quinta-feira, 30 de Novembro de 2006

Lisa Germano ontem, por Braga

Alinhamento:

Wood Floors
Pearls
If I Think of Love
Guillotine
Except for the Ghosts
Too Much Space
Small Heads
Reptile
Paper Doll
It's Party Time
In the Land of Fairies
In the Maybe World
Golden Cities
Into Oblivion
Red Thread
After Monday
To Dream

From a Shell
The Darkest Night of All

Fim-de-semana diabólico

Vai ser difícil este fim-de-semana. Ora vejamos:

Lisboa / Barreiro

Hoje - Whomadewho no Mercado (repetem no dia seguinte) ou o regresso dos Parkinsons (com o vocalista "Alfonso" e tudo) à ZDB.
Amanhã - Stuart Staples (para quem ainda estiver paciência para a carreira a solo do vocalista dos Tindersticks e para quem não for à bola, claro está)
Sábado - Há quem queira fazer este percurso impossível: Great Lesbian Show n'O Espaço (fica na rua Maria Andrade, perto da Igreja dos Anjos, e o concerto começa às 18h), Lisa Germano no Alpinista e Kid Congo Powers (sim, ele!) na ZDB. Uma alternativa é o Out.Fest do Barreiro, com Manta Rota, Manuel Mota & Rita Vozone e Goodbye Toulouse.
Domingo - Yo La Tengo na Aula Magna.
Segunda-feira - Cat Power na Aula Magna.

Porto / Braga / Aveiro

Hoje - Segundo concerto de Lisa Germano no Theatro Circo e segunda noite do Sons em Trânsito, em Aveiro, com o mê primo Kepa Junkera e Debashish Bhattacharya.
Amanhã - Primeira noite do festival da Wire, "Below the Radar", com Alexander Tucker, Blood Stereo e Volcano the Bear na Casa da Música; Terceira noite do Sons em Trânsito, com Lo'Jo e Sara Tavares no Teatro Aveirense;
Sábado - Segunda noite do "Below the Radar", com Bohman Brothers, Aufgehoben e, atenção, Spring Heel Jack; Última noite do Sons em Trânsito, com Aldina Duarte, Dazkarieh e Rene Aubry.
Segunda-feira - John Zorn e companhia no Theatro Circo.

Ufa...

Charadas #270

quarta-feira, 29 de Novembro de 2006

Germanofilia no Theatro Circo

O Theatro Circo está imparável, já se sabe. E sabe-se já também que, no próximo ano, a sala bracarense será anfitriã de vários artistas alemães, num ciclo que vai receber o nome "Germanland 2007 ? Panorama das Músicas da Alemanha". Para já, estão confirmadas as presenças de Felix Kubin (3 de Fevereiro), Maximilian Hecker (17 de Fevereiro) e Tarwater (4 de Maio). E mais nomes serão anunciados com o tempo. O melhor mesmo é ir estando atento ao blogue que está sempre em cima do que se passa no Theatro, o som-activo.
Entretanto, sabe-se também que Juana Molina já não se desloca à sala bracarense, nem tal concerto terá estado previsto, apesar de a editora, a Domino, ter transmitido esta informação (daí que se mantenha a esperança do concerto vir a ocorrer noutro local).

SET arranca hoje!

Começa hoje mais uma edição de um dos mais importantes eventos deste país nas músicas do mundo: Sons em Trânsito. No Teatro Aveirense vão estar ao longo dos próximos dias, nomes como os de Kepa Junkera, Lo'Jo ou Rene Aubry, sem esquecer os portugueses Dazkarieh, Sara Tavares ou Aldina Duarte, entre outros. O programa reza assim:

Hoje: Cristoball Repetto e Ludovico Eunadi com Ballake Sissoko
Amanhã: Debashish Bhattacharya e Kepa Junkera
Sexta-feira: Sara Tavares e Lo'Jo
Sábado: Aldina Duarte, Dazkarieh e Rene Aubry

Para horários, preços, etc., é favor consultar o site oficial.

Charadas #269

A tradição ainda é o que era

The Legendary Tigerman, na ZDB, pelo quinto ano consecutivo, na noite do dia 25 de Dezembro. É oficial.

terça-feira, 28 de Novembro de 2006

Charadas #268


(Por lapso, numerei a charada de ontem como sendo a #229. Afinal, a numeração já ia mais adiantada. A de ontem era, de facto, a #267.)

segunda-feira, 27 de Novembro de 2006

Triângulo 13

buena vista social club - modern way (kaiser chiefs)
rammstein - asche zu asche
snoop doggy dogg - that girl
phillip bimstein - eatdrikgamblesex
43 skidoo feat. shusheela raman & koçani orkestar - ismail oro
cool hipnoise - kita essa dama
the fall - how i wrote 'elastic man'
the fall - the man whose head expanded
stuart a. staples - sommerset house
lisa germano - the day
yo la tengo - the room got heavy
cat power - the greatest
dillinger - dub plate pirate
zero db - a pomba girou
joan jett & the blackhearts - louie louie

(gravação disponível aqui; emissão #12, com Fat Freddy, também disponível aqui e aqui)

Vêm aí os direitos conexos

Na verdade, os direitos conexos, que revertem para os intérpretes da música, distinguindo-se assim dos tradicionais direitos de autor, já estão regulamentados há mais de vinte anos e já são cobrados a canais de televisão, por exemplo. Mas é agora que a Passmúsica (marca que associa a Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas Intérpretes ou Executantes e a Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos dos Produtores) vai tentar, de uma vez por todas, levar a cobrança destes direitos conexos ao campo das discotecas, bares e a todos os espaços públicos que emitam música para os seus clientes. A notícia vem na edição de hoje do Público. Bares e discotecas deste país, preparem-se...

Charadas #267



Voltam as charadas para mais uma série (a quinta? sexta?), com o regresso à ideia original: as imagens apontam para o nome de um artista/grupo. Já sabem: a série termina assim que alguém chegue aos dez pontos. Não se espantem de ver nomes repetidos de séries anteriores...

sexta-feira, 24 de Novembro de 2006

Marc Ribot vs Ry Cooder

O músico testado este mês pela "Invisible Jukebox" da Wire é o guitarrista Marc Ribot (aos portuenses e outros: que tal foi o concerto na CdM?). A dada altura, depois de lhe ser pedido para adivinhar um tema de Ry Cooder («he's a killin' slide player, that Ry Cooder»), em que ele não acerta, o jornalista pergunta-lhe como foi o primeiro contacto entre ambos. A resposta:
«É uma história engraçada. Os guitarristas têm a tendência para não se encontrarem com outros guitarristas, porque ou chamam um para uma sessão ou chamam outro. Nunca vão chamar os dois, entende? (...) Eu estava a tocar com os Postizos numa estação de rádio em LA, fazendo uma sessão em directo, e o Ry Cooder e o filho estvam a descer uma auto-estrada não muito longe de lá. Ouviram aquilo e foram para lá e quando nós acabámos de tocar, eles já lá estavam (risos)(...)
Mais à frente: «Talvez eu e o Ry Cooder sejamos doppelgängers (risos), talvez sejamos a mesma pessoa sujeita a diferentes condições materiais.»

Triângulo 12

tom waits - lowdown
the beatles - i am the walrus
jay z - hollywood featuring beyonce
uxu kalhus - cidreira
fat freddy - (maqueta'99)
fat freddy - huxley & leary
fat freddy - #1
fat freddy - #3
nirvana - tourette's
calexico - ballad of cable hogue
sukia - dream machine
aavikko - galactus
aavikko - ostsee
toots & the maytals - louie louie

(convidados: Fat Freddy)

Six Organs of Admittance no Má Fama

Domingo, 16-18h, na Química (105.4)
Segunda-feira, 22h-23h, na Zero.
Entrevista e sessão com Ben Chasny.

Actualização ao Roots & Routes

Entretanto, a Blitz que hoje saiu para as bancas informa já que o festival vai decorrer no novíssimo Music Box, no Cais do Sodré, o espaço para concertos de que aqui ainda ontem se falava.

Roots & Routes apresentado amanhã

A Journeys prepara-se para trazer a Lisboa Kode 9, uma das figuras proeminentes do dubstep, para encabeçar o cartaz de quatro dias, de 7 a 10 de Dezembro, do festival Roots & Routes. O espaço em que decorrerá o festival, bem como o alinhamento por dias do cartaz, serão amanhã revelados, na festa de apresentação no bar Europa (Cais do Sodré), festa esta que irá contar com a presença dos brasileiros Drumagick e dos portugueses João Gomes (Cool Hipnoise) e Mike Stellar (Journeys). Fica a lista de convidados para esta primeira edição do Roots & Routes:
Live Acts: Geiom (UK), Kode 9 & The Spaceape (Hyperdub - UK), Mwëslee (Kindred Spirits - ES), Rocky Marsiano (Loop - PT)
Dj sets: Daz I Kue (Bugz in the Attic - UK), DJ MK (Roots Manuva - UK), Joan Barbena (Lasal/Lovemonk - ES), João Gomes (Cool Hipnoise/Spaceboys - PT), José Belo (Bloop - PT), Kalaf (Enchufada - PT), Karl Injex (Rude Movements/Straight No Chaser - USA), Kamala (Estado Líquido - PT), Lyndon Stephens (Belfast - IR), Marcus Worgull (Innervisions ? DE), Mike Stellar (Club Jouneys/Afrotuga/Jazz Picante ? PT), Raska Soundsystem (PT), TM Juke (Tru Thoughts - UK), Unidade Sonora (Conspira - PT)

quinta-feira, 23 de Novembro de 2006

A festa da RDB

A ruadebaixo.com faz três anos (ei, parabéns!) e comemora hoje a ocasião com uma festa no Clube Mercado. Ao palco vão subir os Linda Martini e, nos pratos, vai estar a dupla Contra Disco, de Rui Maia (X-Wife) e Mário João Camolas. A festa começa às 23h30.

O regresso do Johnny Guitar?

Há um novo bar (ou sala de concertos, como lhe quiserem chamar) no Cais do Sodré, ocupando o espaço do antigo Texas. Chama-se Music Box e conta, entre os sócios, com Alex, dos Rádio Macau e dos Transformadores, um dos antigos sócios do Johnny Guitar. Um dos primeiros concertos decorrerá já em Dezembro, dia 16, com a presença de Questlove, dos The Roots.
Este poderá não ser o regresso anunciado nos jornais, não há muito tempo, quando se falou de um mega-projecto para a zona de Santos-O-Velho, que incluíria uma sala de concertos de média dimensão e um conjunto de projectos menores associados, entre os quais o Johnny Guitar. Mas é, e assim se espera, a criação efectiva de mais uma sala de concertos em Lisboa, numa zona -- Cais do Sodré -- que está a recuperar aos poucos e poucos, depois da abertura, de cara lavada, do bar Europa.

UM em pdf


O jornal UM já tem edição online. Os PDFs de cada uma das edições quinzenais do novo jornal gratuito de música podem agora ser consultados em www.umjornal.com.

Lounge em Dezembro

Dia 7: Hello Cuca. Riot grrrrl de Múrcia. myspace.com/flocdeneu
Dia 9: Double D Force. O último lançamento da Loop. myspace.com/doubledforce
Dia 14: Les Baton Rouge. Digressão do regresso (para depois voltarem às cinzas).
Dia 16: The Poppers. A malta mod está de volta.
Dia 21: Erro!. Electroniquices caseiras agora em formato ao vivo.
Dia 22: Bailarico Sofisticado (claro que todas as outras noites do Lounge são noites com giradisquistas, e dos bons, mas esta tinha que ser, hum, destacada, né?)

terça-feira, 21 de Novembro de 2006

Theatro Circo imparável

Próximas datas:

23 Nov. - Patu Fu + Manuela Azevedo
29 e 30 Nov. - Lisa Germano
4 Dez. - John Zorn + Mike Patton + Trevor Dunn + Joey Baron
7 Dez. - A Naifa

E ainda (é novidade):

8 Dez. - Juana Molina

Censurados até morrer


A biografia dos Censurados, da autoria de Augusto Figueira e Renato Conteiro e com edição da Sete Caminhos, é apresentada na próxima segunda-feira, 27 de Novembro, pelas 21h, no novo Café da Música (antiga loja da Diapasão, na João XXI, 45-A, em Lisboa). A apresentação estará a cargo de Henrique Amaro.
Entretanto, o livro pode também já ser encomendado através do seu blogue oficial.

Dia sem música

Hoje, a Resonance não passa música. Fica-se pelos discos de spoken word, pelas conversas e, claro, pelo silêncio. A Resonance é um dos projectos que se juntou este ano à ideia de Bill Drummond, dos KLF: «No dia sem música, nenhuns hinos serão cantados, nenhuns discos serão tocados na rádio, os iPods serão deixados em casa, as bandas de rock não vão 'rockar', os maestros não subirão ao palanque, as fitas não irão girar, a agulha não vai baixar, a tampa do piano não será levantada, os filmes não terão banda sonora, 'jingles will not jangle' (seria um crime traduzir esta), os leiteiros não irão assobiar, os meninos de coro vão estar de boca fechada, os estúdios de gravação vão parar, os MCs não irão partilhar microfones, os ensaios de metais serão adiados, as cordas não vão às serenatas, as palhetas não vão palhetar, as lojas de discos estarão fechadas todo o dia e tu não vais participar em qualquer espécie de criação ou de audição de música.» Mais em www.nomusicday.com
Ainda bem que é maluquice por apenas um dia.

quinta-feira, 16 de Novembro de 2006

Propostas para hoje

Lisboa:
- Vicious Five no Left. Decibéis à solta por Santos.
- Half Asleep no Lounge. Uma belga à guitarra e ao piano.
- Michael Nyman no CCB. O maestro do neo-clássico ainda vive.
(actualização: hoje há também Herbie Hancock no Coliseu dos Recreios.)

Porto:
- usaisamonster e Animental no Uptown. Ruído e explosão imperdíveis, directamente de Nova Iorque.

segunda-feira, 13 de Novembro de 2006

Listamania #1: Os melhores álbuns da Uncut

A Uncut foi uma das primeiras revistas, senão mesmo a primeira, a publicar a sua lista dos melhores álbuns do ano. Já se esperava Bob Dylan no topo, é certo, mas a lista acaba por surpreender com a presença dos Comets on Fire no podium, logo seguidos pela Joanna Newson...

01) Bob Dylan - "Modern Times"
02) Scritti Pollitti - "White Bread, Black Beer"
03) Comets On Fire - "Avatar"
04) Joanna Newsom - "Ys"
05) Neil Young - "Living With War"
06) Arctic Monkeys - "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not"
07) Midlake - "The Trials of Van Occupanther"
08) Hot Chip - "The Warning"
09) Sufjan Stevens - "The Avalanche"
10) Thom Yorke - "The Eraser"
11) The Flaming Lips - "At War With The Mystics"
12) Bonnie 'Prince' Billy - "The Letting Go"
13) Lindsey Buckingham - "Under The Skin"
14) Cat Power - "The Greatest"
15) Brightblack Morning Light - s/t
16) The Raconteurs - "Broken Boy Soldiers"
17) Ali Fakra Tourne - "Savane"
18) CSS - "Cansei Der Ser Sexy"
19) Beck - "The Information"
20) Burial - s/t
21) Vetiver - "To Find Me Gone"
22) Espers - "Espers II"
23) Ghostface Killah - "Fishscale"
24) Howlin' Rain - s/t
25) Scott Walker - "The Drift"
26) TV On The Radio - "Return To Cookie Mountain"
27) Yo La Tengo - "I am Not Afraid Of You and I Will Beat Your Ass"
28) Tom Waits - "Orphans: Brawlers, Bawlers and Bastards"
29) Oakley Hall - "Second Guessing"
30) Neko Case - "Fox Confessor Brings The Flood"
31) Mastodon - "Blood Mountain"
32) Johnny Cash - "American V"
33) Clap Your Hands Say Yeah - s/t
34) Grandaddy - "Just Like The Fambly Cat"
35) Sonic Youth - "Rather Ripped"
36) Scissor Sisters - "Ta-Dah"
37) OutKast - "Idlewild"
38) Lily Allen - "Alright, Still"
39) Lambchop - "Damaged"
40) Joan As Policewomen - "Real Life"
41) Jenny Lewis - "Rabbit Fur Coat"
42) Donald Fagan - "Morph The Cat"
43) Bruce Springsteen - "We Shall Overcome"
44) Kasabian - "Empire"
45) The Walkmen - A Hundred Miles Off
46) Band of Horses - "Everything All Of The Time"
47) Gnarls Barkley - "St. Elsewhere"
48) Muse - "Black Holes and Revelations"
49) Belle & Sebastian - "The Life Pursuit"
50) Drive By Truckers - "A Blessing And A Curse"

quinta-feira, 9 de Novembro de 2006

Nova Iorque no Porto, Montreal em Lisboa

A noite de hoje promete em grande, quer em Lisboa, quer no Porto.
Na Casa da Música apresenta-se o guitarrista Marc Ribot, num registo diferente daquele que trouxe no ano passado a Sines. É "Spiritual Unity", o mais importante trabalho de Albert Ayler, que dá nome ao espectáculo desta noite, onde Ribot, Henry Grimes (habitual contrabaixista de Ayler nos anos 60), Roy Campbell (trompestista) e Chad Taylor (baterista do Chicago Underground Duo/Trio/Quartet) vão procurar homenagear a obra do lendário saxofonista do free jazz.
Por Lisboa, na ZDB, a noite cabe a Carla Bozulich e aos HRSTA. Bozulich não virá acompanhada do namorado Nels Cline, mas traz os Evangelista Band, um colectivo de cinco músicos ligados aos HRSTA, aos Black Ox Orchestar (o klezmer punk da Constellation) e aos extintos godspeed you! black emperor. Sobre Bozulich, diz o PR da ZDB que é como "a Chan Marshall nuns dias, a Lydia Lunch noutros e a um estranho cruzamento entre Loretta Lynn e Jarboe em feriados nacionais". Em nome próprio, tocarão também os HRSTA, o projecto pessoal do guitarrista Mike Moya (um dos fundadores dos godspeed), que nesta noite se apresenta em formato duo. É uma noite imperdível para os godspeed-freaks... (oi!)

terça-feira, 7 de Novembro de 2006

I got the no pussy blues ou Nick Cave pós-Bad Seeds


"Foul-mouthed, noisy, hairy, and damn well old enough to know better, Grinderman are Nick Cave, Warren Ellis, Martyn Casey and Jim Sclavunos." (in myspace.com/grinderman)
São os Grinderman, a nova banda de Cave e de alguns dos seus habituais Bad Seeds. A ausência mais notável é a de Mick Harvey, com quem Cave já colabora há mais de 30 anos, desde a formação dos Boys Next Door (ou da banda que esteve na origem destes), no início dos anos 70.
O álbum de estreia sai em Março do próximo ano.

Amiguinhos do myspace

Para quem tem feito pedidos de "amizade" no meu myspace, fica a nota de que não tenho podido lá ir regularmente (enquanto não voltar a ter net em casa, estou praticamente arredado do myspace). Não é por antipatia.

sexta-feira, 3 de Novembro de 2006

Concertos alfacinhas de fim-de-semana

- Chico Buarque, hoje, amanhã e por aí adiante, no Coliseu dos Recreios (faço loas a quem me oferecer um bilhete, aviso desde já).
- Número-Projecta'06, que hoje leva ao São Jorge os Hipnótica para fazerem ao vivo a banda sonora de "A Queda da Casa de Usher" (filme de Jean Epstein e Luís Buñuel, baseado no conto de Edgar Allan Poe) e ainda a dupla Neoangin/Nova Huta e o português Tam. Amanhã é o grande dia de Fennesz, Bodycode aka Portable e Katsumoto, e ainda a banda-sonora ao vivo para "Tron", nos pratos ao comando de Rui Miguel Abreu. Mais info em www.numero-projecta.com
- Gregory Isaacs, amanhã, no armazém C2 de Alcântara.
- Noite às novas, na ZDB, amanhã, com a presença da inenarrável Nicotine's Orchestra (vão por mim: este tipo ainda consegue, como se tal fosse possível, fazer esquecer o Tigerman...), entre outros projectos em fase de arranque.
- Cosmopolis, no Santiago Alquimista, com os Wraygunn (hoje) e os X-Wife (amanhã), entre outros nomes.

quinta-feira, 2 de Novembro de 2006

O Frederico Gordo vem a Lisboa


Não se devem esbanjar estas hipóteses que os Fat Freddy dão aos alfacinhas. Depois da passagem pelo Frágil há semanas, os Fat Freddy voltam a Lisboa, para mais uma apresentação do (belíssimo) novo álbum. A não perder por quem não passa sem uma boa surfalhada servida com western spaghetti e electrónica de bailarico.

Doom

Perdi Sunnn o))) e Earth, na Casa da Música. Mas o preenchimento quase perfeito desta lacuna de 2006 acabou por vir nas mãos dos noruegueses Noxagt, na passada terça-feira. Força bruta em câmara lenta, num concerto avassalador.