segunda-feira, 30 de Abril de 2007

Charadas #338

Maldoror vem aí #7

Q7. Nos anos 90, a obra do Conde de Lautréamont esteve, de alguma forma, associada ao encontro de dois conhecidos músicos, um norte-americano e o outro japonês. Como se chamava o projecto e quem são estes dois artistas?

Respostas via passatempomaldoror@gmail.com (não nos comentários!). Regras disponíveis aqui.

Actualização: Questão encerrada. Resposta e vencedores nos comentários. Quarta-feira há mais.

domingo, 29 de Abril de 2007

A febre dos festivais lá fora

Não é só por cá que reina a loucura. Aliás, já tínhamos lido num diário espanhol que nuestro hermanos vão ter um Verão de festivais como nunca viram até agora. E por essa Europa fora passa-se o mesmo. Há mais de dois mil festivais a acontecer pelo Velho Continente. E cheios de gente: os pedidos de bilhetes para Glastonbury, por exemplo, já triplicam a lotação máxima do evento de 140 mil pessoas. As bandas chegam a ver os seus cachets aumentados dez ou mais vezes. Os agentes de viagens esfregam as mãos de contentes. Enfim, 2007, o ano da loucura dos festivais. Vejam o artigo da edição de hoje do Guardian.

sexta-feira, 27 de Abril de 2007

Dirty Three em Lisboa



A 2 de Junho, no Lux. Curiosamente, no mesmo dia de Low no Santiago Alquimista. Duas bandas que nunca cá puseram os pés, que cruzam algum do mesmo público, no mesmo dia. É a loucura.

Maldoror vem aí #6

Q6. "Maldoror" vai também ser apresentado em Portalegre, no Centro de Artes do Espectáculo, a 19 de Maio. Quando e onde foi a última -- e provavelmente a única -- vez que os Mão Morta pisaram um palco na cidade de Portalegre?

Respostas via passatempomaldoror@gmail.com (não nos comentários!). Regras disponíveis aqui.

Actualização: Questão encerrada. Resposta e vencedores nos comentários. Segunda-feira há mais.

Charadas #337



(desculpem, mas ontem esqueci-me...)

quinta-feira, 26 de Abril de 2007

Intercéltico do Porto

Amanhã e sábado, acontece mais uma edição -- a 16ª! -- do histórico Intercéltico do Porto. O Cinema Batalha vai receber os irlandeses Téada e os portugueses Lúmen nesta sexta-feira, ao passo que para sábado estão agendados os galegos Pepe Vaamondo Grupo e os também portugueses Mú. Os espectáculos iniciam-se às 21h30. Para mais informações sobre o festival e sobre os intervenientes, é favor visitar o blogue do Intercéltico.

Hoje é um dia tranquilo

Ainda não foi anunciado nenhum festival novo para este Verão.

Maldoror vem aí #5

Q5. Quem é advertido logo ao início de "Cantos de Maldoror"?

Respostas via passatempomaldoror@gmail.com (não nos comentários!). Regras disponíveis aqui.

Actualização: Questão encerrada. Resposta e vencedores nos comentários. Amanhã há mais.

Maldoror: Portalegre é a 19 de Maio!

Fica o aviso da correcção da data. Apesar da apresentação de Maldoror ter sido, tanto quanto sei, previamente agendada para dia 18, a verdade é que a data correcta é mesmo 19 de Maio. Atenção aos vossos planos.

A apresentação de Maldoror



Adolfo Luxúria Canibal, António Durães e Paulo Brandão falam de "Maldoror", espectáculo que será apresentado em Braga (dias 11 e 12 de Maio) e em Portalegre (dia 19). No fundo, pode-se acompanhar o ensaio de um dos temas que fazem parte de "Maldoror".

quarta-feira, 25 de Abril de 2007

Tinariwen no África Festival!

Pois é. Os Tinariwen são mais uma banda a acrescentar ao elenco do África Festival, que este ano acontece novamente nos jardins junto à Torre de Belém, mas também no São Jorge, com um ciclo de cinema. É o António Pires que o anuncia. O concerto dos malianos está marcado para dia 5 de Julho.

terça-feira, 24 de Abril de 2007

Charadas #336

Maldoror vem aí #4

Q4. Em que data foi inaugurado o Theatro Circo?
(nota: quer-se data completa, isto é, dia, mês e ano...)

Respostas via passatempomaldoror@gmail.com (não nos comentários!). Regras disponíveis aqui.

Actualização: Questão encerrada. Resposta e vencedores nos comentários. Quinta-feira há mais.

segunda-feira, 23 de Abril de 2007

Toni "T-Bag" Fortuna


As provas em exibição não são as melhores, mas quem conheça o Toni Fortuna (d3ö, ex-Tédio Boys, ex-M'As Foice) certamente não enjeitará esta aparentemente ridícula tentativa de geminação com o fabuloso Theodore "T-Bag" Bagwell, personagem do Prison Break interpretada pelo actor Robert Knepper. E quase que ficará com essa certeza, se vir "Filhos do Tédio", o documentário de Rodrigo Fernandes e Rita Alcaire sobre os Tédio Boys, em que o vocalista, juntamente com outros ex-Tédio Boys, presta depoimentos no interior de um edifício que mais parece um estabelecimento prisional.
Ah, mas mesmo mais importante que isto é, claro, o documentário. É um documento precioso sobre um dos maiores fenómenos que assolou a música urbana portuguesa das últimas décadas. Passou hoje no São Jorge, mas repete dia 27 de Abril, em sessão da meia-noite, no cinema Londres. Respeito pelo indielisboa, por permitir que estes documentários não fiquem fechados na gaveta.

Eu confesso

Ontem, pela primeira vez em muitos anos de concertos, eu bati palmas a acompanhar a música. No caso, "Blessing Force", dos Akron/Family. Vou penitenciar-me logo à noite ouvindo 33 vezes consecutivas o disco gravado ao vivo.

Charadas #335

Maldoror vem aí #3

Q3. A quem cabe a encenação de "Maldoror"?

Respostas via passatempomaldoror@gmail.com (não nos comentários!). Regras disponíveis aqui.

Actualização: Questão encerrada. Resposta e vencedores nos comentários. Amanhã há mais.

Hoje, no indie

"Do You Believe in Rapture", elegia dos Sonic Youth ao extinto CBGB, e "Filhos do Tédio", documentário de Rodrigo Fernandes e Rita Alcaire sobre os Tédio Boys e o ambiente rock'n'rollesco de Coimbra. Hoje, no São Jorge, pelas 18h45. Repete dia 27 de Abril, em sessão da meia-noite, no cinema Londres.

Peripécias

(Alerta geral! alerta geral! Post pessoal! Post demasiado pessoal!) São três e vinte da manhã e só agora chego a casa, depois de ter ficado apeado por baixo de um viaduto, sem gasolina, a primeira vez que isto acontece em 14 anos de carta, é preciso que seja dito, depois da primeira estação de serviço não aceitar o multibanco, e, acabo já esta frase pouco dada a respirações, como se estivesse armado em Saramago, desculpem lá, voltando ao que dizia, depois de um estupendo, um devastador, um inclassificável concerto dos Akron/Family. Ufa. A expectativa era muita, conforme terão reparado nas postagens anteriores, carregadas de vídeos que testemunham a passagem destes friques de Brooklyn por outros palcos. Mas nada do que se passou esta noite pelo Musicbox foi menos bom do que aquilo deixava perceber, e se já era difícil superar tantas expectativas, próprias já só de um puto que noutros tempos aguardaria impacientemente concertos de Jesus and Mary Chain ou Nick Cave, como explicar que esta noite foi ainda melhor do que aquilo que se esperava? Por outro lado, como não haveremos nós de reagir perante tipos simples e humildes que tocam bem e suam em palco (conseguido com que a plateia os acompanhe nessa missão), enquanto esticam os limites da imaginação melómana ao jogarem os Can e os Faust com a free folk marada norte-americana, as polifonias do gospel com as polifonias das guitarras? Foi uma noite inesquecível. Como o meu chapéu, assim que o comprar, se este não for um dos concertos do ano. Não fosse ter que trabalhar na terça-feira e eu vos diria quem estaria em Braga amanhã. Há bandas que merecem esse sacrifício e os Akron/Family, por voltarem a fazer-me sentir um puto a descobrir a alegria que é ver um concerto, preenchem inapelavelmente o requisito. Akron/Family ou Angels of Light, voltem, já.

domingo, 22 de Abril de 2007

É HOJE!

(...em Lisboa. Em Braga, é só amanhã. Há já muito tempo que não ansiava assim por um concerto...)



Akron/Family, "Blessing Force", a 10 de Março último, no Empty Bottle de Chicago.

sexta-feira, 20 de Abril de 2007

Charadas #334

Maldoror vem aí #2

Q2. Quem terá dito, por volta de 1993, que preferia ver o Theatro Circo destruído depois de uma enchente do que ver o Teatro Circo eternamente vazio, a propósito da histórica passagem dos Mão Morta por aquele espaço de Braga, entretanto renovado (pede-se nome)?

Respostas via passatempomaldoror@gmail.com (não nos comentários!). Regras disponíveis aqui.

Actualização: Questão encerrada. Resposta e vencedores nos comentários. Segunda-feira há mais.

Don Byron em Sines

Sines começa a aquecer. Faltam hoje precisamente três meses para que comece mais uma edição do Festival de Músicas do Mundo (FMM), que à semelhança do ano passado, se desenrolará entre a penúltima sexta-feira e o último sábado do mês de Julho. Tal como em 2006, o FMM vai estar sediado em Porto Covo nos primeiros dias, e o primeiro concerto trazido a público, de um longo cartaz que promete, acontece precisamente naquela localidade, a 21 de Julho: a lenda do jazz norte-americano Don Byron vai apresentar-se com o tributo a Junior Walker, membro incontornável da família Motown. Começa bem.
www.myspace.com/donbyronmusic

quinta-feira, 19 de Abril de 2007

Faltam três dias...

...para Lisboa, quatro para Braga.


(Akron/Family @ Durham, Duke Coffehouse, Fevereiro 2007)

Maldoror vem aí #1

Q1. Em que cidade nasceu o autor da obra na qual os Mão Morta se inspiraram para o espectáculo "Maldoror"?

Respostas via passatempomaldoror@gmail.com. Regras disponíveis aqui.

Actualização: Questão encerrada. Resposta e vencedores nos comentários.

Charadas #333

Parabéns RUC!

Hoje é a minha vez de dar os parabéns aos 21 anos da RUC com um programa especialmente feito para a ocasião, cheio de soul, ska, punk, rock'n'roll. São as versões originais de temas mais ou menos conhecidos que, por vezes, nem nos lembramos (ou não sabíamos) que já vêm de trás que vão reger o alinhamento do programa -- cuja transmissão está agendada para as 18h de hoje, quinta-feira, em 107.9FM, para o centro do país, ou em www.ruc.pt para o resto do mundo.

PARABÉNS RUC!

O locutor com a pior dicção do mundo apresenta:

Harold Melvin and the Blue Notes "Don't Leave me this Way"
Shocking Blue "Venus"
Gloria Jones "Tainted Love"
The Temptations "Ball of Confusion"
Prince Buster "One Step Beyond"
Dandy Livingstone "A Message to you Rudy"
The Specials "Little Bitch"
Sonny Curtis and the Crickets "I Fought the Law"
The Monkees "(I'm Not Your) Stepping Stone"
The Skids "The Saints Are Coming"
Johnny O’Keefe "Wild One"
Betty Hutton "Blow a Fuse"

quarta-feira, 18 de Abril de 2007

A mini-turnê dos Autoramas por este país irmão

Começa já esta sexta-feira, no Lounge, a viagem deste trio brasileiro por palcos portugueses. Surf-iê-iê, já lhe chamaram.



Para ver e ouvir, "Fale Mal de Mim":



Para ouvir mais ainda: www.myspace.com/autoramas

Já se adivinhava

É a loucura. É a loucura. É a loucura. É a loucura. É a loucura. É a loucura. Sonic Youth em Paredes de Coura.

Mais Beastie Boys, mas em modo instrumental

Os Beastie Boys vão estar também na Aula Magna, a 11 de Junho, um dia após a apresentação no Alive Festival, mas desta vez para um concerto exclusivamente instrumental, de acordo com o Disco Digital.

Maldoror vem aí - passatempo

Ao longo dos próximos dias, vou oferecer cinco bilhetes duplos para um dos espectáculos de estreia da nova produção dos Mão Morta, realizada a partir da obra "Cantos de Maldoror", do Conde de Lautréamont. O espectáculo, que terá a designação "Maldoror", estreia nos dias 11 e 12 de Maio, no Theatro Circo, em Braga. Os vencedores terão oportunidade de optar por um dos dias. Como é que isto se vai processar? As regras são simples:

1. Durante os próximos dias úteis e até 4 de Maio, serão aqui feitas 10 perguntas alusivas aos Mão Morta, aos Cantos de Maldoror, a Lautréamont, ao espectáculo, entre outros eventuais temas relacionados.

2. Os participantes devem enviar a resposta para passatempomaldoror@gmail.com .

3. As cinco primeiras respostas certas são pontuadas. A primeira de todas é valorizada com três pontos, a segunda com dois pontos e as restantes com um ponto.

4. No final, os cinco participantes com pontuação mais alta vão ter a possibilidade de ir a um dos espectáculos de estreia de "Maldoror", à escolha do participante, e ainda levar companhia.

A primeira pergunta sai amanhã...

Charadas #332

terça-feira, 17 de Abril de 2007

!!! em Lisboa? Será desta?

Está no myspace deles. Dia 12 de Julho está aparentemente reservado para um concerto em Lisboa. Juntando a isto a informação dada pelo Blitz há semanas acerca de um novo festival (ena, já tínhamos poucos!) a realizar-se nesse preciso dia, com Chemical Brothers e Tiga, e ainda o facto de estes três projectos fazerem parte do Summercase Festival que se realiza nos dois dias seguintes, em Madrid e em Barcelona, temos notícia quase, quase confirmada.

Bis

Um sinal da loucura que reina nos concertos e nos festivais é a lista de bandas que não vêm uma mas duas vezes ao nosso país, algo que era quase inédito até agora. Cansei de Ser Sexy, Scissor Sisters, Bloc Party e Gogol Bordello são alguns dos nomes que repetem presenças em 2007. Mais haverá, com certeza, que ainda há muitos cartazes a serem fechados. Os palcos portugueses estão cada vez mais na rota das digressões europeias. E ainda bem.

Charadas #331

Já faltam poucos dias





Akron/Family, já no próximo domingo, com os portugueses DOPO na primeira parte. Absolutamente i-m-p-e-r-d-í-v-e-l. Os bilhetes custam €10 e estão à venda na Carbono, na Flur e na AnAnAnA.

"Thanks so much for booking Akron/Family into your venue. As you probably know by now, their live shows are absolutely mind-bending, just fantastic in every way - sonically, emotionally, physically. They are one of the best live bands I've ever experienced. People leave their shows both drained and elated. They GIVE everything, stretching the limits of their music, their own physical endurance, and that of the audience. They are an incredibly special band - "experimental" in many ways, but also immediately accessible and hugely entertaining - in the best sense. It's deeply rewarding to see them getting the attention they deserve.",
Mensagem de Michael Gira, patrão da Young God Records, para a Nervo, produtora do evento

segunda-feira, 16 de Abril de 2007

Charadas #330

Vem aí passatempo com os Mão Morta

É só para avisar, por enquanto. Nos próximos dias, vai ser lançado aqui um passatempo em que vou oferecer, em colaboração com os Mão Morta e a incansável promotora Raquel Lains, cinco entradas duplas para um dos espectáculos de estreia de "Maldoror", dias 11 e 12 do próximo mês, no Theatro Circo, em Braga. Ao longo de vários dias, irão ser lançadas aqui perguntas diversas. Aqueles que, no final, tiverem conseguido acertar mais, vão poder ir ao espectáculo e levar companhia. Mantenham-se atentos.

sexta-feira, 13 de Abril de 2007

O Cordel está de volta



Em Sines, no ano passado, as opiniões sobre o espectáculo do Cordel do Fogo Encantado extremaram-se. Houve quem adorasse os brasileiros (eu! eu! eu!), houve quem os odiasse (cambada de autistas!). Opiniões medianas parece ser coisa que não houve. Mas o mais importante é que Lirinha e companhia estão de volta, para um concerto em Viseu, dia 15 de Junho. E mais haverá num evento que promete ser muito especial. Mais informação em breve.

2007, o ano louco dos festivais

Está tudo louco. É verdade que dá vontade de dizer isto todos os anos, mais ou menos por esta altura, mas convenhamos que o panorama festivaleiro para este Verão parece assumir contornos cada vez mais próprios do cenário do "tudo ou nada", também habitualmente designado por "ou vai ou racha". Sublinho, parece. Mas pode não ser.

Incontornável na doutrina dos neo-liberais, a afirmação de que a concorrência produz efeitos positivos para o consumidor está a verificar-se no curto prazo. Pelo menos, a curto prazo. Zangam-se as comadres, não se descobrem as verdades, mas, de repente, começamos a ficar com cartazes cheios de nomes de peso, inéditos e/ou actuais, coisa que nunca se tinha visto por cá, à excepção de alguns alinhamentos de Paredes de Coura.

Será apenas contagem de espingardas numa guerra fraticida, estaremos a ser apanhados pela febre espanhola de festivais ou será ainda isto apenas (ou, talvez melhor, também) uma consequência natural da explosão do mercado do sponsoring?

Será que 2007 é o ano em que os festivais portugueses começam a encarreirar definitivamente com o "modelo anglo-espanhol" (com muitas aspas, sff)? Não percam os próximos capítulos da saga.

Charadas #329

quinta-feira, 12 de Abril de 2007

Neste fim-de-semana há...

Mais Bailarico Sofisticado! Sábado, no Left.



Fica ainda outra sugestão para amanhã, no Santiago Alquimista: os Bypass vão apresentar alguns temas novos, numa noite que conta ainda com os Rock Group Tiger (onde toca a Mariana ex-Pinhead Society) na primeira parte e alguns discos escolhidos por mim no aquecimento, no intervalo e pelo resto da noite.

Charadas #328

quarta-feira, 11 de Abril de 2007

Um café e um tubarão, sff

Aqui há tempos, para mais de quatro anos, eu e um grupo de amigos de Évora e Lisboa, lançámo-nos ao desafio de produzir um festival de música (e não só!), ali para os lados da raia alentejana. Tínhamos a nosso favor -- e não falo tanto por mim, mas pelo grupo -- a experiência de produzir eventos de grandes dimensões, o conhecimento dos canais de comunicação, o conhecimento do meio empresarial potencialmente virado para uma aposta nesta ideia, enfim, tínhamos uma base sólida de experiência para nos arrogarmos ao direito de iniciar tal empreitada.

O conceito do festival resumia-se a uma simples ideia profundamente enraizada nos hábitos quotidianos de qualquer português: o café. Na música, apostar-se-ia essencialmente na vinda de artistas provenientes de países produtores de café. Paralelamente, noutros campos de expressão artística, o plano previa também outras coisas como exposições, peças de teatro, etc. A unir tudo isto, um mínimo denominador comum, o café.

Juntou-se uma equipa de programadores com experiência sólida na área, tendo-se chegado ao contacto com agentes internacionais, dispostos desde logo a garantir confirmações dos seus representados num festival com esta filosofia. Esboçaram-se business plans. Chegou-se a avaliar duas ou três hipóteses de espaços com potencial para a realização do evento. Fizeram-se diversas reuniões com a Brandia, responsável pela gestão de imagem da Delta Cafés, aquela que foi a primeira opção -- embora não a única -- para um eventual patrocínio. Um patrocínio que seria mais proveitoso do ponto de vista da utilização da imagem reconhecida da marca, dos canais de comunicação que eficientemente usa, do que propriamente do ponto de vista financeiro. Estabeleceram-se contactos com a Região de Turismo, com a presidência da câmara da cidade alentejana onde se desenrolaria o festival e com outros agentes locais. Em nenhuma destas apresentações nos foi fechada a porta. Pelo contrário, houve sempre interesse na ideia, ainda que, do ponto de vista prático, e para nossa pena, a realização viesse a ser adiada de ano para ano, à espera que todos os envolvidos passassem do interesse à vontade. Até que a equipa acabou por se ir desmotivando aos poucos e poucos.

Vem isto agora à tona da água por causa da notícia recentemente revelada no site do Blitz: a Delta vai patrocinar este ano um festival com artistas oriundos de países produtores de café, numa organização pertencente à Música no Coração. Chamaram-lhe Festival Delta Tejo, talvez porque não gostassem do nome anterior, talvez porque esse fosse intocável, já que se encontra registado.

É a vida.

Charadas #327

terça-feira, 10 de Abril de 2007

Só para não esquecer...

Amanhã há...



Panda Bear no B.Leza, com primeira parte a cargo de Maio Coopé, dos Djumbai Jazz. (A propósito, não deixa de ser curiosa esta associação de Panda Bear a um espaço essencialmente dedicado à música africana, com uma primeira parte por parte de um guineense. No segundo concerto de Noah Lennox, dito Panda Bear, na ZDB, principalmente no último tema do concerto, fiquei com a nítida sensação de que ele havia chegado a África, ainda que por caminhos pouco directos... Passado todo este tempo, aí está... Panda Bear no B.Leza e com Maio Coopé na primeira parte. Estava escrito.)

ACTUALIZAÇÃO: O Pandar Bear toca primeiro, logo às 22h30. Fica o aviso.

Recepção a mais um vizinho

A blogo-vizinhança tem um novo inquilino. O José Marmeleira, que já escreveu regularmente para a Mondo Bizarre ou para a Número, chegou ao bairro sob o pseudónimo de "amador feliz" (amadorfeliz.blogspot.com). Juntos, partilhamos, entre outras coisas, uma paixão especial pelos Sonic Youth. Bom, a dele é maior (er...), como se pode ver desde já no primeiro post, uma longa elucubração sobre... o "Schizophrenia". Bem vindo, Zé.

Charadas #326

segunda-feira, 9 de Abril de 2007

Um medidor mainstream

Para quem usa o audioscrobbler da Last.fm, eis o que faltava: um algoritmo que compara o que ouvimos com os artistas ouvidos pela generalidade dos utilizadores, gerando um índice de mainstreaming. Agora, já podemos evitar o que todos ouvem. Já temos instrumentos ao nosso dispor para fugir do rebanho. Enfim, a liberdade! :)
(Por aqui: 16,69%)

África Festival

Já há alinhamento para mais uma edição do África Festival, que acontecerá entre 28 e 30 de Junho, novamente nos jardins junto à Torre de Belém. Segundo as Crónicas da Terra, o cartaz está preenchido desta forma:

Dia 28
Mayra Andrade (Cabo Verde)
Músicos do Nilo (Egipto)

Dia 29
Paulo Flores (Angola)
Bassekou Kouyate & Ngoni Ba (Mali)

Dia 30
Sally Nyolo (Camarões)
Baaba Maal (Senegal)

Charadas #325

segunda-feira, 2 de Abril de 2007

O MySpace é nosso!

Músicos, DJs, espaços, promotores, agentes... Desde que seja português está no Ulistânia: www.myspace.com/ulistania
É um mundo que nunca mais acaba.

Charadas #321

Parabéns à RUC

Passaram já 21 anos desde que a cidade de Coimbra ouviu nascer um dos projectos de rádio mais estimulantes no país, a Rádio Universidade de Coimbra. E em tempo de aniversário, a RUC oferece aos seus ouvintes aquilo que é uma das suas maiores imagens de marca: a rádio de autor. Em todos os 21 dias úteis deste mês de Abril, sempre a partir das 18h, será emitido um programa de autor diferente, feito por gente de fora, de outras estações universitárias ou de emissoras nacionais, profissionais ou amadores, ex-RUCs ou velhos amigos. A festa começa já hoje com a recuperação de um mítico programa da Rádio Universitária do Minho, o Roxo Urubu, onde Miguel Pedro (Mão Morta, Bateau Lavoir, Mundo Cão) e outros fizeram nascer os não menos míticos Mini Drunfes. Mas há muito mais ao longo deste mês. E eu vou ter o enorme prazer de participar na emissão do dia 19. Para a grelha dos próximos dias, é favor visitar o www.ruc.pt.

domingo, 1 de Abril de 2007

A notícia do ano

Tantos anos depois, os Mudhoney estreiam-se em Portugal com um concerto que está agendado para dia 11 de Julho, no Paradise Garage, em Lisboa. A primeira parte vai estar a cargo dos D3Ö (que noite, que noite que vai ser!) e os bilhetes custam 20 euros (mais 2 euros se comprados no próprio dia).