quarta-feira, 30 de março de 2011

Mercedes Péon e outras mulheres em Sines

A organização do FMM apanhou a mania de libertar nomes do cartaz pela via temática. Há dias, deu a conhecer os artistas provenientes da Ásia. Hoje, temos cinco cantautoras. E parece que vai haver mais: "este é o ano delas", diz o diretor do festival. A galega Mercedes Péon apresenta-se como a mais sonante do quintento. Toca no castelo, no dia 27 de Julho. No mesmo dia, uma ex-Zap Mama sobe também àquele palco: a marfinense Manou Gallo. Três dias antes, a brasileira Luísa Maita estreia-se em Portugal. Dia 28 há R&B com a sul-africana Nomfusi e no último dia do festival, 30, sobe ao palco Nathalie Natiembé, natural da ilha de Reunião.

Faltam 10 dias

(10 para Lisboa, 11 para o Porto.)

terça-feira, 29 de março de 2011

Novo dos Feelies!

Até parece que não estiveram parados quase 20 anos:

Way Down by The Feelies

"Here Before" sai a 12 de Abril pela Bar None.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Eles metem a colher na sopa uns dos outros

Eles são jornalistas do Guardian e sabem que os Radiohead vão fazer acompanhar a versão material do "King of the Limbs" de um jornal. Como quem não gosta de quem meta a foice na sua própria seara, eles decidiram ripostar e puseram-se a fazer música. Ou melhor, a tocar uma versão do "Creep". O resultado pode ser escutado aqui.

Ok. É uma merda. E é uma joint venture como tantas outras. Tu deixas-me usar o teu produto enquanto eu aproveito para deixar o meu bem-visto. Mas é diferente do habitual. Tem a piada e a informalidade que só os ingleses conseguem dar às coisas.

Um dos dois maiores génios da música popular apresenta o outro na atribuição do Rock'n'Roll Hall of Fame Award de 2011



(E o palco não foi abaixo.)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Um ministro no castelo de Sines

O cabo-verdiano Mário Lúcio vai voltar a pisar o palco do castelo de Sines, no último dia do FMM, 30 de Julho. Em 2003, passou por lá como líder dos Simentera. Agora, traz o seu projecto a solo. E será o primeiro concerto de Mário Lúcio depois de ter sido recentemente empossado... Ministro da Cultura de Cabo Verde.

Faltam 15 dias

(15 para Lisboa, 16 para o Porto.)

terça-feira, 22 de março de 2011

A mixtape dos curadores

Os Animal Collective são os curadores do próximo ATP de Minehead, no Reino Unido, no próximo mês de Maio. Ontem deixaram no soundclound uma mixtape com os sons da gente que convidaram para o festival:

ATP Animal Collective Mix by All Tomorrows Parties

00:00 OV (extract) - Orthrelm
01:38 Fireworks - Animal Collective
08:21 Norway - Beach House
12:23 Credit - Ariel Pink's Haunted Graffiti
15:45 House Jam (XXXChange remix) - Gang Gang Dance
20:12 Heavy Water/I'd Rather Be Sleeping - Grouper
23:00 Cheaters - Teengirl Fantasy
29:07 Shina Blockas - Big Boi feat. Gucci Mane
32:43 Freeway - Kurt Vile
35:15 Up On The Sun - Meat Puppets
39:14 Vacuum Boogie - Floating Points
45:17 High Road - Deradoorian
50:52 Goumou - Khaira Arby
56:06 Oh Paris! - Dent May & His Magnificent Ukulele
58:46 Gentleman's Lament - Thinking Fellers Union Local 282
61:31 Night Cream - Black Dice
67:01 Discover Your Colors - Ear Pwr
70:13 I've Got Drugs (Out Of The Mist) - The Frogs
72:31 Trashy Boys - Tickley Feather
77:17 Good Time - Yi Yi Thant & Aung Heina
81:40 Rookoobay - The Brothers Unconnected
85:13 Grim Reaper Blues (live in Big Sur) - The Entrance Band
92:26 Mawak Lakhaal - Group Doueh
95:55 Raghupati - Prince Rama
101:07 How You Satisfy Me - Spectrum
105:16 Catch Attack - Drawlings
109:14 Al Anon - Eric Copeland
113:10 Melankolia (edit) - Vladislav Delay
122:01 Four Violins (extract) - Tony Conrad
127:34 Wended V - Mick Barr
135:45 Fuck Mixing, Let's Dance - Zomby

A Ásia que há no próximo FMM

Acabaram de ser anunciados mais alguns nomes para o próximo FMM Sines, que decorre nos dois últimos fins-de-semana de Julho. De uma assentada, a Câmara Municipal de Sines divulgou os artistas asiáticos do programa.

Do Rajastão, na Índia, vem o projecto Desert Slide, que une o "slide guitarist" Vishwa Mohan Bhatt e o grupo cigano The Divana Ensemble. Tocam a 28 de Julho, no castelo.



Teve o seu nome escrito no programa do ano passado, mas um problema de vistos de entrada na fortaleza de Schengen obrigou ao cancelamento do concerto. O chinês Mamer está de novo anunciado para Sines, agora com atuação marcada para o castelo, no dia 23. Este será o quarto ano consecutivo em que a programação consegue garantir um nome chinês no cartaz, depois de Cui Jian, Hanggai e Sa Dingding.



No dia 29, na penúltima noite do festival, sobe ao palco do castelo o trio feminino Ayarkhaan, proveniente da Iacútia, uma república russa (sim, para quem jogava ao Risk quando era miúdo, é a Yakutsk que andava sempre à bulha com Kamchatka). Tocam o khomus, um berimbau de boca, e praticam o canto gutural típico daquela zona do continente asiático.



O quarto e último projecto asiático hoje anunciado é Shunsuke Kimura x Etsuro Ono, dois intérpretes do shamisen (o instrumento de cordas que mais associamos ao Japão), na classe específica Tsugaru-jamisen, originária da ilha de Honshū. Tocam dia 28, também no castelo.



Podem saber mais aqui.

domingo, 20 de março de 2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

A MTV vai ter... música!

Arranjem um plano de tv que inclua a MTV2 e preparem bem esse sofá, porque o "120 Minutes" vai voltar! E com o apresentador Matt Pinfield, um dos apresentadores originais do programa que esteve no ar entre 1986 e 2003 e que permitiu que centenas de artistas da cena independente se tornassem conhecidos por esse mundo fora. "120 Minutes" regressa aos écrans lá mais para o final do ano, com regularidade mensal, mas há também uma versão diferente, criada para a web e chamada "120 Seconds" que começou já a passar ontem, no novo site MTV Hive. Tudo e mais alguma coisa em vários sites, como o Tiny Mix Tapes, do qual não resisto a roubar um dos momentos mais recordados do programa (e que faz quase derramar uma lagrimita de nostalgia por aqui): o Thurston Moore a entrevistar o então debutante Beck, em 1994:



Correção: o Beck não era exactamente debutante, mas foi aqui que explodiu, e muito por casa do "120 Minutes" ou do "Alternative Nation".

Três ideias para a noite alfacinha de hoje

O MusicBox abre as portas aos graves do dubstep e das vizinhanças, com o projecto King Midas Sound, um dos projectos de Kevin Martin, dito The Bug. Está agendado para a meia-noite e a entrada custa 10 euros. O resto da noite cabe a Miguel Quintão.



No Berlin, temos o regresso do alemão Rocco Recycle, uma one-man-band de material reciclado do lixo (amanhã toca no Alburrica, no Barreiro). A organização convida as pessoas a aparecerem a partir das 22h e os bilhetes custam três euros. Os pratos ficam depois por conta do casal LorenzFactor.



E nas águas furtadas da galeria Kolovrat, o novo poiso preferido da Filho Único, há concertos de Aquaparque e Calhau!. O início está anunciado para as 21h30 e o preço de entrada é sete euros.

terça-feira, 15 de março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

segunda-feira, 7 de março de 2011

Qual é a tua, meu? Isso é para agora ficarmos com remorsos?

As últimas declarações de Phil Collins, que vai abandonar a música devido a problemas de saúde, depois de no ano passado ter chegado a admitir a possibilidade de suicídio:

"I'm sorry that it was all so successful. I honestly didn't mean it to happen like that. It's hardly surprising that people grew to hate me. I don't think anyone's going to miss me."

Ikonoklasta e jornalistas angolanos detidos e libertados

O MC angolano Ikonoklasta, membro do Conjunto Ngonguenha e dos Batida, terá sido esta madrugada preso em Luanda, na preparação de uma manifestação pacífica contra o regime de José Eduardo dos Santos. Com ele foram também detidos vários jornalistas. Ver notícia na Fact.

Avança entretanto a SIC notícias que "todos os manifestantes que esta madrugada foram detidos em Luanda já estão em liberdade", não especificando porém se o MC se encontra no grupo.

sábado, 5 de março de 2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

Os congotrónicos e os indies no FMM (Konono, Kasaï, Deerhoof, Juana Molina, e muitos outros)!

Serão 10 mais 10 em palco. 10 congoleses, provenientes de projectos como os Konono nº1 e Kasaï All Stars e 10 outros provenientes da música independente dos EUA e da Europa e integrantes de projectos como Deerhoof, Skeletons, Wildbirds & Peacedrums, e ainda Juana Molina e talvez a simpática Micachu. 20 músicos, ao todo. E a tocarem em conjunto. A digressão com que a Crammed vai celebrar o seu 30º aniversário, é a primeira novidade do FMM Sines 2011. Vai ser a 23 de Julho, no primeiro dos dois fins-de-semana que constituem a programação do festival deste ano.

A digressão "Congotronics vs Rockers" representa o passo seguinte depois da edição aventurosa da Crammed, em Novembro do ano passado, com o título "Tradi-mods vs. Rockers", que reuniu estes e outros artistas, da qual aqui foi feito eco.

Mas é óbvio que os Gang Gang Dance podem vir a ser a melhor banda do universo. Mas só daqui a dois meses.



Este é "Glass Jar", do novo de Gang Gang Dance, "Eye Contact", o primeiro álbum da banda para a 4AD, que o prevê colocar nas lojas a 9 de Maio.

terça-feira, 1 de março de 2011

25 anos de RUC. Parabéns, RUC!

1 de Março: neste dia, há 25 anos, nascia a RUC. Na verdade, esta é mais uma data simbólica, até porque a rádio já se faz na academia de Coimbra desde os anos 40. Em todo o caso, este é um dia marcado para a celebração de um projecto notável que desde 1986 está no ar com emissões regulares, que ao longo destes anos tem sido essencial na formação de locutores e técnicos e no ensaio de novas formas de fazer rádio. Mas a celebração não se fica por um dia. A RUC tem um extenso programa especialmente preparado para o aniversário:

28 de Fevereiro a 4 de Março: Semana de emissão exterior no Largo D. Dinis durante a manhã, das 9h00 às 12h00, com os programas Alvorada e Acorda Bamba.

1 de Março: Dia de Aniversário da Rádio Universidade de Coimbra. Emissão especial de aniversário, das 9h00 às 22h00, com as novas e as antigas vozes da RUC. Um dia de rádio, num formato especial, protagonizado pelos departamentos de Informação, Programação e Técnica. Vai acontecer também uma sessão comemorativa do aniversário com a actuação do Grupo de Cordas, para o descerramento da placa do 25º aniversário da Rádio Universidade de Coimbra, às 12h00, no edifício da Associação Académica de Coimbra (AAC).

4 de Março : Concerto RUC 25 integrado na XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Já nos últimos dias da Semana Cultural, a Rádio Universidade de Coimbra traz pela primeira vez a Portugal The Radio Dept. Para ver às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), o ponto de venda dos bilhetes. Após a actuação da banda sueca, é tempo para uma after-party protagonizado pelos DJ’s RUC e pelos fundadores da Soul Jazz Records. Para ver, a partir das 23h00, no jardins da AAC. A entrada é gratuita.

6 de Março: Ante-Estreia do documentário "Um Quarto no Éter". A Rádio Universidade de Coimbra recebe, todos os anos, novos elementos. Um ciclo na RUC é muito mais do que estar dentro de um estúdio durante algumas horas por dia. Conheça, no documentário de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda (os autores do documentários Os Filhos do Tédio), aquilo que verdadeiramente caracteriza a RUC. Para ver, no encerramento da Semana Cultural, no Teatro de Cerca de São Bernardo (TCBS) pelas 21h00.