sexta-feira, 29 de Setembro de 2006

A matinée do Barreiro Rocks

Está inserida no programa do Barreiro Rocks mas vai acontecer em Lisboa, no Clube Mercado, a partir das 16h30. É mais uma iniciativa do roadshow do Barreiro Rocks, que tem andado por alguns pontos do país a apresentar o festival que no fim-de-semana seguinte vai decorrer naquela cidade da margem Sul do Tejo. E neste domingo, em que a entrada é, tomem nota, gratuita, o palco vai receber os espanhóis Juanita y Los Feos e Paco Frutos y Esposa e ainda, pelo meio, o anfitrião do Barreiro Rocks, o Maestro Nick Nicotine, no seu projecto a solo Nicotine's Orchestra. Para o fim da tarde fica o DJ Shimmy, norte-americano que se faz acompanhar uma mala de viagem cheia de sete polegadas (quem já o viu/ouviu nas festas decorridas Barreiro ou numa das últimas festas de aniversário da Mondo Bizarre, sabe que vai ser de arromba...)
(Ah, e após a festa, eu e o JG vamos enfiar uma carapuça no sr. Nicotine, para o levar para os estúdios da Química e de lá realizar, com a presença do próprio raptado, mais uma emissão do Triângulo Escaleno, a partir das 22h.)

Como comprar a última Blitz sem dar nas vistas

Antes que alguém tope a Beyoncé descascada na FHM, perdão, na Blitz que hoje compremos (se a conseguirmos encontrar, já que é parece ser raro o quiosque que tenha recebido hoje a revista...), há que ter o cuidado de evitar os olhares alheios de quem possa logo imaginar coisas como "ei, este tipo é dos que compram revistas para esgaramentear a laustríbia". Portanto, algumas ideias úteis:

1) Comprar logo um jornal qualquer, menos o 24 Horas (ou o efeito acumulado arrisca-se a ser explosivo), dobrá-lo e colocar a Blitz no meio;
2) Virar imediatamente a revista e olhar para o anúncio de telemóveis com um ar de quem ainda não tinha reparado nessa última maravilha da tecnologia que é poder-se ouvir música no telemóvel (err... tcharan!);
3) Dizer em voz alta "o meu irmão mais velho pediu-me uma revista que saiu hoje... acho que se chama Blitz?";
...
(contribuam com mais sugestões)

Viva o Outono

Mais um concerto a não perder, mesmo que já seja a quarta vez que o Codfish Cowboy cá vem (e a segunda no mesmo local):

HOWE GELB, dia 24 de Outubro, no Santiago Alquimista.

Festival do Sol

O fim-de-semana vai ser de arromba ali para os lados do Montijo. A Câmara local vai oferecer ao público o Festival Sol, um conjunto de iniciativas em redor da música tradicional, de hoje a domingo. O evento vai contar com arruadas e concertos dos Galandum Galandaina e dos Pauliteiros de Miranda, danças populares, ateliers para crianças, tertúlias de café, etc. É favor consultar o site da CM Montijo para mais informações.

quinta-feira, 28 de Setembro de 2006

Um ano de Left




Faz hoje um ano que ali na noite infecta de Santos-o-Velho nascia um espaço com ganas de querer ser diferente da vizinhança. Que este seja o primeiro de muitos anos. Parabéns, Jorge.
(A propósito, hoje há festa de aniversário, mas apenas para convidados.)

quarta-feira, 27 de Setembro de 2006

Telegrafia

DEERHUNTER. Vocalista escanzelado, quase sobrinho do Vini Reilly. Delay, muito delay na voz. Shoegaze vai beber um copo com o funk punk.
LIARS. Faltou a massa de ligação dos diferentes impulsos acrimoniosos, ontem demasiado dispersos, naquela amálgama orgânica que foi transmitida no super rock ou no Lux. O som também não ajudou. Mas não foi mau. E com um final com o Territorial Pissings...

terça-feira, 26 de Setembro de 2006

Test Tube 50!

A Test Tube, net label ligada à mono¨cromática, chegou à meia centena de edições, com o projecto norte-americano Desolation Wilderness. Para trás ficaram as edições de Aitänna77, Alva Noto, AO, Bacanal Intruder, Barcos, Ceckj, Con 7, Danny Kreutzfeldt, Daniel Maze, Darren McClure, Dave Zeal, Diatribes, DOPO, e:4c, Elian, Embark, Francisco López, Frango, Gamma Ray Blast, Gordon Tebo, INVADER, irish, Jo Jena, Kenneth Kirschner, Kubik, Landfill, Lanolin, Lezrod, Maina, Mezzo, Minus Pilots, Motionfield, NNY, Norman Fairbanks, OCP, :Papercutz, Peacee F Moya, Phoebus, Pitch Boys, Plumb & Plumber, Rafael Toral, Reso, Rui Canelas, Rui Gato, sal., Símio Superior, Sticking Drops, Thanos Chrysakis, Ubeboet, The Union Freego, Vägskäl e We shall say only the leaves. É obra. Parabéns Pedro e Bruno.

E hoje é dia das mentiras

LIARS! LIARS! LIARS!


(fotografia: Luís Bento)

Clube Lua (antigo Musicais)
Abertura de portas: 22h
Primeira parte (Deerhunter): 22h30/23h
Início de Liars: 00h00

segunda-feira, 25 de Setembro de 2006

Triângulo 4

Alinhamento da emissão #4:

tv on the radio - wolf like me
peter björn & john - young folks
sparklehorse - don't take my sunshine away
deus - for the roses
deerhoof - spiral golden town
liars - we fenced other houses with the bones of our own
liars - it fit when i was a kid
liars - a visit from drum
deerhunter - grayscale
final fantasy - many lives -> 49 mp
hinterlandt - portfolio
27 - holding on for brighter days
lisa germano - pearls
rashanim - olamim (masada)
jane's addiction - jane says
the kinks - louie louie (richard berry)

(convidado: luís bento/nervo)

sexta-feira, 22 de Setembro de 2006

2xCAVEIRA

Diz o Bodyspace:
«(...)em Outubro [os CAVEIRA] editam dois novos discos em simultâneo (...). Cena Espírita (ed. autor) e Quebranto (Rafflesia) serão lançados nos concertos que a banda vai dar com os Comets On Fire. O primeiro foi gravado no início do último trimestre de 2005 nos Golden Pony Studios, enquanto Quebranto é o registo do concerto do trio lisboeta na Fonoteca Municipal de Lisboa, no âmbito do Festival SonicScope, em Junho deste ano. Ambos terão tiragens de 250 CD-R.»

Classe de 60

Enviaram-me isto por mail. Vale a pena passar por ali os olhos (ou melhor, os ouvidos):

The Briarcliff Manor High School
Class of 1960
1956 to 1960 Juke Box!
370 songs from our high-school years!

quarta-feira, 20 de Setembro de 2006

Mais concertos de Outono

O Theatro (sim, agora leva um h) Circo, de Braga, vai reabrir em breve, como é sabido. Além dos concertos já anunciados (Lisa Germano, Mão Morta, ...), há mais novidades, sendo de destacar:

31/Out. - Chico César 6 Quinto de Cordas da Parahyba "De uns tempos pra cá"
3/Nov. - Al di Meola
10/Nov. - Antony and The Johnsons & Charles Atlas
4/Dez. - John Zorn "Moonchild" (c/Mike Patton e a pandilha do costume)

Para os lados de Lisboa, o Clube Mercado anda também a investir forte neste regresso outonal. Confirmam-se os concertos de Bonde do Role (malta brasileira, do baile funk, protégés do Diplo), a 21 de Outubro, e WhoMadeWho, a 30 de Novembro.

Fica também a menção ao regresso do Sir Richard Bishop, estimado guitarrista que estará de novo na ZDB, a 4 de Outubro e, novidade, no Centro de Artes de Sines, no dia seguinte.

Quem consegue parar em casa?

terça-feira, 19 de Setembro de 2006

Estilhaços em Budapeste

Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael vão apresentar, em breve, o projecto Estilhaços em... Budapeste. Quem diria que um espectáculo como estes, baseado no livro homónimo de textos da autoria do vocalista dos Mão Morta pudesse acontecer na capital magiar?

Era uma vez...

O que pode acontecer quando dois músicos, que mal se conhecem, se juntam para tocar para o público? Estas simbioses expontâneas podem correr muito bem ou... muito mal, mas são certamente uma fuga bastante sadia ao habitual conceito de espectáculo ao vivo. "Once upon in a lifetime..." é uma ideia da minha amiga Tânia (Umcertocaos), e a primeira edição destes eventos especiais vai ser concretizada já no próximo mês de Novembro, proporcionando o intercâmbio ao vivo de músicos tão díspares como Carlos Bica e... Old Jerusalem, ambos com discos recentes na Bor Land. Também da mesma editora, Miguel Gomes, o Complicado, vai tocar com a cantautora belga Valérie Leclercq (Half Asleep). O que vai acontecer? Só mesmo vendo...

ONCE IN A LIFETIME #1
Carlos Bica & Old Jerusalem
Complicado & Half Asleep
Dia 18 de Novembro
Lisboa, Santiago Alquimista
Bilhetes: 10 euros

Hoje há...



SUNBURNED HAND OF THE MAN!

Ao vivo na ZDB. Primeira parte a cargo dos Loosers.
Mais informações em:
www.zedosbois.org/zdbmuzique
www.sunburnedhandoftheman.com
www.myspace.com/sunburnedhandoftheman
www.loosersarefree.com

Triângulo 3

Alinhamento da terceira emissão do Triângulo Escaleno:
(Com a presença do convidado Yari)

alice russel - hurry on now
fiona apple - fast as you can
tortoise - didgeridoo
itäväylä - black diamond express
sutekh - rhapsody pathetique in d minor
pan sonic - painovoima
nova huta - die radarfallenbande
nova huta - soft end
mikron 64 - schwitzen
doors vs blondie - rapture/riders
ghostbusters vs michael jackson
beatles vs shaggy
diana ross vs christina aguillera
jay-r - m.i.a. vs the ramones
lobster - tornado
beach boys - louie louie

sexta-feira, 15 de Setembro de 2006

Coil "Porto"



Sai no final de Outubro. Numa edição limitada a 600 exemplares e em formato de CD duplo, a bootleg "Porto" recupera um dos concertos dos Coil nesta fase derradeira que antecedeu a morte de Jhonn Balance, precisamente na cidade invicta, a 21 de Junho de 2003.

Temas
01. Blue Rats
02. Triple Sun
03. Radio Westin
04. Drip Drop
05. The First Five Minutes After Death

quinta-feira, 14 de Setembro de 2006

O estranho mistério da Banda Kente

Quem conduz por essas estradas fora já se deparou, certamente, com os camiões TIR da transportadora Luís Simões. É um hábito. Ou, por azar, com as patrulhas da polícia em carro topo de gama. Ou então, ainda, com a carrinha da Banda Kente, "conjunto musical" que anima as grandes festas populares do país profundo. Não? Andam distraídos. Ou então sou só eu que vejo a Banda Kente em digressão por todo o lado. Se me ponho a caminho do Norte, lá vai a Banda Kente pela A1. Se for para Sul, lá vão eles na A2. E não será despropositado que a encontre numa qualquer estrada secundária do distrito da Guarda, só para dar outro exemplo. Recentemente, apenas há coisa de alguns dias, o Bailarico Sofisticado viu-se obrigado a andar durante quilómetros pelas rotundas e vias de faixa única de Reguengos de Monsaraz, atrás, justamente, da Banda Kente. Ontem, vi-a estacionada na rua Actor Taborda, em Lisboa.
Fazendo uma pesquisa por Banda Kente, vou parar a um site ofical do grupo, já desactivado, onde agora se encontra uma estranha votação em carros...
Haverá várias Bandas Kentes, todas elas associadas numa espécie de franchising do negócio pimba português? Já se vendem carrinhas assim pintadas? Será apenas mania da perseguição? Ou serão os músicos mais rodados, literalmente, deste país?

quarta-feira, 13 de Setembro de 2006

O EME'06

Já está alinhada mais uma edição dos Encontros de Música Experimental. Este ano, o castelo de Palmela vai receber nomes grandes do panorama electrónico como os de Colleen, Murcof ou Oval. Eis o calendário dos concertos:

4 de Outubro: Micro Audio Waves (P) e Harald Sack Ziegler (D)
5 de Outubro: Húmus (P) e Murcof (MX/ES)
6 de Outubro: One Might Add (P) e Oval (D)
7 de Outubro: Collen (FR) e Naja Orchestra + Colleen (P+FR)

Mais informações em www.emefestival.org.

A digressão europeia dos Lobster

O duo mais explosivo de Portugal (a definição é do próprio Tiago da Merzbau, a netlabel que edita os Lobster, mas não deve andar muito longe da verdade) vai sair do país para uma série de concertos em parceria os franceses Gâtechien. Eis as datas agendadas para esta digressão conjunta:

20.09 - GALERIA SANTA CLARA, COIMBRA
21.09 - O MEU MERCEDES É MAIOR QUE O TEU, PORTO
22.09 - LÓTUS BAR, CASCAIS
23.09 - SHE - ESPAÇO CELEIROS, ÉVORA
27.09 - SALA EL LIMBO, MADRID ( + The Joe K-Plan)
28.09 - BE COOL, BARCELONA (+ Coconot)
29.09 - EL STROMBOLI, BILBAO
01.10 - HERETIC CLUB, BORDEAUX
03.10 - LES 3 SINGES, LIMOGES
04.10 - L'ESCAPADE , CLERMONT FERRAND
05.10 - FLECHE D'OR - PARIS
06.10 - CLURICAUME, POITIERS

segunda-feira, 11 de Setembro de 2006

David contra Golias

Outro título para este texto podia muito bem ser "A união faz a força". Ainda há quem não acredite nesta divisa, mas histórias como a da IMPALA podem vir a calar muita gente.
E o que é a IMPALA? Há meia dúzia de anos, várias editoras independentes europeias, bem como algumas associações locais de empresas do ramo, uniram-se com a missão de fazer valer questões como a da diversidade cultural, pela afirmação da importância dos editores independentes contra os grandes grupos económicos que dominam a indústria da música. Fazem hoje parte da IMPALA editoras como a Beggars Banquet, Play it Again Sam, a Edel e a Cooking Vynil, entre cerca de 2500 associados.
Muito bem, mas a IMPALA conseguiu alguma coisa? Conseguiu muito. Conseguiu, por exemplo, que o Tribunal Europeu viesse a alterar, recentemente, a decisão da Comissão Europeia que permitiu, em 2004, a fusão entre a Sony e a BMG. Em press release emitido a propósito do desfecho do caso "SonyBMG", a IMPALA acredita agora no desmantelamento da fusão, assim que a Comissão volte a analisar os argumentos em causa, nomeadamente a violação dos princípios da concorrência.
A decisão do tribunal fechou ainda portas a outras concentrações, como é o caso da fusão EMI-Warner. Ambas as empresas suspenderam as negociações depois de conhecida a decisão. Mas a IMPALA continua activa. Ainda na semana passada emitiu um comunicado mostrando a sua posição de protesto perante uma eventual tentativa de aquisição da BMG por parte do grupo Vivendi Universal...
E quem é que ainda não acredita que é a união que faz a força?

sexta-feira, 8 de Setembro de 2006

quarta-feira, 6 de Setembro de 2006

Não existe, mas...



Mais em www.says-it.com/record

PlayOnTape

Por aqui já se tentou fazer isto. Procurar as cassettes com concertos e maquetas de bandas portuguesas dos anos 80 (e inícios de 90), digitalizá-las e distribuí-las pela comunidade. Mas tem faltado tempo e paciência para o processo. Isso não é, porém, coisa que impeça o Fernando Ferreira de avançar com o autêntico serviço público que é este seu novo projecto PlayOnTape (o Fernando já era o homem aos comandos da net label MiMi Records). Por lá, encontram-se recuperadas gravações de grupos como Cave Canem, Agricultor Debaixo do Tractor, Ode Filípica e Garbage Catz. O caminho é este: playontape.blogspot.com. Parabéns e obrigado, Fernando!

segunda-feira, 4 de Setembro de 2006

Procuram gravações de Coura?

Então, apontem baterias aqui: naodigonada.blogspot.com

Tom Waits encaixado

Encontra-se na calha uma caixa com três CDs de Tom Waits. Chama-se "Orphans: Brawlers, Bawlers and Bastards" e sai a 21 de Novembro, pela Anti-. Ao todo são cinquenta e quatro temas de alguma raridade (até agora, pelo menos), incluindo trinta novas gravações. Ora aí está o alinhamento:

BRAWLERS
01. Lie To Me
02. LowDown
03. 2:19
04. Fish In The Jailhouse
05. Bottom Of The World
06. Lucinda
07. Ain't Goin' Down To The Well
08. Lord I've Been Changed
09. Puttin' On The Dog
10. Road To Peace
11. All The Time
12. The Return Of Jackie and Judy
13. Walk Away
14. Sea Of Love
15. Buzz Fledderjohn
16. Rains On Me
BAWLERS
01. Bend Down The Branches
02. You Can Never Hold Back Spring
03. Long Way Home
04. Widow's Grove
05. Little Drop Of Poison
06. Shiny Things
07. World Keeps Turning
08. Tell It To Me
09. Never Let Go
10. Fannin Street
11. Little Man
12. It's Over
13. If I Have To Go
14. Goodnight Irene
15. The Fall Of Troy
16. Take Care Of All My Children
17. Down There By The Train
18. Danny Says
19. Jayne's Blue Wish
20. Young At Heart
BASTARDS
01. What Keeps Mankind Alive
02. Children's Story
03. Heigh Ho
04. Army Ants
05. Books Of Moses
06. Bone Chain
07. Two Sisters
08. First Kiss
09. Dog Door
10. Redrum
11. Nirvana
12. Home I'll Never Be
13. Poor Little Lamb
14. Altar Boy
15. The Pontiac
16. Spidey's Wild Ride
17. King Kong
18. On The Road

Charadas #266

"Olá, olá, é bom estar de volta. Sentiste a minha falta?"

sexta-feira, 1 de Setembro de 2006

Teatro Circo

Está quase. Depois de sete anos fechado para obras, o Teatro Circo de Braga vai reabrir portas no próximo dia 1 de Outubro, dotado de condições modernas para a oferta à cidade minhota e ao país de espectáculos, exposições e outras interverções na área cultural. Sabe-se, para já, que a 29 e 30 de Novembro, a cantora norte-americana Lisa Germano vai passar por lá. Em Janeiro, será a vez dos Mão Morta estrearem naquele espaço o seu novo espectáculo dramatico-musical concebido a partir dos "Cantos de Maldoror" de Lautréamont. E preparem-se para muito mais, já que o responsável pela programação musical do Teatro é Paulo Brandão, o homem que teve a coragem de nos últimos anos fazer elevar o nome de Vila Nova de Famalicão e da respectiva Casa das Artes, através das arrojadas opções que tomou para os cartazes daquele espaço. Braga vai, certamente, fervilhar.
Já agora, dêem uma espreitadela neste fotolog dedicado ao Teatro Circo. E babem-se.

Charadas #265

"Vês essa gata? Sim, estou a falar contigo. Vês essa gata?"

E esta da Universal, hein?

Vinha hoje no Público. O New York Times também falava disto ontem. A Universal vai disponibilizar o seu catálogo para downloads gratuitos, através do acordo celebrado com a startup SpiralFrog. Como?

Refeitos do choque inicial? Fiquem pois avisados que isto não é tão linear assim. Afinal, onde se lê "downloads gratuitos" deve ler-se, de forma simplista, "downloads pagos por publicidade". É que o serviço da SpiralFrog assenta num modelo em que os mp3s poderão ser descarregados sem o pagamento de qualquer valor, mas o consumidor terá que suportar o custo implícito de ter que se sujeitar a publicidade. E não é coisa pouca. Diz-se que, por cada tema descarregado, o utilizador terá que ver um spot publicitário de 90 segundos. Depois, há os DRMs (os ficheiros vêm no formato protegido .wma), que obrigam o utilizador a ver uma determinada quota de anúncios no site da SpiralFrog todos os meses (diz-se também que os ficheiros deixarão de poder ser ouvidos ao fim de seis meses). A protecção impossibilita ainda a transferência para iPods ou a gravação em CDs. Isto para quem, claro, não conseguir desbloquear os DRMs através dos programas piratas que por aí começam a circular à grande...

Gratuitos?