terça-feira, 30 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #19



GIANT SAND "HAPPENSTANCE" (videoclip)

DATA: 1994
Um videoclip inédito para um dos temas dos Giant Sand incluído em "Glum", álbum de 1994. Um pequeno brinde para ilustrar o regresso a Portugal, para concertos em Lisboa (hoje) e Braga (amanhã), do líder dos Giant Sand, Howe Gelb. Já agora, reparem nos vídeos que ele apresenta na sua página. Até lá há um clip dos Giant Sandworms (pré-Giant Sands), de 1983!

Parabéns Merzbau!

Charadas #306

O regresso do amigo Howe


Hoje e amanhã, Lisboa e Braga recebem mais uma visita de Howe Gelb, que agora traz novo álbum, "Sno Angel Like You". A primeira parte vai estar a cargo dos Dead Combo que, curiosamente, nasceram a partir do primeiro concerto de Howe em Portugal, aquele que A Mula organizou no Musicais (actual Clube Lua) há atrasado.
Os concertos de hoje, em Lisboa, acontecem no Santiago Alquimista (por onde Howe já passou, então acompanhado da sua banda), e começam a partir das 22h. Amanhã é a vez de Braga, no (impagável) Theatro Circo, com os concertos a começarem a partir das 21h30. A entrada custa €15 em Lisboa e €10 em Braga.

segunda-feira, 29 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #18



25 Years Crammed Into 7 Minutes

DATA: 2005
A história desse negócio que hoje chamamos de músicas do mundo passa, sem dúvida, pela afirmação de uma editora independente belga, a Crammed. Quem não conhece as Zap Mama? Que seria da música cigana se não fosse a aposta nos Taraf de Haïdouks, na Koçani Orkestar ou, actualmente, na Mahala Raï Banda? E a Bebel Gilberto ou a Cibelle? E não só. Quem esteve atento à música independente dos anos 80 também nunca se esquecerá dos Tuxedomoon, dos Minimal Compact ou das compilações Made to Measure. Eis, portanto, num compacto de sete minutos, a história dos 25 anos da máquina criada por Marc Hollander e Vincent Kenis.

Charada #305

"Jo" de volta


Josephine Foster vai regressar a Portugal, em Março. Dia 8 toca na ZDB, em Lisboa, com Warmer Milks mas há mais concertos marcados (Sines, por exemplo, no dia 10). "A Wolf in Sheep's Clothing" (Locust) é o último álbum.
www.100songsising.com
www.myspace.com/warmermilks

domingo, 28 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #17



HUMPTY DUMPTY COM ADOLFO LUXÚRIA CANIBAL - INTRODUÇÃO AO RITMO DO CAMARTELO E DA BETONEIRA (videoclip)

Data: 1991
Formado por Miguel Pedro (Mão Morta) e Manuel Leite (Rongwrong), o projecto Humpty Dumpty fez-se acompanhar do vocalista dos Mão Morta para participar com este tema na colectânea "Realidade Virtual" (ed. Fast Forward), lado a lado com Nuno Rebelo, Rafael Toral, God Speed My Aeroplane (os novos Santa Maria Gasolina em teu Ventre!), Hesskhe Yadalanah (o Miguel Santos ex-Blitz e actual programador da embaixada da Gulbenkian em Londres), entre outros nomes, nacionais e estrangeiros.

Petição esquerdista

To: Câmara Municipal de Lisboa
O Left Bar surge inserido no projecto Santos Design District, iniciativa promovida pela SDD - Associação Empresarial do Bairro de Santos, associação esta que tem como objectivo a promoção, a melhoria, a reconversão dos espaços públicos, a dinamização cultural, a criação de infra-estruturas para o lazer e diversão.
Inaugurado em Setembro de 2005 pela mão dos arquitectos Ricardo Carvalho e Joana Vilhena, que remodelaram o antigo armazém do início do século XX no Largo Vitorino Damásio, o Left Bar foi concebido com vista à criação de um espaço polivalente onde fosse possível residirem pacificamente concertos e intervenções de artistas plásticos.
Fez parte das comemorações do Dia Mundial da Arquitectura (Outubro de 2005).
Foi considerado o melhor bar de Lisboa pela revista internacional Vogue (2006).
Integra a revista internacional Time Out, como sendo um dos principais locais a visitar.
Foi alvo de artigos nos principais jornais portugueses.
Passaram por lá mais de 50 DJs de todo o país.
Acolheu mais de 30 concertos dos mais diversos estilos musicais.
Por tudo isto, o Left Bar faz hoje parte da cidade de Lisboa, da sua vida nocturna, do lazer de centenas de pessoas, faz parte da nossa arquitectura comtemporânea, faz parte da chamada requalificação urbana que sempre invadiu as campanhas eleitorais. O Left Bar foi um espaço dinâmico que bombeou com esforço e dedicação toda a cultura emergente da cidade de Lisboa. O Left Bar situa-se à esquerda do corpo humano.
O Left Bar, recebeu no passado dia 26 de janeiro de 2007, uma ordem de encerramento assinada pelo vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fontão de Carvalho, que foi constituído arguido, no dia 25 de Janeiro de 2007, pelo Ministério Público no processo de permuta de terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular.
Sincerely,
The Undersigned

sábado, 27 de Janeiro de 2007

Quero ser africano

Tenho por hábito torcer o nariz sempre que oiço ou leio a expressão "música negra". Como se a música tivesse cor, como se um branco não pudesse aprender a tocar uma kora, um preto não pudesse tocar viola d'arco, um amarelo não pudesse ser mc de um colectivo de hip hop. Se estamos habituados a ver grupos de jazz com pianistas brancos e saxofonistas pretos é porque há mil e uma razões de ordem cultural, social e económica que assim o determinam. Não a raça.
Mas eu gostava de ser africano. Gostava de ter África na minha cabeça, na minha formação intelectual e cultural. De estar tão habituado a uma mbira ou uma kora como um europeu está a uma flauta de bisel ou as teclas brancas e pretas de um piano. De conhecer desde o berço aquele ritmo imparável, aquela demanda de mexer o corpo, de suar (e libertar as ferormonas) de alegria.

(Os Djumbai Jazz, que ontem passaram pela ZDB para uma estonteante oferta de ritmo às poucas pessoas que compareceram, fizeram-me sentir um pouco mais africano. São enormes estes guineenses. Podiam ir longe, se não estivessem por cá.)

sexta-feira, 26 de Janeiro de 2007

Uma sugestão de programa para sexta-feira à noite

A partir das 23h...

A cultura musical Mandinga vai estar em exposição no palco da ZDB, esta noite, com o colectivo guineense Djumbai Jazz. Com Maio Coupé na voz e na percussão, Cabum na percussão, Galisa na kora (se quiserem ser transportados por momentos até às nuvens, façam a vocês mesmo o favor de ouvir este homem a tocar kora...), Sidi na guitarra eléctrica e Sadjo na acústica. É imperdível.

Depois, pela noite fora...

O trio de giradisquista Cimento. (este ponto final aqui é irritante, mas faz parte do nome... mariquices) vai voltar ao LEFT, para mais uma noite de agitação nas pistas de dança improvisadas pelo espaço, pelo balcão, pela casa-de-banho. É festa até vir a polícia!

Charadas #304

Reggae em Carcavelos

Festival Winter Jam, dia 23 de Fevereiro, no Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos:

GROUNDATION (regresso a Portugal)
U-ROY (estreia por cá do "The Originator")
JUNIOR MURVIN (estão a ver o "Police And Thieves"?)
E ainda os portugueses One Love Family e Julah Jah Soundsystem

Bilhetes a 25 euros, já à venda. A organização pertence à Positive Vibes. Quem mais?

quinta-feira, 25 de Janeiro de 2007

Um elogio público aos Cash Converters

Há que prestar tributo ao (compreensível) desleixo (e ignorância musical) dos responsáveis pelos Cash Converters que colocam todos os discos, principalmente os de vinilo, no mesmo saco, isto é, ao mesmo preço, o mesmo que o da uva mijona. É verdade que é necessário esgravatar pelas colectâneas e singles de bandas sonoras de telenovelas, mas trazer o "Sex & Drugs & Rock & Roll", do Ian Dury, e o "Who Made Who", dos AC/DC (ambos em óptimo estado), e ainda mais de meia-dúzia de sete polegadas catitas por quatro euros e sete cêntimos é coisa que valha o esforço. Obrigado, Cash Converter do Chile.

Charadas #303

Um vídeo por dia traz cor e alegria #16



OS RESENTIDOS "ECONOMÍA SUMERGIDA" (videoclip)

Data: 1986 (?)
Estes são os mesmos Resentidos de "Galicia Canibal", o tema em que fazia um "Sol de Carallo", um sucesso não só por todo o reino espanhol nos anos 80, mas também por cá (quem o quiser ver numa versão recente, na comemoração dos 20 anos da banda, pode ir aqui). Esta é provavelmente a banda galega mais conhecida em Portugal, não só por causa do sucesso de "Galicia Canibal", mas ainda por causa de títulos como "Vigo, Capital Lisboa", álbum de estreia em 1984, ou de uma versão como a que a banda de Anton Reixa (a grande força motriz da movida galega dos anos 80) fez para "Chamem a Polícia", dos nossos Trabalhadores do Comércio.

terça-feira, 23 de Janeiro de 2007

Charadas #301

Um vídeo por dia traz cor e alegria #15



KLEZMATICS "MAN IN A HAT" (ao vivo)

Data: ?
A música klezmer, essa magnífica expressão sonora da diáspora judaica por esse mundo fora, anda pelos grandes palcos por culpa de grupos como os Klezmatics, que injectaram nas tradições uma dose de alguma irreverência, não deixando de se manterem fiéis à disciplina do tocar bem e rápido. A Culturgest vai ser palco para o regresso do colectivo ao nosso país, já nesta próxima quarta-feira.

quarta-feira, 17 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #14



SHAM 69 - If the Kids Are United (ao vivo)

Data: final dos anos 80 (?)
Não chegaram à fama de uns Clash ou de uns Sex Pistols, mas têm o nome cicatrizado na história do punk inglês. Eram provenientes de Hersham, no Surrey, e tinham em Jimmy Pursey o seu líder carismático. Os concertos eram acompanhados por turbas violentas de skinheads (os rapazes de Hersham são provavelmente o maior nome do movimento Oi!), tendo inclusive levado a banda a cancelar actuações depois de um motim provocado por elementos da National Front, num concerto de 1978. Já no início dos anos 80, quando a coisa se estava a aproximar perigosamente do hard rock fm, a banda acabou. Seguiram-se os Sham Pistols, com Pursey acompanhado pelos elementos dos Sex Pistols além de John Lydon, e, mais tarde, como documenta este vídeo, um regresso ao nome Sham 69, com Pursey e outros novos músicos. "If the Kids Are United", o quinto single, foi lançado em 1978 e chegou ao número 9 do top. Chegou a ser utilizado num anúncio da McDonalds, no final dos anos 80, o que enfureceu Pursey, então convertido ao vegetarianismo.

Charadas #297

terça-feira, 16 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #13



CENSURADOS - Não (TV)

Data: 1990 (?)
Era o tempo em que a televisão portuguesa ainda convidava a malta do rock para tocarem dentro da caixa mágica, nem que fosse em play back, como era o caso do Mapa Cor-de-Rock, programa que intercalava entrevistas com actuações ao vivo. Este "Não" foi apenas um dos vários temas que os Censurados tocaram nessa emissão (procurem pelos outros no youtube ou neste blogue de fã). Longe vai o tempo. Até o Ribas era magro. A propósito, quem quiser recordar ou conhecer a história dos Censurados tem agora à disposição "Censurados até Morrer", a biografia recentemente dada à estampa, com autoria de Renato Conteiro e Augusto Figueira.

Charadas #296

Coisas que não deviam acontecer, pt. III

Rita Vozone abandona CAVEIRA (in myspace/caveiracaveira).

segunda-feira, 15 de Janeiro de 2007

Coisas que não deviam acontecer, pt. II

A publicação do jornal UM foi suspensa, por motivos económicos. Não há publicidade que chegue para pagar a existência do projecto tal como estava definida, conforme dá conta o director do jornal, Jorge Manuel Lopes, no seu A Vítima Respira.
Fica o desejo de que a suspensão seja apenas isso mesmo que diz o dicionário: "interrupção temporária".

Coisas que não deviam acontecer, pt. I

A Química FM acaba algures por estes dias. Ou até hoje mesmo. Se é que não acabou já há algum tempo. Se é que não acabou mesmo antes de ter começado. Projectos como este, construídos sobre a insustentabilidade de vigas podres, já não deviam acontecer, mas, volta e meia, há sempre alguém que se lembra de fazer a feijoada com água na boca a mais e feijão a menos.
Fica um grande abraço para todos aqueles que acreditaram no projecto e que, com um entusiasmo incrível e ingénuo de quem tem muito para dar, tocaram a Química ao longo destes meses de... experiência. Uma experiência que ficaria bem em qualquer outra rádio, diga-se. E um grande abraço ao Gonçalves que se lembrou de mim.

Novas comunidades para dias melhores



No próximo mês é lançado "New Communities for Better Days", o novo álbum dos Hipnótica. Aqui o gerente do tasco já teve oportunidade de ouvir o disco e assegura que há ali material muito, muito interessante. Mantenham-se atentos.

Charadas #295

domingo, 14 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #12



AKRON/FAMILY - Love and Space (ao vivo)

DATA: Setembro de 2005
Dando aqui expressão à sua faceta gospel-frique, os Akron/Family rodeiam o microfone para tocarem "Love and Space", o tema que encerra o brilhante "Meek Warrior", álbum do ano passado. Isto aconteceu na edição de 2005 do "Adventures in Modern Music", o festival que a revista The Wire tem levado a cabo no Empty Bottle de Chicago. Daqui a uns três meses, Lisboa e Braga vão ter a hipótese de conhecer mais de perto este colectivo. Até lá, deverá aparecer álbum novo e, agendada para Fevereiro, está a edição de "You, You're A History In Rust", dos canadianos Do Make Say Think (Constellation), que contará justamente com as vozes dos Akron/Family.

sábado, 13 de Janeiro de 2007

Uma nova vida para a ZDB?

Já lá vão mais de 12 anos desde que um grupo de artistas fundou a Galeria Zé dos Bois. Ao longo de todo este tempo, o projecto tem vindo a albergar e a promover iniciativas artísticas e intercâmbios culturais de uma forma que sempre foi além da simples exposição de objectos, como o nome Galeria poderia erradamente deixar pressupor. Linguagens como a da música ao vivo, da performance dramática, entre muitas outras, têm tido o seu espaço pelos diversos locais em que a ZDB já se instalou. E, muita das vezes, permite-se (e, mais, estimula-se) o cruzamento sadio entre estas mesmas linguagens e até entre os diferentes públicos. E depois ainda há o trabalho de retaguarda, como as residências para criadores (e os intercâmbios com projectos congéneres no estrangeiro), a criação de raiz de projectos artísticos ou as salas de ensaio para bandas como os Cool Hipnoise ou os Dead Combo, entre várias outras que por ali já passaram.

Desde o início, como dizia acima, a ZDB tem sabido dar espaço à música ao vivo. Mas certamente que não passa despercebido o trabalho que veio a ser desenvolvido desde, mais coisa, menos coisa, o Verão de 2003. Aquilo que antes eram apresentações mais ou menos regulares de alguns músicos, essencialmente portugueses, transformou-se numa programação recheada de inúmeros concertos todas as semanas, com alguns dos nomes mais cativantes da música subterrânea europeia ou norte-americana, atravessada por vezes, por algumas piscadelas de olho às músicas provenientes de África e não só. Nem toda a gente o saberá, mas esta etapa da vida da ZDB teve dois rostos, os dos programadores Pedro Gomes e Nélson Gomes, que agora deixam a casa. Eles já prometeram que vão continuar a apostar com garra na vinda de bons nomes a Portugal. O corte com a ZDB não é também total, já que vão continuar a produzir uma noite por mês (Hospitals e Lobster, a 8 de Fevereiro, tem a mão deles, e muita coisa boa, daquela que ainda não se pode dizer, virá em breve, tomem nota).

Resta deixar uma nota de incentivo aos Gomes para continuarem com o bom trabalho, por um lado, e também ao Manuel Poças, sobre o qual recai agora a responsabilidade de continuar a tocar o barco da ZDB para a frente. Força Manel, o povo está contigo!

sexta-feira, 12 de Janeiro de 2007

E por falar em Akron/Family...

Mais uma grande notícia para começar o ano:

22 de Abril - Lisboa
23 de Abril - Braga

(Vai haver álbum novo, a propósito.)

Os meus álbuns de 2006

2006 foi, para mim, mais um ano de descobertas e redescobertas de música de outras eras do que propriamente de acompanhamento da actualidade. Ainda assim, há que destacar estas pérolas:


Akron/Family "Meek Warrior" (Young God Records)


1. akron/family - meek warrior
2. liars - drums not dead
3. current 93 - black ships ate the sky
4. pink mountaintops - axis of evol
5. six organs of admittance - the sun awakens
6. tom waits - orphans (brawlers, bawlers and bastards)
7. sonic youth - rather ripped
8. beirut - gulag orkestar
9. oneida - happy new year
10. howe gelb - sno angel like you

Charadas #294

quinta-feira, 11 de Janeiro de 2007

Classe de 2006 - os concertos

Os clientes do tasco foram convidados a deixarem as suas preferências de 2006. Este é o resultado da votação para os melhores concertos de 2006. Obrigado a todos.



1. lisa germano @ santiago alquimista
2. kode9 & spaceape @ musicbox
3. liars @ clube lua
4. comets on fire @ zdb
5. damo suzuki + caveira @ zdb
6. kanye west @ cool jazz fest
7. cordel do fogo encantado @ fmm sines
8. yo la tengo @ aula magna
9. heavy trash @ tagv
10. tom zé @ culturgest

Classe de 2006 - os álbuns portugueses

Os clientes do tasco foram convidados a deixarem as suas preferências de 2006. Este é o resultado da votação para os melhores álbuns de 2006, no que toca à produção nacional. Obrigado a todos.



1. dead combo - quando a alma não é pequena vol.2
2. bunnyranch - luna dance
3. legendary tiger man - masquerade
4. carlos bica - believer
5. gaiteiros de lisboa - sátiro

Classe de 2006 - os álbuns

Os clientes do tasco foram convidados a deixarem as suas preferências de 2006. Este é o resultado da votação para os melhores álbuns de 2006. Obrigado a todos.



1. liars - drums not dead
2. kode9 & the spaceape - memories of the future
3. scott walker - the drift
4. burial - burial
5. current 93 - black ships ate the sky
6. ali farka touré - savane
7. tv on the radio - return to cookie mountain
8. comets on fire - avatar
9. akron/family - meek warrior
10. man man - six demon bag

Charadas #293

quarta-feira, 10 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #12



DONOVAN "Hurdy Gurdy Man"

DATA: 1968 (data do single, não do vídeo)
E já que ontem vimos Vashti Bunyan partilhar o palco de Donovan, porque não trazer aqui de novo o maior ícone masculino da folk britânica? Agora, é a vez de "Hurdy Gurdy Man" (que boa parte da minha geração começou por conhecer através da versão dos Butthole Surfers), num vídeo cheio de imagens de diferentes alturas da carreira de Donovan. Curiosamente, a propósito do tema (em português: "O Homem da Sanfona"), participaram nesta gravação três músicos que viriam a formar uma banda muito conhecida... Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham.

Charadas #292

terça-feira, 9 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #11



DONOVAN & VASHTI BUNYAN "VOYAGE OF THE MOON" (tv)

Data: Outubro de 2006
É mais ou menos conhecida a história da entretanto recuperada Vashti Bunyan, que no final dos anos 60 tocou a sua carroça desde Londres até à ilha de Skye, no Noroeste escocês, com o objectivo de encontrar Donovan, que aí habitava. A viagem demorou dois anos e quando Bunyan lá chegou, já Donovan não morava lá. Bunyan viria a gravar um álbum com elementos da Incredible String Band e dos Fairport Convention, desistindo pouco depois do negócio da música e regressando ao Norte, às Hébridas (mais tarde, Irlanda) para se dedicar à agricultura. Só 30 anos depois voltaria ao mundo da música, com o apadrinhamento de nomes como Stephen Malkmus, Devendra Banhart ou Animal Collective. E eis que, no ano ano passado, numa performance rara, se junta a Donovan. A performance foi mais extensa, mas aqui fica um pormenor, com uma das composições de Donovan, "Voyage of the Moon", do álbum com o mesmo nome, de 1971.

Panda Bear no Má Fama

Noah Lennox, mais conhecido por Panda Bear, um dos elementos dos Animal Collective, passou pelo Má Fama recentemente. Para quem não acompanhou o programa na rádio (domingo, das 16h às 18h, na Química FM, ou segunda-feira, das 22h às 23h, na Rádio Zero) pode ainda ouvir a emissão, que conta com uma sessão de Panda Bear, através dos habituais endereços:
mafama.blogspot.com
www.myspace.com/mafamaradio

ATP

Que cartaz...

Último fim-de-semana de Abril, em Camber Sands (Inglaterra):
NICK CAVE (SOLO PERFORMANCE), GRINDERMAN, THE DIRTY THREE (os mordomos deste ano), LOW, PAPA M, THE DRONES, FAUN FABLES, BROKEBACK, TARA JANE O'NEIL, MAGNOLIA ELECTRIC COMPANY, A SILVER MOUNT ZION..., DEVASTATIONS, FELIX LAJKO, BILL CALLAHAN (FORMERLY SMOG), JOSH PEARSON, MICK HARVEY, SHANNON WRIGHT, CONWAY SAVAGE, CAT POWER, SPIRITUALIZED : ACOUSTIC MAINLINE PERFORMING SPACEMAN 3 AND SPIRITUALIZED SONGS, MUM, SMOKES, SMALL KNIVES, JOANNA NEWSOM, YANN TIERSEN, WHITE MAGIC, PSARANDONIS, IAN WADLEY, ART OF FIGHTING, AFRIRAMPO, YOUPI YOUPI YEAH, ALAN VEGA - SOLO (SUICIDE), ROSCOE MITCHELL (ART ENSEMBLE OF CHICAGO).

Charadas #291

Um vídeo por dia traz cor e alegria #10



OP8 "Cracklin' Water" (tv)

DATA: 1997?

Vejam só esta espécie de boneca russa. Os dois Calexico, Joey Burns no contrabaixo e John Convertino na bateria. Junta-se Howe Gelb na guitarra e temos os Giant Sand. Acrescente-se ainda Lisa Germano e temos os OP8, projecto que em 1997 lançou apenas um disco, um trabalho inesquecível intitulado "Slush", onde constava esta composição de Gelb, "Cracklin' Water" (uma das minhas canções favoritas de sempre, a propósito). Da primeira vez que veio tocar a Portugal, e à custa de muitas insistências (adivinhem da parte de quem), Howe Gelb acabou por tocar, sozinho, esta pérola. Não oiçam se estiverem numa fase de dor de corno (acreditem, pode ser traumático, como eu acho que terá sido para Gelb recordar a colaboração com a menina Germano).
Já agora, não esqueçam o concerto de Howe Gelb no Alquimista, já no próximo dia 30.

segunda-feira, 8 de Janeiro de 2007

domingo, 7 de Janeiro de 2007

Os concertaços que aí vêm

24 Jan. - Klezmatics @ Culturgest
24 Jan. - Micah P. Hinson & Will Johnson @ Clube Lua
25 Jan. - Xela + Helios @ Teatro Académico Gil Vicente
30 Jan. - Howe Gelb + Dead Combo @ Santiago Alquimista
31 Jan. - Michel Camilo & Tomatito @ Casa da Música
3 Fev. - Felix Kubin @ Theatro Circo
8 Fev. - The Hospitals + Lobster @ ZDB
11, 12 e 13 Fev. - Nine Inch Nails @ Coliseu dos Recreios
16 Fev. - Tuxedomoon @ Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre
18 e 19 Fev. - Festival Entrudanças @ Castro Verde
24 Fev. - Cannibal Corpse (!) @ Ginásio de Corroios (!!)
10 Mar. - Susheela Raman @ Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
4 Abr. - !!! @ Sá da Bandeira
5 Abr. - !!! @ CCB
21 e 22 Abr. - Gouveia Art Rock

sábado, 6 de Janeiro de 2007

The dark side of Oz

O meu amigo Gonçalves diz que viu o futuro das revistas ao "folhear" a magwerk. Eu acho que ele está a ver demais, mas... um dia ainda lhe vou dar razão. Agora, o que interessa mesmo é ver, entre outras coisas, a brincadeira entre as imagens do Feiticeiro de Oz e a música do "Us & Them" dos Pink Floyd. Corram até à página 13.

Um vídeo por dia traz cor e alegria #9



RIDING PANICO "GHOSTBUSTERS FERRAMENTA" (ao vivo)

Data: 19 de Outubro de 2006
São portugueses, são uma data deles, parecem-se com os Isis e vão estar esta noite no Lounge.

sexta-feira, 5 de Janeiro de 2007

A primeira boa notícia do ano

O Cabaret Maxime vai reabrir. Encerrada desde 18 de Agosto, a sala da Praça da Alegria, gerida por Manuel João Vieira, Gimba e outros (a Companhia dos Milagres, Lda.), vai reabrir portas neste mês de Janeiro, com uma festa. A data da festa ainda não está confirmada.

quinta-feira, 4 de Janeiro de 2007

Os meus concertos de 2006 (#1 - #10)

1. 4 mai - tom zé @ culturgest
2. 28 jul - trilok gurtu & the misra brothers @ sines
3. 20 jan - damo suzuki network damo suzuki + caveira) @ zdb
4. 29 jul - cordel do fogo encantado @ sines
5. 2 dez - lisa germano @ santiago alquimista

6. 21 jan - estilhaços adolfo luxúria canibal + antónio rafael) @ zdb
7. 13 out - comets on fire @ zdb
8. 28 jun - think of one @ teatro variedades
9. 27 jul - gaiteiros de lisboa @ sines
10. 18 fev - pop dell'arte @ zdb

Charadas #289

Os meus concertos de 2006 (#11 - #20)

11. 27 jul - toumani diabaté @ sines
12. 10 mar - sir richard bishop @ zdb
13. 29 jul - mariem hassan @ sines
14. 29 jul - seun kuti & egypt 80 @ sines
15. 27 jul - rabih abouh-khalil & joachim kühn & jarrod cagwin @ sines
16. 26 jul - k'naan @ sines
17. 15 dez - red krayola @ zdb
18. 7 out - gallon drunk @ barreiro, ferroviários
19. 1 out - nicotine's orchestra @ mercado
20. 31 out - noxagt @ zdb

O rescaldo

O que dizer do concerto de Marky Ramone & Friends, ontem? Que foi uma festa animada? Foi. Que fez ligação directa com a memória de adolescência de muitos que ali estavam? Os sorrisos rasgados enquanto se cantavam todas as letras de cor são disso testemunha. Que atraiu um número bastante considerável de adolescentes que ainda hoje vão buscar os Ramones e com eles se divertem, como se tudo se estivesse a passar hoje? Sim, atraiu. Mas, por outro lado, o que foi aquilo? Uma lenda do punk americano encostado lá atrás, sem se ver, coadjuvado por dois sucedâneos de punks com eyeliner, daqueles que se vêem nos filmes pipoca para adolescentes americanos, e um vocalista narigudo que levava ao extremo a imitação da pose de Joey Ramone? Estas recuperações do passado que por aí andam em digressão a fazer render o peixe conseguem assumir contornos muito estranhos, por vezes.
(Ah, mais um grande concerto dos Vicious Five, apesar do mau som.)

Espécie de alinhamento:

Rockaway Beach
Teenage Lobotomy (isto já parecia o início do It's Alive)
I Don't Care
Sheena is a punk rocker
Havana Affairs
Commando
Tonight
I Just Want to Have Something to Do
Gimme Gimme Shock Treatment
53rd and 3rd
She's the One
Psycho Therapy
Judy is a Punk
Pet Sematery
The KKK Took My Baby Away
Cretin Hop
Rock'n'Roll High School
I Don't Wanna Walk Around With You

(Bom, depois ainda houve mais uma dúzia de temas, mas, er..., fui pogar... :> sem qualquer ordem, ainda se ouviu, entre vários outros: Pinhead, Today Your Love Tomorrow the World, Oh Oh I Love Her So, Beat on the Brat, Blitzkrieg Bop e a versão horrível de What a Wonderful World para terminar. Se alguém se lembrar do resto do alinhamento que diga qualquer coisa.)

quarta-feira, 3 de Janeiro de 2007

E hoje é dia de... ramonesmania



Marky Ramone (nome verdadeiro: Marc Bell) andou por bandas de hard rock e de punk (entre os quais os Voidoids de Richard Hell) até ser convidado por Johnny e Dee Dee Ramone a preencher o lugar deixado vago pelo baterista Tommy Ramone, em 1978. Cinco anos mais tarde abandonaria o posto, alegadamente para se curar do alcoolismo. Voltaria em 1987, para ficar até ao fim da carreira da banda, em 1996.
Marky apresenta hoje em Lisboa, no Santiago Alquimista, o espectáculo «MARKY RAMONE AND FRIENDS - An Evening of Music by the Ramones - 30 Ramones Numbers». Não vai ser a mesma coisa que ver os Ramones, claro, mas será uma boa ocasião para assistir ao vivo um Ramone tocar trinta temas de uma daquelas bandas que mais nos fazia pular quando éramos adolescentes (e não só...)
(E ainda há Vicious Five na primeira parte e Zé Pedro nos pratos!)

Gabba gabba we accept you we accept you one of us
Gabba gabba we accept you we accept you one of us

I dont wanna be a pinhead no more I just met a nurse that I could go for
I dont wanna be a pinhead no more I just met a nurse that I could go for

I dont wanna be a pinhead no more I just met a nurse that I could go for
I dont wanna be a pinhead no more I just met a nurse that I could go for

D-u-m-b
Everyones accusing me

I dont wanna be a pinhead no more I just met a nurse that I could go for
I dont wanna be a pinhead no more I just met a nurse that I could go for

Os meus concertos de 2006 (#21 - #40)

21. 3 dez - yo la tengo @ aula magna
22. 14 dez - rashiim ausar-sahu & ibrahim galissa @ trem azul
23. 11 fev - cave of tigers + nuno rebelo + marco franco @ zdb
24. 21 abr - panda bear @ zdb
25. 28 jul - nuru kane @ sines
26. 18 fev - selfish cunt @ maxime
27. 1 jul - the legendary tigerman @ mercado
28. 12 out - kimi djabaté @ zdb
29. 18 nov - fat freddy @ lounge
30. 21 abr - black dice @ zdb
31. 13 out - caveira @ zdb
32. 28 jan - murcof @ zdb
33. 24 abr - anarchica novulari @ zdb
34. 4 fev - lobster @ zdb
35. 4 jun - ken vandermark @ zdb
36. 5 mai - bypass @ forum cultural da moita
37. 2 jun - raz mesinai @ zdb
38. 16 nov - vicious five @ left
39. 19 set - loosers @ zdb
40. 28 jul - bad plus @ sines

Charadas #288

Os meus concertos de 2006 (#41 - #60)

41. 7 out - los santeros @ barreiro, carvoaria
42. 30 nov - the parkinsons @ zdb
43. 21 jan - d3ö @ mercado
44. 18 mar - caveira @ mercado
45. 27 mai - pan sonic @ zdb
46. 26 set - liars @ clube lua
47. 24 jun - jp simões @ zdb
48. 1 jul - mécanosphère @ zdb
49. 6 jul - winga e + @ belém
50. 21 dez - los santeros @ atheneu comercial de lisboa
51. 6 jul - bonga @ belém
52. 27 jul - alamaailman vasarat @ sines
53. 28 jul - farida @ sines
54. 29 jul - värttinä @ sines
55. 1 out - juanita y los feos @ mercado
56. 14 dez - fat freddy @ left
57. 27 mai - major eléctrico @ zdb
58. 17 nov - six organs of admittance @ zdb
59. 21 ago - pugsley buzzard @ catacumbas
60. 15 set - nova huta @ zdb

terça-feira, 2 de Janeiro de 2007

Um vídeo por dia traz cor e alegria #8



RAMONES "I WANNA BE SEDATED" (videoclip)

Ano: 1988
Nada de confusões aqui. O videoclip foi feito em 1988, apesar de "I Wanna Be Sedated" reportar-se a "Road to Ruin", o quarto álbum, lançado dez anos antes. Rezam as crónicas que "I Wanna Be Sedated" foi ideia de Joey Ramone, que um dia se queimou com água a ferver e teve de ser hospitalizado (era hábito ele "fazer vapores" a partir de uma chaleira dos concertos para desobstruir as vias respiratórias antes dos concertos). A escolha do vídeo de hoje inicia o estágio para o concerto de amanhã, com Marky Ramone, um dos vários bateristas que passaram pelo grupo, e que trará ao Santiago Alquimista uma trintena de temas da história dos Ramones. Este poderá (e deverá) ser um deles. Gabba gabba hey!

Charadas #287