terça-feira, 31 de Outubro de 2006

Klezmatics em Lisboa!

É o que as Crónicas da Terra dizem. Um dos colectivos de música klezmer mais versáteis e mais explosivos de sempre vai estar no auditório da Culturgest, a 24 de Janeiro. Feliz 2007, que começa já desta forma...

O próximo SET

O Sons em Trânsito 2006 já tem cartaz delineado. À quinta edição, o SET volta a assentar arraiais no Teatro Aveirense (este ano acontece apenas em Aveiro, aparentemente), mais precisamente entre 29 de Novembro e 2 de Dezembro, com alguns bons nomes da cena das músicas do mundo (muita atenção aos Lo'Jo):

29 Nov. - Cristobal Repetto (Argentina), Ludovico Einaudi + Ballake Sissoko (Itália/Mali)
30 Nov. - Debashish Bhattacharya (Índia), Kepa Junkera (País Basco)
1 Dez. - Sara Tavares (Portugal), Lo'Jo (França)
2 Dez. - Aldina Duarte (Portugal), Dazkarieh (Portugal), Rene Aubry (França)

Os SY foram no comboio ao circo e...

...trazem mais uma dúzia de raridades para fazer a malta gastar dinheiro em Dezembro. Venham elas:

The Destroyed Room: B-sides and Rarities

01 Fire Engine Dream [2003, previously unreleased Sonic Nurse outtake]
02 Fauxhemians [2001, from the Noho Furniture Sessions and the All Tomorrow's Parties 1.1 compilation]
03 Is It My Body? [1991, from the 2 x 7" Alice Cooper Tribute]
04 Razor Blade [1994, B-side from the "Bull in the Heather" single]
05 Blink [1999, from the Pola X soundtrack]
06 Campfire [2000, from the At Home With the Groovebox compilation]
07 Loop Cat [2003, from the You Can Never Go Fast Enough compilation]
08 Kim's Chords [2003, Japanese bonus track from Sonic Nurse]
09 Beautiful Plateau [2003, Japanese bonus track from Sonic Nurse]
10 Three Part Sectional Love Seat [2001, previously unreleased track from the Noho Furniture Sessions]
11 Queen Anne Chair [2001, previously unreleased track from the Noho Furniture Sessions]
12 The Diamond Sea [1995, LP version with alternate ending; B-side from "The Diamond Sea" single]

(in pitchfork)

Chamam-lhe "festival"

Afinal é um festival com marca Radar:

1 Dez. - Stuart Staples @ Aula Magna
2 Dez. - Lisa Germano @ Santiago Alquimista
3 Dez. - Yo La Tengo @ Aula Magna
4 Dez. - Cat Power @ Aula Magna

(E se assim é, sempre podiam arranjar um passe para quem queira ir mais do que um dia...)

segunda-feira, 30 de Outubro de 2006

O caso dos whomadewho

Aqui há bruxedo. No Triângulo Escaleno, cheguei a anunciar a vinda dos whomadewho ao Mercado no dia 28 deste mês, tendo sido de imediato corrigido. Ontem, voltei a meter o pé na argola ao dizer que seria hoje o concerto. Errado. De uma vez por todas, e vou escrever isto cem vezes para casa, whomadewho é dia 30 de Novembro, no Mercado. Irra.

quinta-feira, 26 de Outubro de 2006

Propostas alfacinhas para hoje

21h30 - Samuel Jerónimo @ Fnac Colombo
23h00 - 12º aniversário ZDB c/ Blectum from Blechdom e Intermezzo Video Strip with MARGOT @ ZDB
23h00 - Richard Ray Farrel c/ Nobody's Bizness @ Catacumbas

quarta-feira, 25 de Outubro de 2006

Os tentáculos do Imago

O título não é depreciativo, note-se. E eu até gosto muito de polvo, cozinhado em qualquer das formas conhecidas até hoje. Mas isto não interessa para nada. O que interessa é que o IMAGO (Festival Internacional de Cinema Jovem) que todos os anos se realiza no Fundão (este ano foi entre 30 de Setembro e 8 de Outubro) está a percorrer o país a divulgar os filmes premiados e algumas evocações dos dias do festival. Coimbra, Guarda e Leiria já acolheram algumas destas etapas do percurso, mas há mais paragens até ao início do próximo ano, a saber:
26 a 28 de Out. - residência no Left, em Lisboa, com vários dos programas especiais que aconteceram no Fundão;
4 Nov. - exibição de filmes premiados na Fnac Algarve (16h);
8 Nov. - idem, na UBI, na Covilhã (21h30);
18 Nov. - idem, no Clinic de Alcobaça (23h);
18 e 19 Nov. - curtas de animação e programa especial sobre Dave McKean, na Casa da Animação, no Porto;
Dezembro - integração do IMAGO no Platforma, em Atenas (Grécia);
Janeiro - integração no Macaquins, mostra de cinema de animação de S. Miguel (Açores).

A festa do Bodyspace

O bodyspace.net organiza hoje a sua primeira festa. Vai ser no Lounge, em Lisboa, e a entrada é, claro, gratuita. Vai haver actuação dos portugueses One Might Add e os pratos ficarão a cargo de participantes do bodyspace, como o colectivo Cimento e o Katz, entre outras eventuais surpresas.
Go go bodyspace!

A digressão inglesa dos Vicious Five

O acidente de viação que envolveu a carrinha dos Vicious Five e que levou alguns dos elementos até ao hospital para exames (ver notícia), não vai colocar em perigo a digressão entretanto programada para terras inglesas:
28 Out. - Manchester, Club Caveral
30 Out. - Leeds, Dr. Wu's
31 Out. - Sheffield, The Grapes
1 Nov. - Chorlton, The Lounge
3 Nov. - Londres, Dirty Water Club
4 Nov. - Londres, Beyond Retro

terça-feira, 24 de Outubro de 2006

La Santeria es cosa seria

Os altos executivos da Hey! Pachuco, essa confraria milenar de roqueiros bem dispostos, simpáticos e tão bem parecidos que qualquer mãe do Barreiro ficará contente em vê-los casar com as suas filhas, são dignos do céu. Ou do inferno, onde se diz que a cerveja é mais barata e sempre dá para incomodar a vizinhança do andar de cima, onde também se diz, tem piada, que a cerveja é mais cara, e incomodar os de cima, como se dizia, com o barulho das festas e dos concertos de rock'n'roll até às tantas da manhã, o que para o inferno, habitualmente maldito pelos que aspiram a morar no andar de cima, até nem está nada mau. E por que é são dignos desse privilégio? Em primeiro lugar, porque sim. Em segundo lugar, porque deram uma casa de abrigo, uma casa portuguesa, pão e vinho todos os dias sobre a mesa, a mexicanos apartados da sua terra, surfistas de fender jaguar a tiracolo contaminados pela poluição do rio, enfim, roqueiros decadentes daqueles que se gosta. Em terceiro lugar, porque gravaram e puseram na rua um álbum destes. Em quarto lugar, porque me esqueci e, em quinto, e daqui a nada isto já parece o Little Honda dos Beach Boys, porque disponibilizaram gratuitamente, para o fartar vilanagem do download livre, esse mesmo álbum. Senhoras e senhores, "Respeto Y Honor", o álbum dos Los Santeros, o melhor rock mexicano do Barreiro:
DOWNLOAD

segunda-feira, 23 de Outubro de 2006

Diário dos Cantos de Maldoror


A blogosfera tem destas coisas. Ainda ontem falava com o Miguel Pedro a propósito da criação de um blogue onde as pessoas pudessem ir acompanhando o dia-a-dia da criação do próximo espectáculo dos Mão Morta (a ideia do diário é dele) e, zás, aí está ele:

ointelectualdogrupo.blogspot.com

Como se sabe, os Mão Morta estão a preparar um novo espectáculo, a estrear no início do próximo ano. Baseado nos Cantos de Maldoror, obra de que Adolfo Luxúria Canibal é particular entusiasta, o novo espectáculo vai levar à cena uma performance dramatico-musical, talvez à semelhança, em termos de abordagem, a "Müller no Hotel Hessischer Hof". O espectáculo, diz o Miguel, deverá estrear em Março ou Abril no renovado Theatro Circo, em Braga.
Quem queira acompanhar a evolução deste projecto tem agora ao seu dispor o blogue do Miguel.

Serviço público


Já havia a compilação Nuggets, posteriormente aumentada para o formato caixa (ver postagem da passada semana), com bandas quase esquecidas na era do psicadelismo norte-americano do final dos anos 60. Houve igualmente uma caixa Nuggets com outras bandas da fase seguinte. Houve ainda uma outra caixa de Nuggets só com bandas britânicas. E a lista não se fica por aqui. Uma pesquisa rápida revela que há um incontável número de caixas e colectâneas que, sob a designação Nuggets, recuperam bandas esquecidas de outras eras.
E porque não fazer o mesmo com os primeiros passos do rock português? É esse o conceito subjacente a "Portuguese Nuggets" (ver o myspace), que disponibiliza em dois volumes livrevemente descarregáveis, uma colecção riquíssima de "conjuntos de rock" portugueses do final da década de 60: Filipe Pires, Quinteto Académico, Sheiks, Pop Music Five Incorporated, Os Tártaros, Victor Gomes e os Siderais, Kings (na foto), Os Morgans, Conjunto Mistério, Os Titãs, Quarteto 1111, Os Espaciais, Conjunto Ruy Manuel, Os Blusões Negros, Os Claves, Beatnicks, Les Problemes, Zeca do Rock, Fernando Conde, Conjunto Académico João Paulo, Os Ecos, Satins, Os Chinchilas, Jets, Os Demónios Negros, Os Cinco Bambinos, Filarmónica Fraude e The Strollers.

Colleen na Má Fama

Já aqui se falou na emissão de aniversário do Má Fama, programa de Sérgio Hydalgo, na Química FM e na Zero, que vai contar com uma sessão ao vivo de Colleen. Por azares de ordem diversa, a emissão só irá para o ar hoje, em simultâneo na Química e na Zero, quando forem 22h. Para os que têm dificuldades em ouvir ou não tenham a oportunidade hoje para o fazer, fica o aviso que o podcast vai ficar disponível posteriormente.

Triângulo 8

O alinhamento:

gogol bordello - dogs were barking
gogol bordello - oh no
tori amos - professional widow
tori amos - cornflake girl
bob schneider - moon song
koop - island blues
al hudson - you can do it
houdini blues - bailare
mão morta - estilo
fat freddy - #5
fat freddy - model
jazz iguanas - #4
pulp - common people
frank zappa - louie louie

sexta-feira, 20 de Outubro de 2006

Festival Wire finalmente revelado

Anunciado há largos meses para acontecer nos primeiros dias de Dezembro na Casa da Música, chegou-se a pensar que o festival associado à revista The Wire fosse obra de ficção. Mas não é, não. O evento vai chamar-se "Below the Radar" e conta, desde já, com vários nomes interessantes. No site da revista é fornecida a seguinte informação:
Below The Radar
PORTUGAL
Special two day festival curated by The Wire's Tony Herrington celebrating various mutant strains of outsider sounds from the UK. Featuring Spring Heel Jack, Volcano The Bear, Blood Stereo, Alexander Tucker, The Bohman Brothers, Aufgehoben and more tbc. Porto Casa da Música, 1-2 December

Já o site da Casa da Música informa que os preços dos bilhetes andarão pelos 10 euros (um dia), custando o passe para os dois dias apenas mais cinco euros.

Vicious Five adiados

AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO! AVISO À POPULAÇÃO!

O concerto dos Vicious Five que estava agendado para hoje, no Left, foi adiado para dia 17 de Novembro.

quinta-feira, 19 de Outubro de 2006

Guia prático de pirataria de vinilo

Para o pirata que não se contenta com a duplicação ou "ripagem" de CDs, a partilha de MP3s e afins, eis um guia útil para a pirataria de discos de vinilo.

Mais um nome para o festival das cadeiras

SPARKLEHORSE, dia 25 de Novembro, na Feira.

Olha o UM número um

Retirado do vizinho Jorge Manuel Lopes, director do UM (onde se lê "amanhã" deve ler-se "hoje" e por aí adiante):

Ok, o UM que tem o número 1 chega amanhã às Fnacs. Se tudo correr bem, pela manhãzinha. Se correr razoavelmente, durante o dia de amanhã. Se a Fnac em que se está a pensar ficar afastada do Porto e de Lisboa, é possível que, desgraçadamente, esta edição só aterre por lá já na sexta-feira. Dores e atrasos de parto. Da próxima já se será mais pontual, na outra a seguir nem se fala, à quarta basta transmissão de pensamento e zumba.
(continua, com descrição exaustiva de tudo o que sai no UM número um.)

Campanha por Vasco Granja

Tens 30 ou mais anos? Foste tocado, na tua infância, pelo génio impagável deste senhor e da sua bonecada de origem checa? Presta-lhe tributo e elege-o como "O Maior Português de Sempre" na iniciativa que a RTP está a levar a cabo. (foto: Bruno Barbosa)

Blixa Bargeld na Guarda!

Dia 1 de Dezembro, o Teatro Municipal da Guarda recebe herr Bargeld, no âmbito do festival Dizsonante, com a apresentação da performance a solo Rede/Speech. Para mais informações sobre o projecto Rede/Speech, que já foi apresentando, em 2001, no Porto e em Coimbra, é favor ir aqui.

12º aniversário da ZDB

Não vai haver, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, um evento especial para a celebração de mais um aniversário da galeria, se assim não considerarmos o concerto das norte-americanas Blectum from Blechdom e o "Vampyros Lesbos Strip Show" que decorrerá no próximo dia 26. Mas as semanas que se seguem estão recheadas de (bons) concertos:

21 Out. - Rafael Toral (c/César Burago, Pedro Lourenço, Fala Mariam e Sei Miguel), Sei Miguel. Nota: o concerto vai decorrer no espaço Negócio, na Rua do Século.
26 Out. - Blectum from Blechdom, Vampyros Lesbos strip show with MARGOT. Noite de aniversário da ZDB.
31 Out. - Noxagt, Dawnrider. Vai ser uma das noites mais concorridas das próximas semanas...
1 Nov. - Tetuzi Akiyama
4 Nov. - Nicotine's Orchestra, Norberto Lobo, Tsuki, Most People Have Been Trained To Be Bored. Mais uma "Noite às Novas", com quatro projectos portugueses. Atenção, muita atenção, à Nicotine's Orchestra...
9 Nov. - Carla Bozulich with The Evangelista Band, Dead Combo, HRSTA. Que noite esta. Atenção aos HRSTA, do Mike Moya, antigo guitarrista dos godspeed you black emperor!.
10 Nov. - Keith Rowe, Ernesto Rodrigues + Guilherme Rodrigues + Pedro Rebelo
17 Nov. - Six Organs of Admittance. Toca a tirar proveito da estadia por cá do Ben Chasny!

Mais uma investida contra a pirataria

Ontem, no Público:
A Sociedade Portuguesa de Autores e outras associações de defesa dos direitos de autor e conexos apresentaram ontem em Portugal, e em conjunto, queixas-crime contra utilizadores que disponibilizam ficheiros musicais através da Internet.
A investida foi global, com 8000 queixas em 17 países - pela primeira vez estão incluídos o México, Brasil e Polónia.
Em Portugal foram apresentadas queixas contra um grupo de utilizadores na Internet que disponibilizou "dezenas de milhar de canções", diz o comunicado.

(continuar a ler a notícia)

quarta-feira, 18 de Outubro de 2006

Hoje, em Lisboa

22h - The Weatherman @ Left (revelação pop da mono¨cromática)
23h30 - Fat Freddy @ Frágil (o rock'n'roll mais extravagante a norte do mondego)

Mais concertos que aí vêm

Outubro
21 @ Lisboa, Mercado - Bonde do Rolê. Brasileiros apadrinhados pelo Diplo.
27 @ Porto, Mercedes - Apse. Nova-iorquinos do revival pós-punk.
28 @ Lisboa, Lounge - Apse.
30 @ Lisboa, Mercado - WhoMadeWho. Dinamarqueses em pseudo-pós-punk hedonista.
31 @ Lisboa, ZDB - Noxagt. Chaos Metal norueguês directamente do catálogo da Load.

Novembro
1 @ Porto, Maus Hábitos - Noxagt.
24 e 25 @ Feira - Festival para Gente Sentada. Primeiros nomes: Stuart Robertson e Fink. Quem?

terça-feira, 17 de Outubro de 2006

Canto do cisne para o CBGB

NEW YORK (AP) -- The final chords reverberated off the black, sticker-covered walls of CBGB as the grungy, iconic club toasted the end of its 33-year residence in New York. Rock poet Patti Smith headlined the Sunday night concert, CBGB's last before eviction by its landlord - the Bowery Residents Committee, a homeless advocacy group that owns the property. The club will close Oct. 31. (...)
Smith's final encore was a quiet poem listing many of the musicians who have died in the years since they played CBGB, but perhaps the more fitting send-off came right before it. The band played the punk staple "Gloria," verging back and forth between choruses of "Gloria! G-L-O-R-I-A!" and "Hey ho, let's go!" The crowd shook its fists high for the Ramones' classic - an anthem to CBGB and so much more.

(Toda a notícia no site da Associated Press.)

Má notícia do dia

O concerto de Howe Gelb foi cancelado.
ACTUALIZAÇÃO: ao que parece, foi apenas adiado para Janeiro...

segunda-feira, 16 de Outubro de 2006

No próximo sábado, no Left...

Triângulo 7

mansun - wide open space
sérgio godinho - só neste país
mercury rev - goddess on the highway
comets on fire - dogwood rust
vicious five - hystereo
bunnyranch - it's gonna be ok
bunnyranch - let me understand
guilherme canhão - sol estival
the electric prunes - i had too much to dream (last night)
the seeds - can't seem to make you mine
the other half - mr. pharmacist
count five - psychotic reaction
the kingsmen - louie louie

(A pior e a mais azarada emissão do Triângulo Escaleno. (Quase) tudo correu mal, desde os motivos técnicos que impediram a presença do nosso convidado de ontem -- Jorge Santos, do bar Left -- às partidas que a máquina foi fazendo com a entrada dos temas...)

sexta-feira, 13 de Outubro de 2006

Feira Internacional do Disco

Começou hoje mais uma Feira Internacional do Disco, no piso -2 da Gare do Oriente, em Lisboa. Ao que se diz, desta vez a feira está reduzida a um terço do que é habitual, faltando à comparência alguns expositores internacionais habituais. Ainda assim, não deve faltar discaria a querer mudar de dono...
A feira funciona das 11h às 23h (hoje) e das 11h às 20h (amanhã e domingo). (Nota: estes eram os horários do ano passado)

Hoje e amanhã



Hoje é dia dos lisboetas poderem assistir ao stoner rock marado dos Comets on Fire, na ZDB. E com primeira parte de CAVEIRA! Amanhã será a vez do Porto (Porto Rio), exactamente com o mesmo cartaz. IMPERDÍVEL!

Má Fama: um ano de emissões

Faz por estes dias um ano que Sérgio Hydalgo emitiu pela primeira vez o "Má Fama - A Libertinagem no Éter", programa de rádio que começou por estar apenas disponível na Rádio do IST, hoje Rádio Zero (segundas, 22h-23), e que agora tem também transmissão via Química FM (Cascais/Sintra - 105.4 FM), aos domingos, das 16 às 18).
O Má Fama tem, ultimamente, aberto os microfones para sessões ao vivo, com projectos como Ignatz, Half Asleep, Afilhado Cigano Guitar Trio e, já no próximo programa, a francesa Colleen, que por cá esteve no passado fim-de-semana, a propósito dos Encontros de Música Experimental, em Palmela.
Para quem não conseguir apanhar o Má Fama a tempo e horas, há sempre a hipótese do podcast. Mas atenção que, a pedido da própria, o podcast da sessão com Colleen vai estar disponível apenas durante duas semanas.
Ah, e parabéns, Sérgio!

John Peel Day: foi ontem

Até fica mal, aqui para o tasco, não ter ontem assinalado devidamente a passagem do John Peel Day, a data em que a Radio One celebra o aniversário da última transmissão do programa do falecido apresentador. Desta vez, uma das noites do Electric Proms, um ciclo de concertos realizado pela BBC no Electric Ballroom, foi dedicada a Peel e contou com a presença em palco de Squarepusher, The Raconteurs e The Horrors. E, à semelhança do ano passado, houve vários concertos (ainda não se sabe se tantos como no ano passado -- meio milhar) a ocorrerem por todo o Reino Unido e não só, em tributo a Peel.

Entretanto, no início desta semana, saiu uma compilação dedicada a Peel: "John Peel - Right Time, Wrong Speed: 1977-1987" (a capa, aqui ao lado, é de Peter Blake, o homem que fez a capa do "Sgt. Pepper..."). O alinhamento é composto por temas favoritos de Peel:

CD1
Buzzcocks - What Do I Get?
Stiff Little Fingers - Alternative Ulster
The Cure - A Forest
Killing Joke - Pssyche
The Slits - Typical Girls
The Only Ones - Another Girl, Another Planet
The Jesus and Mary Chain - Just Like Honey
Laurie Anderson - O Superman
The Modern Lovers - Roadrunner
Misty In Roots - Mankind
The Rezillos - Can't Stand My Baby
The Ruts - In A Rut
4 Brothers - Pasi Pano Pane Zviedzo
The Damned - New Rose
The Jam - Down In The Tube Station At Midnight
Scritti Politti - The Sweetest Girl
Steel Pulse - Ku Klux Klan
The Mekons - Where were You?
Ivor Cutler - Life In A Scotch Sitting Room

CD2
Joy Division - Atmosphere
The Cocteau Twins - Musette and Drums
The Smiths - There Is A Light That Never Goes Out
Echo & The Bunnymen - Over The Wall
The Associates - Party Fears Two
Grandmaster Flash - The Message
Wah! - Hope (I Wish You'd Believe Me)
The Sugarcubes - Birthday
Red Guitars - Good Technology
Poet & The Roots - All Wi Doin Is Defendin
The Redskins - Keep On Keeping On
The Birthday Party - Release The Bats
The Wild Swans - Revolutionary Spirit
Gang Of Four - Damaged Goods
The Wedding Present - Everyone Thinks He Looks Daft
Cabaret Voltaire - Just Fascination
The Undertones - You've Got My Number (Why Don't You Use It?)
The Fall - Eat Y'self Fitter
Half Man Half Biscuit - The Trumpton Riots

Estilhaços em disco!

O projecto Estilhaços, adaptação musical dos textos de Adolfo Luxúria Canibal reunidos no livro com o mesmo nome, conduzido pelo próprio e por António Rafael (e, ocasionalmente, Henrique Fernandes), vai ter brevemente direito a álbum. O disco foi já gravado nos estúdios AreaMaster, em Vigo, e deverá sair em Novembro, com edição da Transporte de Animais Vivos, o novo selo fonográfico das Quasi Edições, a editora que já tinha sido responsável pelo livro.

1. De Estrelas Nada Sei
2. Noite Transfigurada
3. A Filha Surda
4. O Tempo Que Passa
5. Braga, Meu Amor
6. White Light / White Heat
7. O Homem Aos Saltos

Adolfo Luxúria Canibal - voz; António Rafael - piano, sintetizador e programações; Henrique Fernandes - contrabaixo.

Textos de Adolfo Luxúria Canibal. Músicas de António Rafael, excepto 6 de António Rafael e Carlos Fortes.

Gravado, misturado e masterizado no estúdio AreaMaster (Vigo - Galiza) durante Setembro e Outubro de 2006. Técnico - Pancho Suarez. Produção - António Rafael.

Um pedido de desculpas aos Crise (Quase) Total

ESCLARECIMENTO: Não conhecia o "Pátria Amada", mas o Escrito teve a gentileza de deixar a letra nos comentários à anterior postagem e, afinal, não é mais do que um exercício de ironia que não foi apanhado no mau som e que ainda foi prejudicado por ver tantas caras do tempo do Marão (um dos principais covis de boneheads do Bairro Alto). Atenção, que não fui o único a ficar com essa impressão. Resta deixar um (enorme) pedido de desculpas à banda...

Afinal, os pretos é que valeram, oi!

Não conhecia esta faceta oi!-fascizóide dos Crise Total. Nunca os tinha visto ao vivo -- e na verdade, ontem também só vi um dos elementos da formação original --, mas ainda hoje guardo quase religiosamente uma cassette com a gravação de um concerto no RRV, algures por 84, que me fartei de ouvir quando era mais catraio. Daí que conhecesse de cor quase todos os temas ontem tocados (imperdoavelmente, faltou do alinhamento o "Autista"). Houve, porém, um ou dois temas que desconhecia de todo e, pelos vistos, ainda bem: há carecas e carecas, e esta não é das que suam quando ouvem temas deste género. (VER ACTUALIZAÇÃO/ESCLARECIMENTO MAIS ACIMA)
Mas o melhor da noite -- ah, falta dizer que a noite era do Rigo, artista plástico madeirense radicado em São Francisco, que ontem viu ser inaugurada uma exposição retrospectiva, e que bela exposição, da sua carreira, na zdb -- veio com o duo de balafons do guineense Kimi Djabaté. Ainda hoje de manhã ressoam pela cabeça os terrivelmente hipnotizantes sons das madeiras e cabaças...

quinta-feira, 12 de Outubro de 2006

Mais uma para juntar à lista

2 de Dezembro - Lisa Germano @ Santiago Alquimista
3 de Dezembro - Yo La Tengo @ Aula Magna
4 de Dezembro - Cat Power @ Aula Magna

Ficamos a aguardar ansiosamente o que vai ainda ser agendado para dia 5, 6, 7, 8 e 9 de Dezembro. Isto porque a 10 há Lambchop e Wim Mertens.

Crise (Quase) Total, hoje, na ZDB

Não são os míticos Crise Total, os mais aclamados punks lisboetas dos anos 80, mas não andam longe. Da antiga formação, apenas resta o guitarrista e fundador Rui Ramos, mas os temas são os mesmos de há vinte anos. O novo colectivo nasceu em 2003, no ano em que precisamente passaram duas décadas da formação dos Crise Total. Para mais informações, é favor ler o myspace deles.

Mas que fazem eles hoje, de repente, na ZDB? Pois é o concerto surpresa (ou talvez um dos concertos surpresa) que assinalará a abertura da exposição do Rigo. Segue-se o promo-texto:

«Visão retrospectiva de 20 anos de produção artística que inclui pintura, desenho, instalação, arte pública e documentação variada que proporcionará uma aproximação ao trabalho de Rigo, Ricardo Gouveia, artista madeirense residente em São Francisco. O seu percurso é caracterizado por uma sensibilidade especial para o contexto onde se insere, na sua maioria informado pelo activismo político-cultural que lhe é reconhecido. Rigo, incansável na denúncia dos direitos civis, criou uma obra substancial, relacionada com as comunidades e os contextos culturais por onde viajou.

O projecto de curadoria desta mostra é assinado por Manray Hsu, crítico e curador independente oriundo de Taiwan, responsável, este ano, pela curadoria da recentemente inaugurada Bienal de Liverpool. Natxo Checa é curador independente, director e responsável pela programação das exposições da Galeria Zé dos Bois.

Aberto ao público de quarta a sábado, das 19h às 22h até 16 de Dezembro.»

quarta-feira, 11 de Outubro de 2006

Aquisição de luxo


"Nuggets - The Original Artyfacts from the First Psychedelic Era, 1965-1968" (Rhino, 1998)

Já andava a namorar esta caixa há meses. "Nuggets" é a reedição de uma colectânea editada em 1972, pela Elektra, onde Lenny Kaye, que viria a ser guitarrista do Patti Smith Group, reúnia o melhor do rock de garagem da segunda metade da década de 60. The Electric Prunes, The Standells e muitos outros projectos que ficaram esquecidos com o passar dos anos. Mas esta reedição, em formato de caixa, da Rhino Records, é muito mais. A edição original do que antes era um LP duplo fica restrita ao primeiro CD. Depois há três outros com ainda mais música de bandas começadas por "The...". Se quisermos, é como se esta reedição trouxesse... 91 temas-bónus. Eis o alinhamento completo dos temas:

I Had Too Much To Dream (Last Night) - The Electric Prunes
Dirty Water - The Standells
Night Time - The Strangeloves
Lies - The Knickerbockers
Respect - The Vagrants
A Public Execution - Mouse
No Time Like The Right Time - The Blues Project
Oh Yeah - The Shadows Of Knight
Pushin' Too Hard - The Seeds
Moulty - The Barbarians
Don't Look Back - The Remains
An Invitation To Cry - The Magicians
Liar, Liar - The Castaways
You're Gonna Miss Me - The Thirteenth Floor Elevators
Psychotic Reaction - Count Five
Hey Joe - The Leaves
Romeo & Juliet - Michael & The Messengers
Sugar And Spice - The Cryan Shames
Baby Please Don't Go - The Amboy Dukes
Tobacco Road - Blues Magoos
Let's Talk About Girls - Chocolate Watch Band
Sit Down, I Think I Love You - The Mojo Men
Run, Run, Run - The Third Rail
My World Fell Down - Sagittarius
Open My Eyes - Nazz
Farmer John - The Premiers
It's-A-Happening - The Magic Mushrooms
Talk Talk - The Music Machine
Last Time Around - The Del-Vetts
Nobody But Me - The Human Beinz
Journey To Tyme - Kenny & The Kasuals
No Friend Of Mine - The Sparkles
Outside Chance - The Turtles
Action Woman - The Litter
Spazz - The Elastik Band
Sweet Young Thing - The Chocolate Watchband
Incense And Peppermints - Strawberry Alarm Clock
I Ain't No Miracle Worker - The Brogues
7 And 7 Is - Love
Time Won't Let Me - The Outsiders
Going All The Way - The Squires
I'm Gonna Make You Mine - The Shadows Of Knight
The Trip - Kim Fowley
Can't Seem To Make You Mine - The Seeds
Why Do I Cry - The Remains
Laugh, Laugh - The Beau Brummels
The Little Black Egg - The Nightcrawlers
I Wonder - The Gants
I See The Light - The Five Americans
Who Do You Love - The Woolies
Double Shot (Of My Baby's Love) - Swingin' Medallions
Live - The Merry-Go-Round
Steppin' Out - Paul Revere & The Raiders featuring Mark Lindsay
Diddy Wah Diddy - Captain Beefheart & His Magic Band
Strychnine - The Sonics
Little Girl - Syndicate Of Sound
(We Ain't Got) Nothin' Yet - Blues Magoos
Shape Of Things To Come (from the motion picture Wild In The Streets) - Max Frost & The Troopers
Let It Out (Let It All Hang Out) - The Hombres
Fight Fire - The Golliwogs
At The River's Edge - New Colony Six
Follow Me - Lyme & Cybelle
It's Cold Outside - The Choir
Beg, Borrow And Steal - The Rare Breed
She's About A Mover - Sir Douglas Quintet
Little Bit O'Soul - The Music Explosion
Put The Clock Back On The Wall - The ?E? Types
Falling Sugar - The Palace Guard
Run, Run, Run - The Gestures
I Need You - The Rationals
Knock, Knock - The Humane Society
Primitive - The Groupies
Psycho - The Sonics
So What!! - The Lyrics
You Must Be A Witch - The Lollipop Shoppe
A Question Of Temperature - The Balloon Farm
Maid Of Sugar?Maid Of Spice - Mouse & The Traps
You Ain't Tuff - The Uniques
Sometimes Good Guys Don't Wear White - The Standells
She's My Baby - The Mojo Men
Story Of My Life - Unrelated Segments
I'm Five Years Ahead Of My Time - The Third Bardo
Mirror Of Your Mind - We The People
Bad Little Woman - The Shadows Of Knight
Double Yellow Line - The Music Machine
Optical Sound - The Human Expression
Journey To The Center Of The Mind - The Amboy Dukes
Are You Gonna Be There (At The Love-In) - The Chocolate Watchband
Too Many People - The Leaves
(Would I Still Be) Her Big Man - The Brigands
Are You A Boy Or Are You A Girl - The Barbarians
Wooly Bully - Sam The Sham & The Pharaohs
I Want Candy - The Strangeloves
Louie Louie - The Kingsmen
One Track Mind - The Knickerbockers
Out Of Our Tree - Wailers
I Think I'm Down - Harbinger Complex
What Am I Going To Do - The Dovers
Codine - The Charlatans
Johnny Was A Good Boy - The Mystery Trend
Stop?Get A Ticket - Clefs Of Lavender Hill
Complication - The Monks
The Witch - The Sonics
Get Me To The World On Time - The Electric Prunes
Mr. Pharmacist - The Other Half
Open Up Your Door - Richard & The Young Lions
Just Like Me - Paul Revere & The Raiders
You Burn Me Up And Down - We The People
I Live In The Springtime - The Lemon Drops
Mindrocker - Fenwyck
Hold Me Now - The Rumors
Love's Gone Bad - The Underdogs
Why Pick On Me - The Standells
Bad Girl - The Zakary Thaks
Blackout Of Gretely - Gonn
Voices Green And Purple - The Bees
Blues' Theme (from the motion picture The Wild Angels) - Davie Allan & The Arrows
Jack Of Diamonds - The Daily Flash

A batalha das capas de álbuns

Parem já seja o que for que estiverem a fazer e vejam isto.

terça-feira, 10 de Outubro de 2006

Jogo das cadeiras

Para quem, aqui há dias, perguntava aqui mesmo pelo Festival para Gente Sentada, fica a informação de que a terceira edição do mesmo vai realizar-se nos dias 24 e 25 de Novembro, no cine-teatro António Lamoso. Os nomes que farão parte do cartaz continuam, porém, por anunciar.

A semana louca do Left

O bar Left, em Santos-o-Velho, prepara-se para uma semana louca, com concertos e tudo:

Dia 17 (terça-feira)
Blarmino (ao vivo) + Dj Set Marta Andreia + Rita Moreira [Oxigénio]
Dia 18 (quarta-feira)
Weatherman (ao vivo)+ Dj Set Bruno Barros [Monocromática/Test Tube]
Dia 19 (quinta-feira)
The Poppers (ao vivo) + Dj Set Professor Xavier [Vespagang.Blogspot.Com]
Dia 20 (sexta-feira)
The Vicious Five (ao vivo) + Dj Set Mr.Mitsuhirato [Mondo Bizarre]
Dia 21 (sábado)
Bailarico Sofisticado
Dia 22 (domingo)
Piloto Automático

A este respeito, o Jorge vai ser o próximo convidado do Triângulo Escaleno. Talvez ele conte esse meio-segredo que é onde e como vai ser o concerto dos Vicious Five...

Concertos no Lounge, em Novembro

10 - Hinterlandt (alemão das electrónicas, trazido pelo Luís Bento/Nervo)
16 - Half Asleep (belga das cantautorias, trazida pela Tânia Mendes/Umcertocaos, e que estará também no evento Once Upon in a Lifetime, no Alpinista - ver mais abaixo)
18 - Fat Freddy (tripeiros da bela farra, que vão ter álbum novo pela Cobra)
25 - New Connection (trip-hop da Mouraria)

A entrada é, como sempre, livre.

segunda-feira, 9 de Outubro de 2006

Recordação do dia


"Passengers: Original Soundtracks 1" (Polygram/Island, 1995)

Em 1995, os U2 abdicavam do estatuto de super-mega-estrelas para porem na rua um brilhante disco, disfarçados sob o nome de Passengers. Na fase posterior a "Joshua Tree", este é o melhor trabalho (o único realmente indispensável) de Bono, Adam Clayton, The Edge, Larry Mullen Jr. e, finalmente creditado como fazendo parte do grupo, Brian Eno (honra que já devia ter acontecido em "The Unforgettable Fire", por exemplo).

Triângulo 6

i'm from barcelona - oversleeping
lou reed - crazy feeling
patricia barber - white world
the act-ups - mary lee
the act-ups - gonna tell suzie
censurados - não vales nada
sérgio godinho - arranja-me um emprego
jackie mitoo - a big car
yo la tengo - pass the hatchet, i think i'm goodking
lisa germano - red thread
paula frazer - the only one
rufus thomas - funkyaway
staple singers - long walk to d.c.
bruno duarte - ground gecko
the sonics - louie louie

Hard Club fecha

Não é uma notícia que nos surpreenda, perante a quebra de importância que o Hard Club veio a ter, ao longo dos últimos dois ou três anos, no panorama nacional da produção de concertos, principalmente quando se tem por referência o passado daquele espaço da margem sul do rio Douro. Entretanto, um dos donos, o baterista Kalu, já anda à procura de um novo local na zona do Porto para reestabelecer o Hard Club. E não só: desde há alguns anos que eles tentam encontrar também um sítio em Lisboa. Talvez ainda seja apenas um boato, mas fala-se na recuperação de um cinema antigo...
ACTUALIZAÇÃO: Pelos vistos, e segundo informação recebida, a ideia de recuperar um cinema antigo em Lisboa, neste caso o Cinema Paris, já faz parte do passado.

Ich bin ein barreirense!


(foto manmachine)

Que grande sábado este. Gallon Drunk (na foto) com um magnífico concerto nos Ferroviários, Los Santeros e DJ Shimmy com a grande festarola até às tantas da manhã no Carvoaria Clube. Para o ano há mais!

sexta-feira, 6 de Outubro de 2006

Triângulo 5

r.e.m. - i believe
primal scream - country girl
beck - nausea.
gallon drunk - bear me away
atom rhumba - eskimo blues
the drones - shark fin blues
the black time - psychic tracks
nicotine's orchestra - the boat
nicotine's orchestra - mojo workin'
the band of... blacky ranchette - working on the railroad
howe gelb - but i did not
los lobos - two dogs and a bone
oneida - the adversary
oneida - history's great navigators
golden - ma petite est mariée
nobody's bizness - come on in my kitchen
nuno prata - não, eu não sou um fantasma
the clash - louie louie

(convidado: nick nicotine)

Acorda!

Henrique Amaro teve a ideia e a Cobra, editora ligada a elementos dos Mão Morta, levou-a avante. Sessenta temas em formato mp3, gravados por trinta bandas portuguesas sem edição -- ou apenas com edições de autor ou através de editoras independentes -- fazem parte da colectânea "Acorda!". O objectivo é, claro, a divulgação da música portuguesa, mas há mais: todos os autores abdicaram dos seus direitos e, por cada disco vendido, o Instituto Português de Oncologia recebe 5 euros que ajudarão o serviço de pediatria do hospital.
Bandas participantes: Ovo + The Weatherman + Spartak! + Buraka Som Sistema + Nigga Poison + Vicious 5 + Linda Martini + Dead Combo + Old Jerusalem + Cacique 97 + Tora Tora Big Band +Sativa + Kumpánia Algazarra + Freddy Locks + Coca o F.S.M. + Mazgani + Nuno Prata + 2008 + Rock Group Tiger + Sizo + Fat Freddy + Partisan Seed + Houdini Blues + Rocky Marsiano + Sagas + Camarão & Dk + O Projecto é Grave! + SP/Wilson + Sir Scratch +Soma + Micro Audio Waves + Nicorette + 1 Uik Project + Cartell 70 + One Sun Tribe + SAMP +Gaia Beat + The Ultimate Architects + Novembro +Frequency +Electric Willow + The Soaked Lamb + Munchen + The Boy With the Broken Leg + Genius Loki + Hiena + Green Machine + Tatsumaki + Orangotang + Monstro Mau + L ? Hyo + Woman in Panic + Alex Fx + Erro! + Gnu + At Freddy´s House + Veados com Fome + Intermission + Oddawn + StereoBoy

quarta-feira, 4 de Outubro de 2006

Fim-de-semana de indecisões prolongadas

Começam hoje as dores de cabeça (para quem vive na Grande Lisboa)...

Hoje:
Sir Richard Bishop na ZDB
Bunnyranch no mercado
Nicotine's Orchestra no Barreiro Rocks
Micro Audio Waves e Harald Sack Ziegler nos EME, em Palmela

Amanhã:
Nobody's Bizness nas Catacumbas
Barreiro Rocks
Murcoff e Húmus nos EME

Sexta-feira:
Barreiro Rocks (depois do pré-arranque, o primeiro dia a "sério", já nos Ferroviários)
Oval e One Might Add nos EME
Asian Dub Foundation no Clube Lua

Sábado:
Barreiro Rocks (com os Gallon Drunk e outros)
Colleen nos EME
Savina Yannatou na Culturgest

Estilhaços

Parece que correu muito bem a apresentação em Budapeste. Um momento da mesma:

segunda-feira, 2 de Outubro de 2006

A educação

"Senhor Scarlatti, disse o padre quando o improviso terminou e todos os ecos ficaram corrigidos, senhor Scarlatti, não me gabo de saber dessa arte, mas estou que até um índio da minha terra, que dela sabe ainda menos do que eu, haveria de sentir-se arrebatado por essas harmonias celestes, Porventura não, respondeu o músico, porque bem sabido é que há-de o ouvido ser educado se quer estimar os sons musicais, como os olhos têm de aprender a orientar-se no valor das letras e sua conjunção de leitura, e os próprios ouvidos no entendimento da fala, São palavras ponderadas, essas, que emendam as levianas minhas, é um defeito comum nos homens, mais facilmente dizerem o que julgam querer ser ouvido por outrem do que cingirem-se à verdade, Porém, para que os homens possam cingir-se à verdade, terão primeiramente de conhecer os erros, E praticá-los, Não saberei responder à pergunta com um simples sim ou um simples não, mas acredito na necessidade do erro."
(Diálogo entre o mestre Domenico Scarletti e o padre Bartolomeu de Gusmão, in Memorial do Convento, de José Saramago.)

FNAC à venda?

É o que tem especulado a imprensa francesa nos últimos dias. Depois da venda das lojas Printemps, o grupo PPR estará também a preparar a venda da marca FNAC. A secção de economia do jornal Le Figaro, por seu lado, dá conta das dificuldades conjunturais enfrentadas, que poderão levar à reorganização das cerca de setenta lojas em França e o despedimento de várias centenas de trabalhadores.

Agenda recomposta

Ufa. Não foi fácil recuperar a agenda do seu estado moribundo, mas aí está ela exibindo sinais mínimos de vida.

(Em jeito de desculpa para o eventual desleixo e falta de arrumação -- nem tão pouco a prometida renovação gráfica -- a que esta casa tem sido entregue: estou à espera de internet em casa há quase cinco meses; quem souber onde se arranja explosivo plástico baratinho, contacte-me.)

Está aí quase a aparecer