segunda-feira, 25 de Junho de 2012

Primavera Club, agora também por cá

Marquem nos calendários o fim de semana de 30 de novembro a 2 de dezembro. O Primavera Club, versão de outono, reduzida e em sala fechada, do festival Primavera Sound, que Madrid e Barcelona se habituaram a conhecer todos os anos, vai também ter versão em Portugal. Neste primeiro ano, a cidade eleita é Guimarães, que atualmente celebra o programa da Capital da Cultura 2012, devendo as próximas edições do Primavera Club português estabelecer-se noutra cidade, provavelmente o Porto, que este já recebeu a primeira edição do "nosso" Primavera Sound. Para a edição de 2013 deste são também já conhecidas as datas: 30 de maio a 2 de junho.

Dizem os chineses, e com razão, que a palavra é prata e o silêncio é ouro

Começa amanhã, ao fim da tarde na esplanada do Povo, ao Cais do Sodré, mais uma edição do Festival Silêncio. De 26 de junho a 1 de julho, cinco espaços da cidade de Lisboa -- MusicBox, Cinema São Jorge, Pensão Amor, Povo e Fundação José Saramago -- vão receber espetáculos, conversas, sessões de leitura, cinema, etc. Na música, o destaque da edição deste ano vai para os espetáculos dos Irmãos Demónio, grupo formado especialmente para o festival por Filho da Mãe, Hélio Morais, Quim Albergaria e Kalaf, dos Poetas, coletivo recuperado aos anos 90 por Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, entre outros, dos Pop Dell'Arte, com "Neurotycon", um espetáculo de spoken word, e dos Mão Morta, com "Bate Papo", um reportório especialmente inclinado para a spoken word. Mas há muito mais ao longo desta semana. Fica aqui a parte do programa dedicada aos espetáculos:

26 de junho
18h30 - Festa de abertura @ Povo
21h30 - O fado dos poetas @ Povo

27 de junho
23h00 - Irmãos Demónio @ MusicBox

28 de junho
22h30 - A invenção do dia claro @ MusicBox
23h30 - Beat Hotel @ MusicBox

29 de junho
22h00 - Os Poetas, Entre nós e as palavras @ São Jorge
23h30 - 2Morrows Victory @ MusicBox
00h30 - Capicua @ MusicBox
02h00 - Noite Príncipe #5 @ MusicBox

30 de junho
17h00 - Campeonato de Scrabble @ Povo
22h00 - Pop Dell'Arte, Neurotycon @ São Jorge
22h30 - Silva O Sentinela + Poetry Slam Portugal + Joshua Idehen @ MusicBox
01h30 - Combo Nuevo Los Malditos (Festa de encerramento) @ MusicBox

1 de julho
22h00 - Mão Morta, Bate Papo + Joshua Idehen @ São Jorge

Programa completo e outras informações em www.festivalsilencio.com

sexta-feira, 22 de Junho de 2012

Quando o Raul Solnado queria que o Caetano explicasse o que era o Tropicalismo



Chega aos cinemas brasileiros no mês de agosto.

Sinopse:
Um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida nesse documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando a várias gerações. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas mais belas canções do período, "Tropicália" nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil.

sábado, 9 de Junho de 2012

Volta a haver Primavera em 2013

No meio da chuva que hoje encharcou meio mundo que assistia à primeira edição do Primavera Sound no Parque da Cidade, no Porto, a organização veio já avisar, como manda a praxe nestas coisas, uue em 2013 o festival regressará (ver notícia Blitz). Nos tempos que correm, não é nada má esta notícia.

segunda-feira, 4 de Junho de 2012

Para tudo! Kim Gordon e Ikue Mori na ZDB!

A ZDB, que está determinada em completar a caderneta de cromos dos Sonic Youth, acabou de anunciar concerto de Kim Gordon, acompanhada da baterista japonesa mais adorada de Nova Iorque, Ikue Mori. Vai ser no dia 31 de julho. A primeira parte vai estar a cargo da Margarida Garcia. A vinda de Kim Gordon ao aquário é a terceira de um músico dos "pendurados" Sonic Youth, depois de Lee Ranaldo (21 de abril de 2010) e de Thurston Moore (13 de março passado).