segunda-feira, 31 de julho de 2006

O rescaldo possível

Foi uma semana louca, incrível, inesquecível. Os concertos, a convivência com os amigos, o clima de festa permanente... Ao último som do FMM, quando já eram quase oito horas da manhã de domingo, uma rapariga dizia para outra que aquele era o melhor festival do país; perto dela, os outros resistentes pediam por mais e, pouco depois, o meu amigo PL, quarenta anos feitos de muitos concertos e rock'n'róis, dizia-me que este tinha sido o maior festival de sempre a que ele tinha ido. Para mim também. E lembro-me daquele texto laudatório ao festival, no Notícias de Sines, que às tantas dizia, certamente por inadvertência, uma coisa como estas: "a world music não consegue ter a energia do rock". Pois não. O FMM mostrou que ela ainda pode é produzir mais força junto até dos mais incréus...

Seguem-se alguns comentários soltos, breves e sem grandes explicações ou justificações desta semana que passou. Ainda não tenho net por casa, nem muito tempo para estar aqui, frente a um computador...

1. Concertos preferidos:
1) Trilok Gurtu & The Misra Brothers
2) Seun Kuti & Egypt 80
3) Gaiteiros de Lisboa
4) Toumani Diabaté & Symmetric Orchestra
5) Cordel do Fogo Encantado

2. Grandes surpresas: K'Naan e Mariem Hassan.

3. A desilusão: Tony Allen (embora haja quem me diga que ele tenha estado às 7 da manhã a tocar com os friques do djembé... não é qualquer um, ainda por cima com a sua idade e o seu estatuto, que alinha numa coisa destas...)

4. Coisas que não vi e gostaria muito de ter visto: Boris Kovac, Mayra Andrade e Actores Alidos (diziam-me, por lá, que estes deram uma das maiores actuações do festival).

5. Gente, gente, gente. O FMM é um fenómeno cada vez mais popular. 50 mil espectadores-descobridores, como lhes chama a organização, é o número deste ano. Na última noite, quando o Bailarico Sofisticado estava a passar discos, vi a avenida da Praia de uma forma como nunca tinha visto. Até onde conseguia vislumbrar (uns 500 metros?), havia magotes intermináveis de gente, a dançarem, a pularem, a fazerem a festa.

6. Queria também agradecer a todos os amigos com quem partilhei esta magnífica semana (Bruno, Pedro, Pedro, Nuno, António, Dário, Petra, Neusa, Vítor, Jorge, João, Cristina, Rita, Gonçalo, Cristiano, Ana, Luís, Tânia, Pedro, Ana, e... porra, vocês eram tantos que me vou esquecer de algum, com certeza). O meu FMM também foi assim tão bom por vossa culpa, naturalmente. O mesmo agradecimento vai para para a Câmara de Sines e para a equipa de produção (Carlos, Carmen, Massimo, Mário, a malta do Estádio, etc.)

7. Já agora, se tiverem fotografias do festival, enviem-mas, que farei por publicá-las aqui, quando voltar a um computador, para a semana que vem. A que aqui aparece, com o Trilok Gurtu, pertence à Câmara de Sines e é da autoria do meu amigo Cameraman Metálico, também conhecido por António Melão.

8. Faltam trezentos e cinquenta e tal dias para o próximo FMM.

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Primeira reportagem telegráfica de Sines

1. O K'Naan é o maior. Ontem, junto à praia, e depois do prog celta do Jacques Pellen, tivemos direito a assistir a uma das maiores explosões do festival. Chama-se Keinan Warsame, mas é mais conhecido por K'Naan. Nasceu na Somália, mas vive "exilado" no Canadá. Usa o hip hop como arma, com letras arrepiantes como "não se supunha que eu passasse dos 14" ou como naquela em que ele fala da infância em Mogadíscio enquanto pergunta "is this hardcore?" (com bocas ao 50 Cent e a outros pelo meio). Foi muito, muito forte, lirica e musicalmente.

2. Os Gaiteiros de Lisboa estão a começar. Tenho que suspender o telegrama... (Se já há pouco o sound check chegou a ser arrepiante, nem quero imaginar o que poderá ser este concerto, aquele que vai inaugurar os concertos do castelo).

sexta-feira, 21 de julho de 2006

1500 vídeos

1500 telediscos -- sim, gente nova que por aqui passa, era assim que lhe chamávamos na altura -- dos anos 80. Ora espreitem: www.1500videos.com

quinta-feira, 20 de julho de 2006

A caminho de Sines #4

E o fogo-de-artifício volta aos braços do afro beat. Se há dois anos foi Femi Kuti que encerrou o festival no castelo, é agora o seu irmão Seun Kuti a receber as honras da festa do fogo, no último dia (sábado). Melhor ainda, o momento será celebrado com a subida ao palco do baterista Tony Allen (existe essa promessa, pelo menos), antigo compagnon de route do pai daqueles dois herdeiros do afro beat. Ah, e Seun vai estar acompanhado pelos Egypt 80, aquela que foi a última banda de Fela Kuti. Que querem mais? Assombrações? Estamos em Sines, caramba, não num flashback do do Lost!
E o que há mais para sábado? A saharauí Mariem Hassan toca os blues do deserto ao final da tarde junto à praia. Depois, já no castelo e antes de Seun Kuti, duas propostas apelativas: as finlandesas Värttinä (não tenho acompanhado os mais recentes trabalhos, daí que não possa dizer que se mantenham explosivas como antes) e o Cordel do Fogo Encantado, do Brasil, com o seu espectáculo cénico. Já depois de Seun Kuti e do fogo-de-artifício, será altura de rumar até à avenida da Praia, pois é aí que se vão ouvir os últimos sons do FMM 2006, com o romeno Ivo Papasov e a música cigana para casamentos e, a terminar, o... giradiscanço do Bailarico Sofisticado (a tentar mostrar que também há festa depois dos casamentos).

Já devem ter reparado, mas hoje é dia de...

PIXIES!

E VICIOUS FIVE!

(Depois contem como foi...)

Movimentos Perpétuos

Está desde hoje nas bancas, para compra em conjunto com a revista Visão ou com o jornal Público, o DVD de "Movimentos Perpétuos", um "cine-tributo" a Carlos Paredes realizado por Edgar Pêra. O documentário tinha já sido apresentado aqui há vários meses na ZDB (vão por mim: é um excelente trabalho, mais um, do Edgar Pêra). Há imagens de Carlos Paredes ao vivo e muitos depoimentos (do próprio, inclusive) que ajudam a conhecer melhor a vida especial de um guitarrista tão especial que não compreendia como o podiam achar tão especial.
(O documentário será ainda exibido na 2:, no próximo domingo, a partir das 19h.)

Charadas #247

"De noite e de dia, usas óculos de sol..."

Anteriores:
#246 - Marc Bolan & The T-Rex - Cosmic Dancer; #245 Joy Division - Disorder; #244 - Pink Floyd - Wish You Were Here; #243 - Einstürzende Neubauten - Armenia; #242 - Sonic Youth - Flower; #241 - Violent Femmes - Add it Up; #240 - Devo - Whip it!; #239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Desabafo...

Não é fácil manter um blogue...
Sem net em casa (lá para meados de Agosto, terei, FINALMENTE!, a PT a mudar a linha de telefone para outro isp concorrente... três-meses-três!), com dificuldades no local de trabalho para aceder ao blogger.com, resta a utilização de uma postnet à hora de almoço... Por falar nisso, a fome já aperta e o tempo para almoço não é grande... Até amanhã!

A caminho de Sines #3


O dia 28 do FMM é o dia de dois grandes ícones do ritmo. Por um lado, Trilok Gurtu (foto), o eminente percussionista indiano (vi-o uma vez em Cáceres e... bom, preparem-se). Por outro, Tony Allen, sim, Tony Allen, o baterista nigeriano que inventou o Afro Beat juntamente com Fela Kuti (a propósito, um dos filhos de Kuti vem também ao FMM, no dia seguinte, e há a promessa de que Allen se junte a ele). Trilok Gurtu toca no castelo, ao passo que Tony Allen encerra a noite junto à praia. Mas há mais. Este dia começa com o gnawa, música de transe muçulmana, do senegalês Nuru Kane, ao fim da tarde, junto à praia. Já no castelo, toca o trio de jazz norte-americano Bad Plus, do qual alguns dizem ser explosivo (para o que ajudará certamente as covers de coisas como Nirvana, Blondie ou... Aphex Twin). Depois de Trilok Gurtu, volta-se a África, com o zimbabueano Thomas Mapfumo.

Charadas #246

"Eu dançava aos 12 anos..."

Anteriores:
#245 Joy Division - Disorder; #244 - Pink Floyd - Wish You Were Here; #243 - Einstürzende Neubauten - Armenia; #242 - Sonic Youth - Flower; #241 - Violent Femmes - Add it Up; #240 - Devo - Whip it!; #239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

Ainda sobre os Alamaailman Vasarat


É favor dar uma vista de olhos no vídeo dividido em três partes que se encontra no site dos Alamaailman Vasarat...

A caminho de Sines #2

Photobucket - Video and Image Hosting
África - Portugal - Médio Oriente - África - Escandinávia. É este o itinerário que o FMM 2006 nos oferece na quinta-feira da próxima semana, o primeiro dia em que chega ao Castelo de Sines, com os Gaiteiros de Lisboa a servirem de anfitriões, no que já é uma tradição (um colectivo português a abrir os concertos no castelo). Mas antes, ao fim da tarde, é o sul-africano Vusi Mahlasela toca no palco junto à praia. No castelo, depois dos Gaiteiros, dá-se o curioso encontro entre o mestre de alaúde Rabih Abou-Khalil (foto), do Líbano, e o pianista e saxofonista alemão Joachim Kühn, da área do jazz. Não menos aguardado é também o regresso do maliano Toumani Diabaté, o mestre da Kora, acompanhado pela habitual Symmetric Orchestra. Como se já não bastasse, a noite é para acabar junto à praia com os finlandeses incendiários Alamaailman Vasarat. Diz-se deles que, no ano passado, quase deixaram a cidade de Gouveia em chamas...
(Ao fim da noite, a malta da praia vai poder ainda receber a música escolhida por um amigo aqui do tasco, o Luís Rei. Aliás, todas as noites, mesmo aquelas que acontecem em Porto Covo, terminam com sessões de giradiscanço, mais ou menos associadas ao espírito e às estéticas do festival. O melhor mesmo é ver o programa aqui.)

Mais dois festivais de folk

Um tipo facilmente perde a conta ao número de festivais dedicados à folk e às músicas do mundo que este ano decorrem no nosso país. Há mais dois a acrescentar à lista: o 1º Festival de Música Tradicional, no Sabugal (Guarda), e o 3º Celtirock, em Montalegre (Vila Real). Curiosamente, realizam-se ambos nos últimos dias deste mês (altura em que também está acontecer o FMM, em Sines). Já agora, cabe aqui um pedido de desculpas aos organizadores de ambos pelos erros com que saíram previamente na agenda.
Em termos de cartazes, temos o Celtirock (28 a 30 de Julho) com Gaiteiros da Espiral, Ginga, Los Niños de Ojos Rojos, Celtic Express, Mu, Dragan Dautvoski Quartet, Gaiteiros de Pitões, Sons da Suévia e um conjunto de actividades paralelas: as animações de rua, a queimada (a famosa poção mágica de origem celta), as chegas de bois, etc. Há mais informação disponível em celtirock.com.
No que diz respeito ao festival do Sabugal (27 a 30), temos Chuchurumel, Diabo a Sete, Galandum Galandaina, Tradere, Grallers de L'Acord, Fole de Gaitas, Toque de Caixa e Dazkarieh, num ciclo de eventos que também acolhem outras actividades como o festival de acordeão e realejo, o teatro, as caminhadas pedestres, etc. Para mais informações, há que ir a transcudania.blogspot.com.

Em cima

Ontem, estive o dia todo para tentar postar uma série de coisas aqui, mas sem sucesso. Vamos esperar que isto hoje melhore...

ACTUALIZAÇÃO: Parece que as charadas, afinal, saíram com a data de ontem, na publicação feita hoje. Mas os problemas continuam... Embora já tenha descoberto, creio, uma forma de os tornear...

terça-feira, 18 de julho de 2006

Charadas #245

"Tenho estado à espera que chegue um guia que me conduza pela mão."

Anteriores:
#244 - Pink Floyd - Wish You Were Here; #243 - Einstürzende Neubauten - Armenia; #242 - Sonic Youth - Flower; #241 - Violent Femmes - Add it Up; #240 - Devo - Whip it!; #239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

segunda-feira, 17 de julho de 2006

A caminho de Sines #1

O FMM começa mais cedo este ano, com um programa prévio em Porto Covo. Sexta-feira, a lusofonia sobe ao palco pela voz de Francis Hime (compositor brasileiro, antigo camarada de nomes como Vinicius de Moraes ou Chico Buarque, entre outros) e Mayra Andrade (jovem promessa da música cabo-verdiana). No dia seguinte, Boris Kovac apresenta o seu pseudo-tango balcânico, denso e apocalíptico, e, no domingo, a Sardenha polifónica viaja para a costa alentejana com os Actores Alidos. A segunda-feira (o primeiro dia a que vou) é dia de festança, com o rock'n'roll cozido em molho unza unza dos Vaguement La Jungle (foto). Na terça, o último dia de Porto Covo, há dose dupla, com os portugueses Dazkarieh e o espanhol Eliseo Parra. E é na quarta-feira que o FMM volta à cidade de Sines, para dois concertos junto à praia: a "procissão céltica" do guitarrista bretão Jacques Pellen e, ao fim da noite, o rapper somali K'naan. No dia seguinte, a coisa já vai estourar no Castelo, mas fica para uma próxima postagem.

Já paravam com a macaquice

Rollin' Clones no Coliseu dos Recreios; Musical Box na Aula Magna; Off the Wall, Onde Está o Bob e Sun of a Gun, todas as três num único festival para os lados de Rebordosa... São algumas -- sim, porque há mais -- das bandas de tributo com concertos marcados para os próximos meses (e algumas delas voltam apenas poucos meses depois da última passagem).
Não é que isto não seja frequente noutros países (em Espanha, por ex., há um enorme mercado para os tributos), mas de repente levamos com uma tal enxurrada que até enjoa...
(O cartaz dos Rollin' Clones, então, é o mais agoniante de todos...)

Charadas #244

"Então, então achas que podes distinguir..."

Anteriores:
#243 - Einstürzende Neubauten - Armenia; #242 - Sonic Youth - Flower; #241 - Violent Femmes - Add it Up; #240 - Devo - Whip it!; #239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

Estava-se bem na piscina, obrigado

Mas há que interromper as férias por uma semana, porque trabalhar também faz parte da vida.
Entretanto, começa-se já a preparar a viagem para... Sines! Faltam apenas alguns dias...

sexta-feira, 7 de julho de 2006

Volto já

O tasco vai fechar as portas por uma semana (bom, não sejamos tão literais... podem sempre deixar comentários -- desde que simpáticos, claro -- às postagens que por aqui ficarem abandonadas).
Allez Costa Vicentina Allez. :)

Charadas #243

"Uma questão apenas me inquieta: estarão ainda os vulcões activos?"

Anteriores:
#242 - Sonic Youth - Flower; #241 - Violent Femmes - Add it Up; #240 - Devo - Whip it!; #239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

Consumidor estúpido

Esta é a história de um gajo estúpido que nem uma porta. Esta é a história de um gajo que pensava ser apenas distraído, para descobrir entretanto que é mesmo estúpido.
Quando foi anunciado o cartaz do África Festival (começou ontem e decorre até domingo, junto à Torre de Belém), fiquei entusiasmado com a presença do nome Cheik'Lô, agendado para o mesmo dia de Bonga (ontem, portanto -- e que grande concerto deu o Bonga). Daí, comecei a dizer aos amigos que valia muito a pena, que já os tinha visto há quase dez anos, etc. Vim a descobrir, dias depois, que estava era a pensar nos franco-argelinos Lo'Jo e não no senegalês Cheik'Lô. Tudo bem. Um gajo até aguenta bem estas dislexias mentais. O pior vem a seguir.
Ontem mesmo, na tenda da VGM, logo que avistei o último disco dos Lo'Jo, zás-trás-pás, "queria um, faxavor". Voltei contente para junto dos amigos e só olhei de novo para o disco mais tarde... Não era Lo'Jo, não...

Era Cheik'Lô.

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Charadas #242

"Apoia o poder das mulheres. Usa o poder do homem."

Anteriores:
#241 - Violent Femmes - Add it Up; #240 - Devo - Whip it!; #239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

quarta-feira, 5 de julho de 2006

Contra danças não há argumentos

Aproxima-se mais uma edição do Andanças, festival de música e danças de todo o mundo. Pela 11ª vez, entre 31 de Julho e 6 de Agosto, a localidade de Carvalhais, em São Pedro do Sul, vai receber milhares de "bailonautas" para uma festa que dizem ser única ("dizem", porque o tipo que está a escrever isto promete todos os Verões que "para o ano é que é", mas nunca chega a ser). O programa já está a ser adiantado e pode ser consultado na página da Pédexumbo, a entidade organizadora.

Porque já houve dez edições de Andanças, a ocasião é propícia para um lançamento de um livro sobre o festival, "Contra Danças Não Há Argumentos", com contributos de Adriano Azevedo, Alexandre Matias, Ana Martins, António Pires, Daniel Tércio, Diana Mira, Gonçalo Oliveira, Graça gonçalves, João Pires, Luís Fernandes / d'Orfeu, Luís Moura, Manuela Pires da Fonseca, Mercedes Prieto, Paulo Pereira, Rui Leal e São Vicente. O lançamento decorre nas termas de São Pedro do Sul, no próximo dia 7 (21h), e no espaço Celeiros, em Évora, no dia 15 (22h30).

Charadas #241

"Dia após dia, vou ficando zangado e então direi..."

Anteriores:
#240 - Devo - Whip it!; #239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

terça-feira, 4 de julho de 2006

Breves

1. Bor Land @ Culturgest. Três projectos da Bor Land vão estar ao vivo no anfiteatro ao ar livre da Culturgest, no final desta semana: München (quinta-feira), Old Jerusalem (sexta) e Alla Polacca (sábado). Os bilhetes para cada uma das noites custam 5 euros.

2. Oficinas de aprendizagem no FMM Sines. Estão abertas as inscrições para os três workshops que este ano integram as actividades paralelas do festival. Pat Mastelotto, dos King Crimson (e dos KTU, de Kimmo Pohjonen), dá aula de bateria a 27 e 28 de Julho. O habitué David Murray volta a dar aulas, entre 27 e 29. No dia 28, é a vez da dupla Reid Anderson e Ethan Iverson, pianista e contrabaixista dos Bad Plus vestirem a pele de professores. Para preços e outras informações necessárias, é melhor consultar a página dos workshops.

3. Por falar em Pohjonen e Mastelotto: Os KTU estão de volta a Portugal, para um concerto na Cidadela de Cascais, a 26 de Julho. O concerto integra a edição deste ano do Cool Jazz Festival, que terá ainda no cartaz nomes como os de Kanye West, Gal Costa e Diana Krall. Ver mais em www.cooljazzfest.com.

4. The Eraser. Hoje há apresentação do álbum a solo de Thom Yorke, no Left, em Lisboa (Santos-o-Velho). A entrada é livre.

5. Baixa de peso no Hype, no sábado. Grandmaster Flash cancelou o concerto.

6. Viva Montemor-o-Velho. Quando se recebe, numa noite, os Antibalas e, na outra, a Laurie Anderson, entre outros, é para festejar. Em Montemor, há "música no castelo" a 14 e 15 de Julho.

Charadas #240

"Estala esse chicote e dá um sumiço no passado."

Anteriores:
#239 - PJ Harvey - Water; #238 - Pulp - Common People; #237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con; #236 - Van Morrison - Gloria; #235 - The Clash - Guns of Brixton; #234 - The Beatles - Helter Skelter; #233 - David Bowie - Rebel Rebel; #232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter; #231 - Bob Marley - Redemption Song; #230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper; #229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

segunda-feira, 3 de julho de 2006

Charadas #239

"Água. Caminhando na água anos e anos."

Anteriores:
#238 - Pulp - Common People
#237 - Serge Gainsbourg - Requiem pour un Con
#236 - Van Morrison - Gloria
#235 - The Clash - Guns of Brixton
#234 - The Beatles - Helter Skelter
#233 - David Bowie - Rebel Rebel
#232 - The Rolling Stones - Gimme Shelter
#231 - Bob Marley - Redemption Song
#230 - Nick Cave & The Black Seeds - Jack the Ripper
#229 - The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties