível trabalhar-se assim. Qualquer coisa que eu experimente no palco é logo atirada para o YouTube, onde pessoas que acham que sabem o que eu devo fazer começam logo a pôr defeitos, mesmo antes de ser o resultado final. Isto é o desafio mais intimidante que a Internet trouxe juntamente com todas as coisas boas. O palco costumava ser o meu laboratório.(...)
"As primeiras duas apresentações de Rust Never Sleeps tiveram imensos desastres, de coisas que não funcionavam bem a coisas que não funcionavam de todo. Se fosse hoje, o chorrilho de críticas na Net teria sido tão mau que mataria o espetáculo mesmo antes de este nascer por completo.
Neil Young, in "Waging Heavy Peace: A Hippie Dream" (Viking, 2012)
"O Comes a Time tinha sido um tipo completamente diferente de música, gravada em Nashville com uma banda diferente! Nessa altura, eu tinha o hábito de tocar primeiro todas as minhas canções novas ao vivo, gravando-as assim e depois tirando o público das misturas. E depois lançava-as como álbuns de estúdio. Os Crazy Horse eram fantásticos ao vivo e esta era a maneira mais divertida de o fazer.
"Claro, isto foi antes da Internet e já não é mais possível trabalhar-se assim. Qualquer coisa que eu experimente no palco é logo atirada para o YouTube, onde pessoas que acham que sabem o que eu devo fazer começam logo a pôr defeitos, mesmo antes de ser o resultado final. Isto é o desafio mais intimidante que a Internet trouxe juntamente com todas as coisas boas. O palco costumava ser o meu laboratório.(...)
"As primeiras duas apresentações de Rust Never Sleeps tiveram imensos desastres, de coisas que não funcionavam bem a coisas que não funcionavam de todo. Se fosse hoje, o chorrilho de críticas na Net teria sido tão mau que mataria o espetáculo mesmo antes de este nascer por completo.
Neil Young, in "Waging Heavy Peace: A Hippie Dream" (Viking, 2012)
Concertos Confortáveis, n.º 8
O CC desta semana surge a propósito dos concertos que os Metz vão dar por cá, esta semana. O trio de Toronto, que nos põe a fazer malas mentais para uma viagem de mais de 20 anos no tempo, como se os Mudhoney, os Jesus Lizard, os Nirvana ou até os Black Flag andassem por aí a dar os primeiros biqueiros, vai estar hoje no Plano B e amanhã na ZDB. Este concerto foi gravado em Filadélfia, há cerca de três meses.
Habemus Spotify!
O serviço Spotify estreou hoje, finalmente, em Portugal. Para já, devemos ser tantos que o que temos é isto:
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Abrir o apetite para o novo de Nick Cave
A não ser que haja nisto um mecanismo automático de redirecionamento para serviços de streaming locais, Nick Cave e os Bad Seeds colocaram o novo álbum, "Push the Sky Away", para pré-escuta no serviço online de música da... PT. Pelo menos, ali se vai parar a partir do link deixado pelo grupo no Facebook, há poucos minutos. Aos não assinantes, contudo, está só disponível a escuta de curtíssimos excertos de cada uma das faixas.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Disney na praia
É hoje a estreia mundial (*) transmissão da mais recente ópera de Philip Glass, "The Perfect American", baseada na vida de Walt Disney. A peça pode ser acompanhada em direto do Teatro Real, em Madrid, através do medici.tv, a partir das 20h locais (19h em Portugal Continental).
(*) CORREÇÃO: Hoje é, na verdade, o último dia que a peça estará em cena no Teatro Real. "The Perfect American" estreou já no dia 22 de janeiro. A divulgação do medici.tv era enganadora, no entanto, mantém-se a oportunidade de hoje vermos online, pela primeira vez, a interpretação de estreia da ópera de Philip Glass.
(*) CORREÇÃO: Hoje é, na verdade, o último dia que a peça estará em cena no Teatro Real. "The Perfect American" estreou já no dia 22 de janeiro. A divulgação do medici.tv era enganadora, no entanto, mantém-se a oportunidade de hoje vermos online, pela primeira vez, a interpretação de estreia da ópera de Philip Glass.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Concertos Confortáveis, n.º 7
Porque estão na berra esta semana, o Concerto Confortável de hoje é com os My Bloody Valentine, há quase 21 anos. No dia 8 de fevereiro de 1992, o grupo de Kevin Shields subia ao palco do Liberty Lunch, em Austin, no Texas (o Liberty Lunch fechou em 1999, a propósito), isto depois de, imaginem, ter havido primeiras partes dos Dinosaur Jr. e das Babes in Toyland. Nesta gravação amadora, a imagem é para esquecer, mas o som é aceitável.
Alinhamento:
I Only Said
Only Shallow
Slow
Nothing Much to Lose
You Never Should
Honey Power
Soon
To Here Knows When
You Made Me Realise
Alinhamento:
I Only Said
Only Shallow
Slow
Nothing Much to Lose
You Never Should
Honey Power
Soon
To Here Knows When
You Made Me Realise
domingo, 3 de fevereiro de 2013
Duas décadas depois
Esperámos 21 anos e alguns meses. Kevin Shields, finalmente, conseguiu pôr cá fora álbum novo dos My Bloody Valentine. Hoje! Chama-se apenas "m b v" e pode ser escutado, com algumas limitações, aqui: