sábado, 31 de março de 2007

!!! já não vêm a Lisboa

Segundo nota muito breve no Disco Digital, o concerto de !!! em Lisboa, agendado para a próxima terça-feira, foi cancelado. E hoje ainda é 31 de Março, portanto deve ser verdade... :/

ACTUALIZAÇÃO: O site do Blitz avança que o cancelamento se deveu à procura fraca de bilhetes. Talvez seja o prenúncio de algo que provavelmente acontecerá com alguma frequência ao longo deste ano... toc toc toc.

Respeitinho

Já é sabido que os seguranças de discotecas são a classe profissional deste país que bate todos os recordes de baixos quocientes de inteligência. Por vezes, basta um apenas para estragar uma casa. Music Box, clube de rock? A merda.

Mas...

A Blitz que ontem saiu para as ruas começa logo por abordar o tema no editorial, uma evidência tida desde há muito: a indústria discográfica definha a olhos vistos, enquanto que a indústria dos espectáculos ganha cada vez mais saúde. Ou, do ponto de vista do cidadão, compram-se cada vez menos discos, vai-se a cada vez mais concertos. Mas, depois, o tão anunciado destaque aos concertos que aí hão de vir fica-se por uma coluna. Reportagens, essas, continuam a não ter um espaço minimamente decente. Há aqui alguma coisa que não bate certo, pois não?

sexta-feira, 30 de março de 2007

Charadas #320

Amanhã, sábado, em Rio Maior

A quem visitar as famosas Tasquinhas, na última noite da edição 2007 deste certame gastronómico de Rio Maior, fica o convite para uma passagem pelo In a Bar:



(Entretanto, já há algumas datas agendadas para Abril, que serão oportunamente divulgadas)

quinta-feira, 29 de março de 2007

Charadas #319

2007, ano de boa colheita?

Dizia-me ontem o Jorge da Carbono que esta estava a ser altura de grandes discos e que até nem se compreendia como se fazia sair tudo agora, de uma vez só, de como o público não terá capacidade para absorver tudo. Falávamos do disco de estreia dos Grinderman, do novo de LCD Soundsystem e do novo de Trans Am (e eu aproveito para acrescentar o novo de !!!). Qualquer um destes álbuns é um disco imenso, sem maus momentos. Trata-se de, enfim, discos à antiga, que são escutados com deleite do princípio ao fim.
Mas este ano tem mais discos assim, contrariando talvez a secura que se abateu sobre 2006. Ora veja-se o magnífico "Person Pitch" de Panda Bear, editado há semanas, por exemplo. Ou o novo e estrondoso álbum dos Young Gods, que se prepara para rebentar por aí dentro de pouco tempo. E ainda nem ouvi, por exemplo, os novos das Electrelane ou, num campo distinto, de Pan Sonic...
Haja carteira! (Ou largura de banda...)

terça-feira, 27 de março de 2007

segunda-feira, 26 de março de 2007

Charadas #316



Eis mais uma série -- a sexta? sétima? -- das Charadas. O objectivo, desta vez, é indicar o nome do artista e o título da obra da qual aqui vai aparecer um pequeno detalhe. Um ponto para o primeiro que adivinhar (dois pontos se tiverem passado seis horas, três pontos se tiverem passado 18, quatro pontos se tiverem passado 36, etc... vocês já sabem). E nada melhor para começar do que uma charada fácil.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Bailarico para os próximos dias

Ora, pois então, é assim:

Amanhã, sexta-feira, vou estar sozinho em Sines, a passar exclusivamente música dos anos 70. É que amanhã é o dia da Semana da Juventude de Sines especialmente dedicada a esta década (as de 80 e 90 seguem-se noutros dias). Por volta das 22h30, começa a ser projectado no largo Poeta Bocage (mais conhecido por largo do Castelo), o filme "Sex Pistols: Live at Longhorns", um documento sobre o concerto dos Pistols no Texas, em 1978. No mesmo sítio, e lá para a meia-noite, começa a discaria de 70. Algum punk, algum kraut, algum funk, alguma soul, algum disco, etc. Para mais informações sobre a Semana da Juventude de Sines, dirigam-se aqui.

Depois, no sábado, há Bailarico Sofisticado em regime completo, com os meus comparsas do costume, no Lounge, ao Cais do Sodré:

terça-feira, 20 de março de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #26



YOUNG@HEART "SCHIZOPHRENIA" (Ao vivo)

Data: Algures entre Abril e Junho
Sim, é um coro de simpáticos velhotes a cantarem "Schizophrenia", dos Sonic Youth. O Young@Heart, grupo coral onde as idades dos elementos que o formam variam entre os 74 e os 93 anos, formou-se há vinte e cinco anos no Massachusetts. No ano passado, o grupo ganhou outra exposição, ao ser alvo de um documentário feito por dois realizadores britânicos, que entretanto passou por algumas televisões europeias. Esta versão do "Schizophrenia" -- belíssima versão, a propósito -- é justamente um dos momentos desse documentário, tal como outro clip especialmente tocante e igualmente disponível no youtube: "Fix You", dos Coldplay. É um coro cheio de gente bonita. (Obrigado, Cristiano, pela dica.)

segunda-feira, 19 de março de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #25



HIPNÓTICA "NICO" (Videoclip)

Data: Março de 2007
Saiu para as lojas, na semana passada, o novo álbum dos Hipnótica. Chama-se "New Communities for Better Days", é editado pela SomLivre e, como indica o título, explora liricamente o tema das novas comunidades que a tecnologia tem permitido criar e destas novas portas sofisticadas que se abrem todos os dias para os músicos e artistas em geral. O primeiro single é este "Nico" (o nome e a música não enganam ninguém, diga-se). "New Communities..." é provavelmente o disco dos Hipnótica onde a atenção aos detalhes e à harmonia foi mais longe. E é também aquele onde se notam mais as cadências rock, especialmente os acidentes geográficos mais conhecidos por "vai acima, vai abaixo", ao que não será estranha a integração de um dos multi-instrumentistas dos Bypass, Eduardo Raon. É um belíssimo disco.

Mais uma amiga na vizinhança

Já não falta muito para estar cá toda a gente. A mais recente moradora do bairro dos blogues de música é a Raquel Pinheiro, antiga jornalista do Blitz, do Público e editora da Mondo Bizarre, que passou a transpor para o A Sample of Things as suas notas, os seus pensamentos à volta deste bicho que temos em comum (e não só!). Bem-vinda!

sexta-feira, 16 de março de 2007

Panda Bear

Há uma bela entrevista do Mário Lopes a Noah Lennox, Panda Bear, na edição de hoje do ípsilon, suplemento cultural do Público que dedica pouco mais de meia dúzia de páginas à música. E por aqui também se alinha em todos os encómios que o Mário faz ao novo disco do norte-americano emigrado em Lisboa, "Person Pitch". Não tem parado de tocar por estas bandas e já é, com toda a segurança, um dos melhores álbuns do ano...

Esta noite é para dançar

quinta-feira, 15 de março de 2007

Assim sim

Não é nada contra o festival Alive, nem contra a respectiva promotora, mas é muito mais interessante ver os Sonic Youth partilharem um cartaz com os White Stripes ou os LCD Soundsystem do que os ver enfiados no meio de Linkin Park ou Pearl Jam como chegou a correr.
Explicando: Sonic Youth, White Stripes, LCD Soundsystem e ainda os Maxïmo Park vão estar num dos dias do festival SBSR, mais precisamente a 4 de Julho. Pelo menos, assim deixa perceber o site dos Maxïmo Park, citado pelo Blitz.
O festival SBSR conta já com as seguintes presenças: Metallica (28 de Junho), Arcade Fire, The Magic Numbers, Klaxons, Bloc Party, Bunnyranch e The Gift (3 de Julho), Sonic Youth, White Stripes, Maxïmo Park e LCD Soundsystem (4 de Julho) e, no último dia, Interpol, Underworld e Scissor Sisters (5 de Julho).

segunda-feira, 12 de março de 2007

A descoberta da noite

KUMPANIA ALGAZARRA!
São de Sintra e têm dado por aí alguns concertos, que tenho perdido pelas mais diversas razões. Dos primeiros relatos que me chegarem, cheguei a pensar que se tratasse de mais uma pandilha de friques com muita gana e pouca substância. Mas os temas que estão disponíveis no myspace apresentam um colectivo de sete óptimos músicos, com um sentido de festarola muito, muito catita. Klezmer, reggae, balcãs, bailinho, festa, festa, festa.
www.kumpanialgazarra.com

A Celebration



Este single dos U2 que aqui vos mostro é, em determinado contexto, tido como raro, particularmente esta edição irlandesa. É o que se diz, por exemplo, aqui. Nem o lado A, "A Celebration", nem o lado B, "Trash, Trampoline and the Party Girl", vieram a sair em qualquer dos álbuns do grupo (o lado B apenas aparece ao vivo, com o nome "Party Girl", em "Under a Blood Red Sky").
Esta manhã, encontrei-o à venda no eBay. Perdi a licitação, que chegou perto das 20 libras, o que até nem é muito, para aquilo a que se está habituado no eBay. A verdade é que talvez o single até nem seja assim tão raro, já que apareceu outro exemplar esta tarde. Adivinhem quem ficou com ele, a um preço bastante inferior ao da licitação final da manhã?

Josephine Foster no Má Fama

Hoje, segunda-feira, o programa de rádio Má Fama conta com a presença de Josephine Foster, para uma entrevista e uma pequena sessão ao vivo. Oiçam, a partir das 22h, na Rádio Zero (ou então mais tarde, através do podcast).

A "edad de oro" dos festivais

Se aqui há uns anos tinha algumas suspeitas que a indústria da música iria sofrer uma alteração drástica do seu modelo de negócio -- adeus mercado dos discos olá realização de digressões e grandes festivais -- hoje já não me restam quaisquer dúvidas. Vejam, por exemplo, este interessante artigo do El Periódico sobre a "edad de oro" dos festivais espanhóis:
La feroz rivalidad entre festivales dispara los precios de contratación

quinta-feira, 8 de março de 2007

Jesus de volta


Os promotores do festival Coachella, na Califórnia, insistiram e conseguiram. Vão poder contar com os Jesus and Mary Chain juntos de novo, ao vivo, em Abril. Mas o grupo escocês não se ficou por aqui e já confirmou mais duas datas. Aqui mesmo ao lado, em Madrid e em Barcelona, vai também ser possível vê-los ao vivo, em concertos marcados para os dias 13 de Julho e 14 de Agosto, respectivamente. Espera-se que o line-up da banda seja composto pelos irmãos William e Jim Reid, acompanhados pela banda deste último no seu projecto a solo: Mark Crozer, na segunda guitarra, Phil King, no baixo e Laurence Colbert, na bateria, havendo ainda a possibilidade de Bobby Gillespie, mentor dos Primal Scream e antigo baterista dos Jesus, integrar o grupo, se o desejo recentemente manifestado pelo próprio se concretizar...

Josephine Foster na ZDB, hoje

A norte-americana Josephine Foster volta a apresentar-se no nosso país, para concertos em Lisboa (ZDB, hoje) e em Sines (Centro de Artes, Sábado), em mais uma iniciativa da Filho Único, a promotora formada por Pedro Gomes e Nélson Gomes. Vai ser mais uma oportunidade para assistir auma das jóias da coroa do "songbook" dos Estados Unidos desta década, como lhe chama o PR da ZDB. Do cartaz para a noite de hoje fazem também parte os free-rockers Warmer Milks.
Mais informação em www.zedosbois.org

quarta-feira, 7 de março de 2007

Bailarico Sofisticado em Março



:)

Frágil ao ritmo da poesia

As próximas noites de quarta-feira no Frágil, a começar já pela de hoje, são dedicadas à poesia. Pelo bar do Bairro Alto vão passar diversos músicos e outros artistas que vão interpretar textos de Al Berto, José Agostinho Baptista, Herberto Helder e Mário Cesariny. A noite de hoje é dedicada a Al Berto e vai contar com a presença de JP Simões e Miguel Nogueira, dos Quinteto Tati, e ainda Vera Paz, Adriano Filipe, Bernardo Gomes de Amorim e JP Diniz. Para a semana, o poeta eleito é José Agostinho Baptista, com Nuno Gonçalves, dos The Gift, a musicar os textos lidos por Francisco Costa, e ainda um concerto dos Cindykat e música escolhida por Miguel Ribeiro, outro The Gift. No dia 21, Graciano Dias Paulo Abelho, João Eleutério os Danças Ocultas prestarão tributo a Herberto Helder. Na última quarta-feira do mês, Rogério Samora, Gabriel Gomes, Rodrigo Leão e Os Naifa trabalharão os poemas de Mário Cesariny.

terça-feira, 6 de março de 2007

Primavera

Como lembrou o "gaju" nos comentários à postagem anterior, aproxima-se mais uma edição do Primavera Sound, em Barcelona. Dava ele conta que o Primavera vai também ter o espectáculo muito especial que os Sonic Youth vão igualmente apresentar em Londres, do qual já aqui se falou, e onde será tocado na íntegra o álbum "Daydream Nation". O Primavera Sound decorre no Parc Del Forum entre os dias 31 de Maio e 2 de Junho e contará também com os Slint a tocarem o álbum "Spiderland" por completo e os Comets on Fire a fazerem o mesmo com "Blue Cathedral", em mais duas manifestações de parceria da organização do festival catalão com os ingleses da All Tomorrows Parties. E já há um extenso rol de nomes anunciados. As últimas novidades prendem-se com Shannon Wright, The Apples in Stereo, Girl Talk, Black Mountain, X-Wife (sim, os "nossos" X-Wife), Veracruz, Ginferno e 6PM, que assim se juntam a estes outros nomes: Architecture In Helsinki, Bad Brains, Band Of Horses, Barry Adamson, Billy Bragg, Bola,Bonde Do Role, Brightblack Morning Light, Built To Spill, Buzzcocks, David Carreta, David Thomas Broughton, Death Vessel, Diplo, Dirty Three, Dj Yoda, Dominik Eulberg, The Durutti Column, Erol Alkan, Explosions In The Sky , Fennesz & Mike Patton , Girls Against Boys, The Good The Bad And The Queen, Grizzly Bear, Grupo De Expertos Solynieve, Hell, Herman Düne, Isis, Ivan Smagghe, Jonathan Richman, Justice, Kid Koala, Kimya Dawson, Klaxons, Lisabö, The Long Blondes, Los Planetas, Low, Luke Slater, Luomo, Matt Elliot and his orchestra, Mäximo Park, Melvins performing Houdini, Mijk Van Dijk, Modest Mouse, Múm, Mus, Nathan Fake, Oakley Hall, Oliver Huntemann, Patti Smith, Pelican, Play Paul, The Rakes, Reinhard Voigt, Robyn Hitchcock And The Venus 3, Spank Rock, Spiritualized acoustic mainlines, Standstill, Ted Leo & The Pharmacists, Toktok, Uffie e Dj Feadz.
Ufa. Parece não ter fim.

segunda-feira, 5 de março de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #24



AQUI D'EL ROCK "HÁ QUE VIOLENTAR O SISTEMA" (videoclip)

Data: 1978
Este é provavelmente o primeiro videoclip português. Pelo menos, disso se orgulham os Aqui D'El Rock, que também se gabam de serem a primeira banda punk em Portugal. Os Aqui D'El Rock nasceram em Lisboa, em 1977, e não duraram mais do que dois anos. Gravaram dois singles, este "Há que Violentar o Sistema"/"Quero Tudo" e ainda "Eu Não Sei"/"Dedicada (A Quem nos Rouba)". Três dos elementos do núcleo dos Aqui D'El Rock voltaram a tocar juntos entretanto, sob a designação Há Alma.
www.aquidelrock.pt

domingo, 4 de março de 2007

Os Travelling Wilburys

Andei esta tarde a tentar dar outra disposição à minha colecção de LPs e encontrei este disco dos Travelling Wilburys, para o qual já não olhava, quanto mais ouvir, há mais de dez anos. O disco é de 1988 e foi um dos primeiros que me lembro de ter comprado. Teria na altura 15 anos. Os Travelling Wilburys eram nada mais nada menos que uma super banda constituída por George Harrison (Nelson Wilbury), Jeff Lynne (Otis Wilbury), Roy Orbison (Lefty Wilbury), Tom Petty (Charlie T. Jnr.) e Bob Dylan (Lefty Wilbury). Lembro-me aliás que o comprei por causa do Roy Orbison, pelo qual nutria especial admiração de imberbe rock'n'rolleiro (e até me arrepia ouvir de novo o seu belíssimo falsete nas faixas em que empresta a sua voz). Orbison morreria pouco tempo depois, mas os Wilburys gravariam ainda um segundo disco, curiosamente intitulado "Vol. 3".

E o que é que há de pior numa gripe?

Nem sequer ter vontade de ouvir música. Ainda por cima, a virose que por aí anda neste Inverno traz consigo umas dores de ouvidos quase permanentes e um tinittus pela manhã que faz lembrar as ressacas de concertos de Pan Sonic...
Hora de reabrir o tasco.